Wikipédia:Esplanada/geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
▼ Ir para o fim da página ▼
Boas-vindas à se(c)ção geral da Esplanada!
Esta secção é utilizada para todo tipo de discussões sobre o projeto que não se encaixem em qualquer outra secção, como pedidos, reflexões, debates etc. Veja também as mudanças recentes nas esplanadas.


Palavrão que remete ao cervídeo


Um trecho do artigo Cervidae foi removido, trecho este que falava sobre o fato do termo ser utilizado no Brasil como sinônimo chulo de homossexual masculino. Há uma controvérsia sobre se o correto é "vi.ado" (reconhecido pelo Priberam como sinônimo) ou "ve.ado", e há mais controvérsias ainda sobre a origem real do termo [1]. É fato que a maioria dos brasileiros pronuncia com "i" e não com "e", pelo o menos quando quer se referir ao termo chulo, e não ao animal.

Há outros artigos sobre palavrões aqui na Wikipédia, por exemplo, Caralho que tem uma toda uma história sobre sua etimologia e presença nas línguas portuguesa, espanhola e galega. Lá não é WP:NODIC. Eu sei que é um termo muito mais recente e menor documentado, a importância história é menor, mas nem por isso nula. Por que não poderia existir um artigo para veado (palavrão)? Eu tenho medo de criar e ser eliminado, aí eu perderia meu tempo a toa, mas acho que se aceitarem, poderia se criar um artigo bem pensado mostrando a etimologia, o contexto histórico e uso do termo, além da controvérsia sobre se é com E ou I.2804:7F1:C080:680B:9C9A:3F62:8889:CB01 (discussão) 18h07min de 22 de fevereiro de 2019 (UTC)

  • Eu que removi o trecho citado, a pedido no FALE, por não ter nada a ver com cervídeos, era só uma referência chula inserida no artigo errado. O modo correto de proceder é como foi feito no artigo Caralho, escreva um bom texto, use referências, muitas referências e crie seu artigo tranquilamente.Jo Loribd 11h28min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)
  • A remoção foi correcta, pois o artigo do cervídeo não tem nada que ver com o palavrão. Caso o palavrão seja notável o suficiente, havendo suficientes fontes fiáveis escrevendo algo de útil sobre ele, deve ter o seu artigo próprio. Senão, pode bem ficar apenas pelo wikicionário, que está de bom tamanho.-- Darwin Ahoy! 22h06min de 11 de março de 2019 (UTC)

A Internet livre está em perigo, é hora de agir

Caros colegas Wikipedistas: A União Europeia realizará uma votação a 26 de Março votações entre 25 e 28 de Março, a 4 de Abril, e entre 15 e 18 de Abril sobre a reforma dos artigos 11 e 13, como parte da nova proposta de directiva sobre os direitos de autor. Neste momento já vários países manifestaram a sua concordância. Esta proposta de reforma de lei pode causar o fim da Internet tal como a conhecemos hoje. Proponho que voltemos a fazer uma campanha na Wikipédia em português, com a colocação de um banner e/ou apagão simulado, como fizemos no ano passado, aquando da primeira tentativa falhada de aprovar essas leis, por forma a ajudar a impedir uma ameaça tão séria à Internet, que não deixará de afectar gravemente os nossos projectos também, já que dependem em grande medida dos conteúdos disponíveis na rede. Mais informação: Diz não ao Artigo13, Sobre a reforma europeia do direito de autor.

A aplicação dos artigos 11 e 13 da reforma proposta pela União Europeia, apesar de apenas se aplicar na Europa, também afectará muitos países não europeus, incluindo o Brasil e os outros países lusófonos, tanto pelas limitações impostas ao conteúdo disponível na Internet, como servindo de mau exemplo aos governos desses países que desejam um maior controlo sobre a Internet. Nesse sentido, gostaria de propor à comunidade da Wikipédia em Português a colocação de um banner ou apagão simulado, como forma de manifestarmos o nosso protesto e desagrado contra a aprovação destes artigos. Abraço Darwin Ahoy! 00h45min de 12 de março de 2019 (UTC) Copyedited.-- Darwin Ahoy! 14h20min de 21 de março de 2019 (UTC)

Actualização:

-- Darwin Ahoy! 09h18min de 13 de março de 2019 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra A Directiva foi alterada de forma a especificar que sites como a Wikipédia não serão afetados. A não ser que consigas argumentar o contrário, não vejo razão nenhuma para a Wikipédia tomar uma posição política num tema que já não lhe afeta. Por essa razão oponho qualquer protesto por parte da Wikipédia em Português. - Sarilho1 (discussão) 09h26min de 12 de março de 2019 (UTC)
A Wikipédia - nomeada como "enciclopédia online" - não seria directamente afectada pelos filtros, mas é obviamente afectada pelo artigo 11, que dificulta, ou mesmo bloqueia as ligações para a imprensa outra comunicação social, que usamos em grande escala como fontes aqui; e é afectada pela quantidade de material disponível na rede, já que é bem conhecido o mau funcionamento dos filtros, ao ponto de até o Youtube e o Google, que investiram milhões no desenvolvimento de sistemas de controle desse género, e estão em óbvia vantagem quanto à sua aplicação, estarem contra a aplicação da directiva (pelas contas que fizeram, e isto disse-nos a Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google Portugal, no evento de sensibilização que fizemos aqui em Dezembro passado, que é maior o prejuízo com a saída e bloqueio dos youtubers, por exemplo, que a vantagem de mercado que ganham com a aplicação dos filtros). E coloquei Wikipédia em itálico porque de facto a excepção é apenas para a enciclopédia, e nada diz sobre o Commons e os outros projectos Wikimedia. Acresce ainda, como eu escrevi, que não é só o impacto directo e imediato, é evidente que muitos governos pouco adeptos da democracia olham gulosamente para estas leis de controlo à priori que estão sendo implementadas aqui na Europa, e há um potencial real desta directiva se replicar por outras paragens.-- Darwin Ahoy! 12h27min de 12 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo, acho que o mais impactante seria o desligamento da Wikipédia com a mensagem sobre as votações. EVinentefale comigo 09h31min de 12 de março de 2019 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta Eu entendi a mesma coisa que o Sarilho1 indicou acima, ou seja, que a lei previu uma exceção para a Wikipédia (e projetos sem fins lucrativos similares). É fato isto? Se for verdade, qual a implicação para a Wikipédia? Vejo muitas diferenças entre um apagão pela Wikipédia e um apagão por uma "causa maior" que não nos afeta (sem juízo de valor). José Luiz disc 12h30min de 12 de março de 2019 (UTC)

@Jbribeiro1: Eu respondi acima. O efeito do arigo 13 é indirecto, graças à exepção para "enciclopédias online", mas o artigo 11 tem efeito directo (e, me parece, potencialmente grave) aqui no projecto, sim. É o artigo que impede que você ligue para fontes de imprensa online e, tanto quanto, sei, esse não tem excepção, nem sequer para material educativo.-- Darwin Ahoy! 13h15min de 12 de março de 2019 (UTC)
  • Symbol support vote.svg Concordo No fundo é censura, que sabemos como começa mas não onde termina. Sugiro um apagão da Wp por uns tr ês dias com um banner informando o motivo. E depois da lei aprovada não adianta reclamar.Jo Loribd 18h00min de 12 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Todo o cuidado é pouco com iniciativas legislativas deste tipo. Tal como o Jo Lorib salientou, estas tretas sabe-se como começam mas nunca se sabe (mas suspeita-se fortemente) como acabam. --Stego (discussão) 02h46min de 17 de março de 2019 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra No artigo 11 em particular, observa-se as medidas propostas iriam inferir pouca ou nenhuma dificuldade quanto ao upload de arquivos ou a manutenção de fontes de natureza acadêmica/científica na nossa enciclopédia. A demais, a intenção de não interferir no funcionamento de projetos da Wikimedia Foundation está muito bem explicitada, qualquer coisa além disso é uma politização exacerbada fora do alcance dos âmbitos da Wikipédia. E não sejamos ingênuos, há uma discussão quente sobre formação e incentivo de lobby da Google quanto as articulações políticas da UE referentes a esse caso do Copyright; considerando as diversas doações da Google feitas a Wikimedia desde 2010, não é surpresa de que mais uma vez a multinacional esteja tentando comprar o apoio da nossa enciclopédia de "cima pra baixo" para favorecimento nessas questões. Lembrem-se de que esta proposta de diretiva causará forte impacto sobre a forma como a Google e consequentemente o YouTube operam direitos autorais e monetização de forma dominante, assim como anúncios na Internet. A Wikipédia é livre de anúncios e isso levou a uma relação íntima com o motor de buscas, uma vez que o adsense pode monetizar ainda mais com a Wikipédia ocupando sempre o primeiro lugar nas buscas. Os nossos colegas editores anglófonos no verbete sobre a Diretiva cobriram bem essa informação, que gerou muitos dos conflitos na discussão linkada logo acima pelo José. Se queremos uma Internet mais livre, o caminho não é repelir a diretiva através de banner ou apagão.Claus Canddie ★ Olá ★ 06h40min de 18 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Mesmo que a directiva não impacte directamente a Wikipédia, impacta o acesso a fontes jornalísticas e tem consequências imprevisíveis que poderão muito bem afectar a Wikipédia. O Google tem as costas quentes e tem a ganhar tanto se a directiva passar como se não passar. GoEThe (discussão) 09h38min de 18 de março de 2019 (UTC)

Não é sensato tomar uma decisão positiva se tens como base a imprevisibilidade das consequências. Mas você disse tudo, não afeta diretamente a Wikipédia, logo não podemos levantar bandeiras aqui toda vez que o parlamento propõe algo, qualquer resolução sobre a Internet de uma forma ou outra afetará a enciclopédia de forma indireta. ★ Claus Canddie Olá 02h34min de 19 de março de 2019 (UTC)
Duvido mais da sensatez de aprovar uma directiva com consequências imprevisíveis, e que especialistas académicos consideram que impactará negativamente todo o ecossistema da internet. A Wikipédia não está isolada do resto da internet. GoEThe (discussão) 09h17min de 21 de março de 2019 (UTC)
Pra começar, as consequências da diretiva não são imprevisíveis; o que eu quis dizer é que imprevisibilidade não é motivo nem pra apoiá-la e nem para o contrário. E falando em sensatez, não é sensato citar esses "especialistas acadêmicos" diante da relevância da discussão? Por fim, ninguém disse que a Wikipédia está isolada, apenas que essas medidas não a afetarão da forma negativa que muitos usuários apresentaram. ★ Claus Canddie Olá 00h32min de 22 de março de 2019 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo A Wikipédia não é lugar de pendurar banner político, por mais nobre que seja a causa. Fui neutro em pedido anterior, opinando que se qualquer coisa direcionassem aos editores europeus, mas dessa vez discordo de qualquer ação. Saturnalia0 (discussão) 15h34min de 18 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com algum tipo de manisfestação, seja ele banner ou apagão simulado. A Wikipédia será, sim, afetada: pelos filtros de linkagem e de copyright, como explicou o Darwin e como resumiu o Goethe. Caio! (discussão) 15h22min de 20 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo pelos demais. —Thanks for the fish! talkcontribs 22h09min de 20 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com um apagao. Haverá impacto indireto na Wikipédia e em algum fundamental para o uso da Wikipédia: a Internet. --everton137 (discussão) 10h04min de 21 de março de 2019 (UTC)

recursos sobre o assunto

Adicionando alguns materias sobre o assunto. Talvez valha a pena colocar no topo da discussao. --everton137 (discussão) 10h43min de 21 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo já fizemos parte do movimento junto com outras Wikipédias, não vejo nenhum impedimento para fazê-lo novamente! Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 11h02min de 21 de março de 2019 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Gostava de acrescentar aqui que apesar de estar muito preocupado com o efeito do Artigo13 no ecossistema da Internet onde a Wikipédia se encontra, e as consequências indirectas no nosso projecto, o que me preocupa mais, de facto, é o Artigo11. Podem ver aqui o que está em questão. Não se trata propriamente de proibir algo na Wikipedia directamente, porque não usamos recortes, mas alguém já imaginou o que é fazer artigos sobre eventos actuais sem termos acesso a agregadores de notícias, ou mesmo à mera pesquisa de notícias no browser? E não só no caso dos "artigos actuais", como de qualquer tema, pois muitas vezes os artigos da imprensa servem como fonte adicional, por vezes de modo crucial para estabelecer a notoriadade de algo. Não sei se os editores que leram isto, e se opuseram a fazermos algo (@Saturnalia0, Claus Canddie e Sarilho1:, têm a noção das consequências da aprovação desta directiva. E aí não tem "excepção de Wikipédia" que salve, porque as notícias não estão na Wikipédia, estão nos agregadores e indexadas nos browsers. O apoio que muita imprensa europeia está dando à aprovação da Directiva, e em particular do Artigo11, cega pela ganância da suposta taxa do link - que inclusive funciona como uma usurpação do direito de autor de quem escreveu o artigo, entregando os dividendos à corporação dona da publicação - é um autêntico tiro no pé. Se isso for aprovado, vamos ficar com artigos bem piores em qualidade sobre eventos actuais, sobretudo em temas europeus; mas a imprensa europeia também sofrerá com isso, pois simplesmente será ignorada em prol de outras fontes fora da Europa que não estejam sujeitas a essa besteira que querem impor. Se isso ajuda alguém, será quando muito os consórcios noticiosos fora da Europa. Para nós é apenas prejudicial, pois diminui imenso a capacidade de termos acesso a notícias locais, e sendo trabalhadas localmente, que habitualmente são as de melhor qualidade.

Dado o elevado apoio, será que já existe algum consenso para se colocar pelo menos um banner, e talvez um apagão simulado (atitudes mais simbólicas para nós, mas que mesmo assim têm impacto)? Apesar das objecções?-- Darwin Ahoy! 14h04min de 21 de março de 2019 (UTC)

Discordo do banner pelo que já disse, mas não vou teimar a respeito pois já bloqueio os banners da Wikipédia, então pouco me afeta, incomoda apenas aos outros. Agora, apagão? Discordo veementemente disso e não vejo consenso para tal, até porque nem todos que concordaram concordaram explicitamente com isso. Saturnalia0 (discussão) 15h27min de 21 de março de 2019 (UTC)
Concordo que a Wikipédia não pode ser usada para manifestações políticas na maioria dos casos, mas este é uma exceção. O projeto em pauta no Parlamento Europeu representa um perigo para nossas atividades, especialmente, a meu ver, pelo artigo 11. Esforços como este, que busca minar o acesso ao conhecimento livre, devem receber nossa resposta. A Wikipédia é um dos sites mais acessados do mundo, inclusive em Portugal (que elege eurodeputados), o que justifica ainda mais uma resposta da Wikipédia em Português. Ademais, concordo com o banner e levemente com um shutdown, desde que este não dure mais do que 12 horas. Érico (disc.) 18h53min de 21 de março de 2019 (UTC)
@DarwIn:"...as notícias não estão na Wikipédia, estão nos agregadores e indexadas nos browsers"(sic). Eu acho que todos nós aqui temos noção das consequências da aprovação da diretiva, mas evidentemente não estamos concordando quanto a gravidade dessas consequências para a enciclopédia, o que incide diretamente sobre a política e o histórico de posicionamento da Wikipédia através de banners e apagões. Porém o seu comentário sobre a indexação de notícias sugere muitas coisas incorretas, primeiro que objetivamente infere que todas as notícias estão indexadas nos agregadores de links e distribuídas de forma justa, de forma que, inexoravelmente, a edição e a manutenção de fontes jornalísticas na enciclopédia é dependente desses agregadores, o que não é verdade pelos seguintes motivos: É possível fazer pesquisa direta em sites de notícia sem intermédio de agregadores, é possível também obter resultados iguais aos do Google (motor principal afetado pela diretiva, o que não implica necessariamente que os resultados simplesmente desaparecerão após a mesma, como você sugere) e é possível "linkar" fontes jornalísticas através de arquivos digitais, acadêmicos ou outros sites independentes, dentre centenas de outros métodos. A exibição de notícias jornalísticas indexadas em motores convencionais é dada mais por patrocínio do que acesso ou confiabilidade, por esse motivo as ferramentas da Google são muito mais úteis pela pseudo-cobertura de indexação do que por cumprir com políticas da Wikipédia, e isso explica em muito a profundidade e procedência das fontes em muitos artigos. Eu, assim como tenho certeza, diversos outros editores, fizeram contribuições com métodos alternativos que citei. Você está falando bastante sobre o ecossistema da internet sem considerar a propriedade de adaptação e renovação dos websites e motores (incluindo o Google) sob qualquer tipo de diretiva que apareça. Por fim, não há nada indexado a browsers, e mesmo se houvesse essa ligação, nem todos os navegadores iriam limitar suas por diversos fatores adversos. Sobre o "elevado apoio", estou de acordo com o que Saturnalia0 mencionou, nem todas as manifestações favoráveis de usuários foram desenvolvidas. ★ Claus Canddie Olá 01h15min de 22 de março de 2019 (UTC)
  • A Wikipédia em alemão apagou, LETZTE CHANCE.[2].Jo Loribd 17h24min de 21 de março de 2019 (UTC)

TRADUÇÂO Esta é a nossa última chance. AJUDE-NOS A MODERNIZAR O COPYRIGHT NA EUROPA. Caro visitante Por que você não pode usar wikipedia como de costume? Os autores da Wikipedia decidiram desativar a Wikipedia hoje em protesto contra partes da planejada reforma do copyright na UE. Esta lei deverá ser aprovada pelo Parlamento Europeu em 26 de março. A reforma proposta poderia restringir severamente a Internet gratuita. Até mesmo as menores plataformas da Internet teriam de prevenir preventivamente a violação de direitos autorais de seus usuários (Artigo 13 da lei planejada), o que na prática só seria possível por meio de filtros de upload propensos a erros e sujeitos a abuso. Além disso, todas as páginas da Web para extratos de textos curtos de produtos de imprensa teriam que adquirir licenças para cumprir um novo direito de editor (Artigo 11). Ambos juntos poderiam afetar significativamente a liberdade de opinião, arte e imprensa. Embora pelo menos a Wikipedia esteja explicitamente isenta do Artigo 13 da nova Diretiva de Direitos Autorais (mas não do Artigo 11), o Conhecimento Livre sofrerá mesmo se a Wikipedia continuar sendo um oásis no deserto filtrado da Internet. Cerca de cinco milhões de pessoas protestam em uma petição, 145 organizações de direitos humanos e direitos humanos, associações de negócios e TI (incluindo Bitkom, a associação alemã de start-ups ou o Chaos Computer Club), Internet contra a reforma em sua versão atual Pioneiros como Tim Berners-Lee, associações de jornalistas e criativos. Por isso, solicitamos que contacte os membros do Parlamento Europeu e informe-os da sua posição sobre a reforma planeada. Obrigado.(via Google tradutor)Jo Loribd 17h28min de 21 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo, não podemos ficar omissos. Trierweiller (discussão) 17h37min de 21 de março de 2019 (UTC)

  • [3] outra que apagou.Jo Loribd 17h38min de 21 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com o apagão e um banner, apesar de odiá-los em qualquer local virtual e físico. Não tenho motivos para não concordar com os argumentos do Saturnalia0, mas esse caso envolve uma série de importância que o torna uma exceção, pelo menos na minha opinião. Edmond Dantès d'un message? 05h53min de 22 de março de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Há formas de se atuar em relação a empresas como Google (e as multas sucessivas da UE confirmam isto) do que se apelar a qualquer forma de tolher a livre circulação das informações. Lamentável isso venha do velho continente, que já experimentou (e levou o resto do mundo junto) esse tipo de iniciativa, que sempre surge de forma "amena" e depois cresce até tornar-se uma hidra... André Koehne (discussão) 11h26min de 22 de março de 2019 (UTC)

archive.is

Ultimamente não tenho conseguido acessar ao archive.is, página que frequentemente uso para arquivar links e procurar por links arquivados. Será que o problema é só no meu computador ou acontece com todos vocês? E se sim, o que pode ser feito, visto que isto compromete grande parte das páginas existentes cá na nossa Wiki? Bad_Boy97 (olá!) 13h15min de 20 de março de 2019 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Com todo respeito creio que deve ser algum problema local seu. Acessei o serviço aqui sem problemas. Pilgerowski (discussão) 14h27min de 20 de março de 2019 (UTC)

@Pilgerowski: discorda de que? @Bad Boy97: Aqui está normal, porém não sei o que pode ser feito. @He7d3r e Danilo.mac: talvez possam ajudar. --HVL disc. 16h35min de 20 de março de 2019 (UTC)

@Bad Boy97: Para mim também está normal, ou foi algum problema temporário com o archive.is ou então é algo em seu navegador, tente limpar o cache ao acessar o site (shft+F5 ou ctrl+F5 dependendo do navegador), ou veja se alguma configuração de segurança o está impedindo de acessar o site. Danilo.mac(discussão) 17h35min de 20 de março de 2019 (UTC)
Estava com esse problema recentemente, Bad Boy97. Por acaso você não usa o DNS 1.1.1.1? Quando troquei (agora estou com o do Google), o problema foi solucionado. Abraços! —Thanks for the fish! talkcontribs 22h07min de 20 de março de 2019 (UTC)

@HVL, Tks4Fish, Danilo.mac e Pilgerowski: Obrigado pelas respostas. Acredito que seja mesmo um problema do meu browser então. Procurarei alguém que entenda de informática ou telecomunicações para que me ajude, pois eu não entendo nada mesmo. Acredito que esta página possa ser arquivada. Atenciosamente, Bad_Boy97 (olá!) 12h09min de 21 de março de 2019 (UTC)