Wikipédia:Esplanada/geral/NPOV/PDI e uma perspectiva internacional nos verbetes (10out2019)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PDI e uma perspectiva internacional nos verbetes (10out2019)

Olá caros colegas Wikipedistas. Estive recentemente refletindo acerca dos princípios que regem a Wiki, sobretudo aos verbetes destacados, no que se refere à abordagens globais, ou internacionais, ao assunto de cada verbete, e as reverberações que isso traz para o conteúdo da plataforma. Formulando melhor: Para escrever um verbete digno de destaque, o princípio da neutralidade e do próprio enciclopedismo requer uma abordagem que dê conta das especificidades de diferentes espaços culturais/geográficos?

Penso nesse sentido na divisão de seções por países, por exemplo, que vem sendo evitadas na produção de novos verbetes destacados (discussão recente que acompanhei de perto e que acho muito boa é o questionamento trazido pelo JMagalhães nessa votação). Eu acredito que sim, enquanto wikipedistas, devemos sempre almejar trazer uma perspectiva global e multicultural aos verbetes que escrevemos, justamente para garantir uma perspectiva ampla e que busque ao máximo superar os enviesamentos próprios de cada editor (destaco nesse sentido o projeto na Wiki em Inglês "Countering Systemic Bias" e também esta discussão sobre NPOV e os focos nacionais nas diferentes línguas em que a Wiki está disponível)

Gostaria de iniciar uma discussão sobre isso, ouvindo a opinião dos demais usuários sobre esse tema, de como enxergam essas questões levantadas (para os fluentes em inglês, sugiro fortemente a leitura dos links acima, que são instigantes), pensando quais são hoje as limitações da Wikipédia lusófona em relação a perspectivas internacionais/globais de assuntos abordados nos verbetes.

Pedro Toniazzo Terres (discussão) 21h34min de 8 de outubro de 2019 (UTC)[responder]