Wikipédia:Esplanada/geral/Título de página: São Domingos ou Santo Domingo? (23ago2025)
Título de página: São Domingos ou Santo Domingo? (23ago2025)
Olá a todos!
Gostaria de trazer à discussão a questão do título da página referente à capital da República Dominicana. Atualmente, o artigo está nomeado como São Domingos (República Dominicana) que é a forma aportuguesada, mas há argumentos para o uso da forma Santo Domingo, que é a forma padrão e mais usada.
No entanto, há também a preocupação com o uso mais comum e reconhecido internacionalmente, além da consistência com outras Wikipédias.
A discussão na página de discussão do artigo está parada, e acredito que o Café possa ajudar a reunir mais opiniões e fontes para destravar esse impasse.
Vou apresentar algumas fontes sobre o título São Domingos: (O Embaixador do Brasil em São Domingos, O teto de uma boate desabou na noite de 3ª feira (8.abr) em São Domingos, capital do país e o Embaixador dos Estados Unidos dizer de São Domingos que telefonava etc.), já apresento as fontes do título mais comum que é Santo Domingo: ([1], [2], [3]).
Quais critérios devemos priorizar nesse caso: uso comum, tradição linguística, ou consistência com outras versões da Wikipédia? Agradeço desde já, convido os participantes da discussão para debatermos: @Renato de Carvalho Ferreira, @Gameiro, @79a, @DarwIn, @Gameiro. Roberto Paulista (discussão) 17h48min de 23 de agosto de 2025 (UTC)
Comentário @Roberto Paulista: Que eu saiba, em língua portuguesa, São é diminutivo de Santo. Quando o nome que vem a seguir à palavra por uma vogal (a, e, i, o, u), usa-se "Santo", quando começa por uma consoante (b, c, m, l, p, etc) abrevia-se para "São". Daí o correcto ser São Domingos, São João, São Pedro, e nas vogais ser Santo António, Santo Amaro, etc. No caso dos nomes femininos, usa-se sempre "Santa", seja em Santa Maria, Santa Joana, ou Santa Ana ou Santa Isabel. Desconheço qualquer flexibilidade, tirando alguns exemplos de abreviaturas ou junção de palavras, como é o caso de São Tiago ou Santiago. Que eu saiba, são estas as regras na língua portuguesa. Luís Almeida "Tuga1143" 00h03min de 24 de agosto de 2025 (UTC)
Comentário Não há impasse algum se as duas formas são corretas. Também há argumentos, por exemplo, para as grafias New York e Nova York, mas a forma Nova Iorque prevaleceu como título do artigo. Os direcionamentos existem pra isso. yanguas diz!/fiz 17h23min de 8 de setembro de 2025 (UTC)