Wikipédia:Esplanada/geral/"Verbete (informática)" vs "Verbete (computação)"? (8jan2018)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Parece não haver um padrão muito definido, e.g. Biblioteca (computação), Pilha (informática), Patch (computação), Processo (informática), etc. Percebam que, a exceção do último link, trocar "computação" por "informática" resulta numa página não existente. Recentemente um editor comentou na central de fusões que não existiria o conceito de "computação" no português de Portugal, e como não encontrei nada a respeito na página de tópicos recorrentes, trago para discussão - deveríamos padronizar essa desambiguação como "computação" XOR "informática" (ou ambos, um como redirect e um como principal), ou deixar como está? Creio que seria trivial fazer um robô para padronizar. Saturnalia0 (discussão) 01h16min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)

@Saturnalia0: Aqui em Portugal existe computação, sim, e é palavra de uso comum. Para resolver isso em condições, nada como acertar o que for necessário em computação e informática, e depois usar cada termo em desambiguação conforme seja o caso. Os termos não designam a mesma coisa, logo não podem ser fundidos nem unificados.-- Darwin Ahoy! 01h53min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)
Convenhamos que, apesar das palavras em si poderem designar, etimologicamente, coisas diferentes, em "Verbete (computação)" e "Verbete (informática)" seu uso é intercambiável, se não em todos os casos, na ampla maioria. Saturnalia0 (discussão) 10h42min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)
@Saturnalia0: Computação tem um uso imediato, derivado do verbo, já Informática, mesmo pela génese do termo, é bem mais geral. Os conceitos devem estar misturados em algumas fontes, mas não é possível que sejam equivalentes. Quanto está escrevendo em Assembler você não está fazendo "informática", está fazendo computação. Se você diz que os verbetes não são claros, o problema está é aí mesmo, e não nas desambiguações. Resolvendo isso, tudo o resto fica claro.-- Darwin Ahoy! 12h24min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)
Ao menos para mim, "computação" nada mais é do que um encurtamento de "ciência da computação" e, "informática," de "tecnologia da informação." Att --Usien6 16h28min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)