Wikipédia:Esplanada/geral/Módulo:Website oficial (6fev2019)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O usuário Slade D​ C​ E​ F fez mudança de grafia no Módulo:Website oficial, que afeta a Predefinição:Oficial. Não houve discussão prévia, além de um aviso de pouca visibilidade feito após a edição na página de discussão do módulo. Eu reverti a alteração justificando que não se usa "sítio" para designar websites no Brasil. Então o sock puppet dele, The Joker D​ C​ E​ F, reverteu. Gostaria que a comunidade discutisse essa alteração, e se possível, voltar a grafia para "Website" ou algo mais apropriado. --Ricvelozo (discussão) 19h28min de 6 de fevereiro de 2019 (UTC)

O que tu chama de "mudança de grafia" eu chamo de "tradução". O projeto é lusófono, não anglófono, tampouco brasileiro. E tu se esqueceu de trazer esta ligação do histórico do módulo para este tópico. Estou para conhecer algo mais apropriado que o uso da língua portuguesa em uma enciclopédia em português. TheJoker 23h12min de 6 de fevereiro de 2019 (UTC)
Não fica adequado isso pois esta predefinição aparece em várias páginas de temas brasileiros e no Brasil "sítio" tem outro significado. A não ser que separem as predefinições, uma pt-pt e outra pt-br. Jardel.[5.250] d 23h37min de 6 de fevereiro de 2019 (UTC)
Sobre o artigo "Sítio eletrónico", vou propor reversão da recente mudança de grafia lá também, por falta de discussão sobre o assunto. Antes estava "Site", com as devidas citações das variantes na introdução moção para um nome neutro. --Ricvelozo (discussão) 03h06min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Foi utilizado o título "sítio eletrónico" pelo fato do criador do verbete ser um português. TheJoker 07h15min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Ainda prefiro a solução adotada no Wikimedia Commons (ver links acima). Helder 00h26min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
@He7d3r: a questão não é sítio eletrónico (português europeu) ou endereço eletrônico (português brasileiro), e sim que pretendem abdicar a língua do projeto em favor de um estrangeirismo que já foi abarcado. TheJoker 00h58min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Não importa se é a tradução literal, no Brasil não se usa "sítio" para esse fim. "Website" é neutro. Outra possibilidade é "Página oficial", como já é usado em infocaixas. --Ricvelozo (discussão) 02h55min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
O que importa é que é a tradução. Vivo no Brasil e já me deparei com esta acepção de sítio. Duvido que os demais usuários permitam que o verbete (e a utilização em cadeia) porte um título em inglês sendo que há tradução (legítima, sem se tratar de neologismo) para o português. TheJoker 07h15min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Por mim, seria mostrado "Página oficial" para quem escolher pt-BR (pois acredito ser a expressão mais comum), e não tenho objeções à edição quanto a mostrar "Sítio" para os que adotam o pt-PT (se for mesmo o que usam com mais frequência). Helder 09h53min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Apóio o uso de "página oficial", dificilmente no Brasil é usado "endereço eletrônico" ou "sítio" (parece um termo fora da realidade usado por um linguista escritor). - Elilopes DEBATE 18h57min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Temos um consenso, então, para mudar para "Página oficial"? --Ricvelozo (discussão) 22h42min de 8 de fevereiro de 2019 (UTC)
O mais próximo de um consenso aqui é editar o código para mostrar sítio eletrónico oficial (português europeu) ou página oficial (português brasileiro), de acordo com a opção feita pelo usuário em suas preferências. TheJoker 05h42min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)
Se habilita a fazer essa alteração? Senão, vou deixar apenas "Página oficial", que é neutro, simples de fazer, e os colegas já concordaram. --Ricvelozo (discussão) 06h08min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)
Desconheço programação para efetuar tal edição. Talvez o @He7d3r: possa ajudar. Ou deixe um pedido em WP:CP. Symbol declined.svg Discordo de uma alteração incompleta; ou se implanta a personalização para pt-EU e pt-BR, ou se deixa o módulo como está até que alguém altere por completo. Aparentemente a tua definição particular de consenso é ter dois usuários concordando parcialmente contigo. TheJoker 07h20min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)
Para que uma predefinição exiba, por exemplo, "página oficial" aos que escolhem "pt-BR", "Official website" aos que escolhem "en" e "sítio eletrónico oficial" aos demais, é preciso:
  • Consenso
  • Criar MediaWiki:Lang com o código "pt", MediaWiki:Lang/pt-br com "pt-br", MediaWiki:Lang/en com "en", etc, tal como no Commons
  • Usar o seguinte no código da predefinição: {{#switch:{{int:Lang}}|pt-br=página oficial|en=Official website|sítio eletrónico oficial}}
    • Em Lua, o código equivalente usaria frame:callParserFunction( "int", "lang" ) (os detalhes dependem de como o módulo estiver organizado)
Helder 09h42min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta do @He7d3r:, exceto a criação de MediaWiki:Lang/en, da qual Symbol declined.svg Discordo. TheJoker 21h13min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)
Se for para "deixar como está", deve ser a versão antes da sua alteração, já que não houve discussão prévia; você simplesmente alterou e não aceitou outra edição. Quem tiver interesse de fazer essa alteração que verifica a preferência, pode fazer, não me oponho. Se não for realizada, em breve irei mudar para "Página oficial". É isso ou volta para o que estava. --Ricvelozo (discussão) 04h44min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
É isso ou volta para o que estava. Obviamente que não. Qual é a dificuldade em compreender que este projeto é em língua portuguesa? Houve discussão prévia, ao menos uma tentativa por minha parte. Nada posso fazer se ignoraram a página de discussão (tu mesmo só notou em 5 de fevereiro de 2019 uma alteração feita em 23 de dezembro de 2018). Inclusive tomei o cuidado de testar e sugerir; não editei diretamente o módulo. A edição que eu não aceitei foi a tua insistência em manter uma palavra em inglês quando existem diversas traduções disponíveis.
Se não for realizada, em breve irei mudar para "Página oficial". Isto significa que tu concorda com a proposta do He7d3r? Se sim, poderia utilizar {{concordo}} para facilitar a visualização de um consenso? TheJoker 05h11min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Que eu saiba, "prévio" é antes. Você comentou na página de discussão depois. E só porque ninguém viu, não significa que houve consenso. Foi por isso que criei a discussão aqui, para ter maior visibilidade e a comunidade poder opinar. E você que está na insistência de manter "Sítio", sendo que já sugeri "Página oficial", português e já aceito há anos nas infocaixas. Já avisei o que irei fazer caso não resolvam isso logo, e na insistência em reverter, vou abrir um pedido de bloqueio. Não vejo motivo pra insistir nisso. --Ricvelozo (discussão) 19h38min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Você só está criando obstáculos para manter a versão que quer. --Ricvelozo (discussão) 19h40min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Estás confuso, veja que é outra página, Módulo:Website oficial/Testes. TheJoker 05h36min de 11 de fevereiro de 2019 (UTC)
Note que se a MediaWiki:Lang/en não for criada, perde-se a oportunidade de utilizar esse recurso de internacionalização em partes do projeto onde realmente importam (esplanadas, que possuem trechos em inglês para editores de outras wikis que por acaso precisem entrar em contato). Por exemplo o "Create a new topic" no topo da WP:Esplanada/geral ou as instruções no WP:Esplanada/índice subseções#footer.
Em vez de impedir a criação de MediaWiki:Lang/en, bastaria entrarem em consenso de não usar o recurso na predefinição que estão discutindo. Helder 10h37min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Eu só quero que utilize um termo neutro. "Sítio eletrónico" não é adequado pra mim. "Página oficial" já é aceito nas infocaixas há muitos anos. Não sou contra a criar MediaWiki:Lang/en ou qualquer outro mecanismo, desde que tenha uma versão neutra ou adequada para o português brasileiro. --Ricvelozo (discussão) 19h38min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Sítio e website são termos compreensíveis em qualquer variante do português e na minha opinião ambos são válidos. A sugestão do Helder está ai para acabar com o conflito e para ninguém impor seu gosto pessoal. Só discordo do "Página oficial"; parece mais coisa de rede social. E se for para deixar um nome único, que seja o universal "website". Pedro H. diz×fiz 20h05min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Se decidirem que "Página oficial" é inadequado, poderá mudar as infocaixas também para manter alinhado. --Ricvelozo (discussão) 20h10min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Após ler os comentários mais recentes, Symbol support vote.svg concordo com a proposta do @He7d3r: (54254165]) em sua integralidade. Pedrohoneto e Ricvelozo também concordam. TheJoker 05h36min de 11 de fevereiro de 2019 (UTC)─────────────────────────Apenas registrando que já se passaram quase 4 dias da minha mensagem acima, e até agora sem oposição. Aparenta um consenso. TheJoker 02h03min de 15 de fevereiro de 2019 (UTC)