Wikipédia:Esplanada/geral/Disseminação do aprendizado como Embaixador de Campo (9set2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prezados,

Em meados de agosto aceitei o desafio de atuar como embaixador de campo na Unirio, ajudando a Profª Juliana com a disciplina de A História Romana na Wikipédia. Apesar de terem sido somente três aulas até agora, acredito ser importante divulgar o que pude perceber até o momento. Ajuda a discussão, caso seja necessária, e evita um texto gigante ao final do semestre com milhões de assuntos.

1) O interesse do professor é essencial para o sucesso do projeto. Felizmente a Juliana está muito interessada e isto é transmitido aos alunos de modo positivo, que se interessam mais pela disciplina e por conseguinte pela wikipédia. Minha sugestão para quem se interessar em ser embaixador é que procure conhecer os interesses do professor pelo projeto e as atividades que este pretende desenvolver em aula antes.

2) A preparação para as aulas também se aplica aos embaixadores. Apesar da Juliana ter divulgado com antecedência o cronograma das atividades a função de embaixador exige um preparo maior para explicar de modo simples como funciona o projeto. Portanto novamente é importante o diálogo com o professor para saber o que será feito e quais assuntos referentes a wikipédia serão explicados. A parte de tirar dúvidas sobre as ferramentas, embora seja relativamente mais fácil, também exige um pouco de preparo para ensinar onde encontrar o que, atalhos, etc.

3) A vida de um novato é extremamente difícil pois é muita informação para ser assimilada em pouco tempo. Precisamos lembrar que muitas vezes um novato sequer sabe se comunicar com outro editor, quanto mais encontrar uma informação específica. Para quem acha que estou a falar bobagem, sugiro uma temporada em outro projeto como o wikilivros ou o wikicionário. Apesar das várias similaridades existentes entre os projetos, leva um bom tempo para aprender todas as regras específicas de cada um. Neste ponto creio que a tutoria será primordial para ajudar os alunos que quiserem aprender mais do projeto. Quem quiser se inscrever como Embaixador Online também ajudará muito.

4) Uma abordagem pessoal causa uma impressão muito melhor. Tomar 5 minutos e explicar em detalhes como fazer corretamente será de extrema valia pois não estamos lidando com um editor anônimo e sim com um aluno participando do projeto até o final do semestre, ou seja, eles voltarão e serão gratos por toda a ajuda prestada. Se causarmos uma boa impressão, muitos podem ter interesse em continuar editando depois. A chance de reter novos editores está aqui.

Abs, OTAVIO1981 (discussão) 14h07min de 9 de setembro de 2011 (UTC)