Wikipédia:Esplanada/geral/Userboxs contra as regras (8mai2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Userboxs contra as regras (8mai2010)

Trago aqui à esplanada um assunto que é pertinente.

O utilizador pikolas que não deve gostar nem de Guaraná nem de Coca-Cola, propôs para eliminar por votação as userboxes das referidas marcas (ex: Coca-Cola), sob o pretexto (por sinal verdadeiro) de que as mesmas ferem as regras das userboxes e como tal devem ser eliminadas.

Até aqui tudo bem, eu li as regras (que confesso, não conhecia em profundidade) e estava a preparar-me para votar Apagar, quando me dei conta de duas situações: o numero de afluentes que as respectivas userboxes têm e o facto de mais de 2/3 das userboxes não respeitarem as regras.

Como tal achei que deveria expor aqui a situação, para que se decida o que se deve fazer. Ou seja, ou fazemos cumprir as regras e eliminamos mais de 2/3 das userboxes, ou alteramos as regrar. Fica aqui a ideia para ser discutida.

Atenciosamente Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h20min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Realmente o assunto pode ser complicado, dada a popularidade dessas coisas, mas se por um lado não vem mal ao mundo (até é salutar) essa espécie de concessão à infantilidade ou ao encarar da wiki como uma rede social, que afinal acaba por ser, inevitavelmente, pois não somos máquinas, acho que se deve evitar aquelas que podem ser entendidas como publicidade, como as da coca-cola e outras marcas, seja de refrigerantes, seja de estações de TV, etc. --Stegop (discussão) 04h07min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Tudo o que está fora das regras deve ser apagado ! Para que diabo servem as regras afinal ? --João Carvalho deixar mensagem 11h46min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Como eu disse na página de eliminação do userbox coca-cola, a aplicação das regras para userbox eliminariam diversos userbox:

Userbox/Católico fere a regra 8 Userbox/Protestante fere a regra 8 Userbox/Espiritismo fere a regra 8 Userbox/Doutrina Espírita fere a regra 8 Userbox/Centrismo fere a regra 8

Userbox/Fluminense fere a regra 6 Userbox/SaoPaulo fere a regra 6 Userbox/Flamengo fere a regra 6 Userbox/Inter fere a regra 6 Userbox/Microsoft Paint fere a regra 6 Userbox/InternetExplorer fere a regra 6 Userbox/Windows fere a regra 6 Userbox/Adobe Photoshop fere a regra 6

Userbox/Não futebol fere a regra 4 (pelo menos no Brasil e para uma grande quantidade de wikipedistas...) Userbox/Odeia o Windows Vista fere a regra 4 Userbox/diga não a globo fere a regra 4 Userbox/Odeia Explorer fere a regra 4

Mas eu concordo com o Mwaldeck no que tange ao fato de que aquelas regras são mais recomendações do que leis. Além do mais userboxes não são vistas por 90% das pessoas que consultam a wiki, pois elas não ficam xeretando as páginas de usuário. Elas vão em busca dos artigos. Já os colaboradores, muito de vez em quando, consultam os userboxes dos outros. Mas penso que os colaboradores são pessoas com seus gostos já definidos e que não vão se deixar influenciar por um userbox de outro.

Na questão da coca-cola ou do guaraná, acho que não dá para comparar com uma empresa de xerox "copiapronta ltda", uma empresa de informática "abc sem bugs ltda" ou coisa que o valha. Isto é apenas a demonstração de um gosto pessoal de um produto que todo mundo já conhece. Até o Caetano Veloso toma uma coca-cola enquanto ela pensa em casamento. ;-) Coca-cola e Pepsi-cola estão associadas no mapa conceitual das pessoas como idéia de refrigerante de cola.

Acho que os userboxes estão mais para o estabelecimento de "coisas em comum", algo natural entre as pessoas. Quando conhecemos alguém novo, e sabemos que estudamos na mesma faculdade, surge uma identificação.

Nenhum colaborador flamenguista vai comprar camisas oficiais do fluminense só porque viu meu userbox tricolor de coração.

E, o fato de que a wiki é extremamente séria, não quer dizer que os colaboradores não possam ter uma maneira de se identificar com os outros. Eu gosto de pizza e coca-cola. Já minha mulher gosta de cerveja. É mais comum se falar que gosta de cerveja do que de heineken ou antartica. Já é mais comum dizer que se vai tomar uma coca do que um politicamente correto: "refrigerante de cola". Se voce leu até aqui, talvez não tenha percebido, mas eu usei o termo xerox, quando o politicamente correto é copiadora :-)

De qualquer forma, eu votei neutro, porque como diziam os romanos: Dura lex, sed lex! Ricardo Ferreira de Oliveira deixar mensagem 12h30min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

  • Algumas considerações:
  1. Quanto à regra 4, a interpretação me parece adequada. Deveriam ser extintos os userbox com a expressão "odeio isso", até porque muitos deles incluem marcas (se não se pode promovê-las, também não se pode detratá-las).
  2. "Católico", "protestante", "budista", "ateu", etc. não ferem a regra 8, ao contrário do que afirma o proponente. A regra não diz "são proibidas" (como a dos refrigerantes), mas que devem ser evitadas. E declarar-se católico, protestante, budista ou ateu não é necessariamente provocação ou incitamento, é apenas uma declaração de sua fé. O usuário (da userbox) deve saber que está exposto a ter essa opinião usada contra ele em caso de conflito. Feririam a regra 8 se dissessem a religião X é uma fraude!, ou profeta X nunca existiu!. Isso seria ofensivo, por ferir sentimentos, mas não é o caso das mencionadas.
  3. Não concordo que a regra 6 se aplique a clubes de futebol, como interpreta o proponente. A regra fala de marca ou indivíduo. Um clube não é uma marca, mas seu escudo, sim, e o uso dos escudos é vetado. Como disse o colega acima, ninguém vai mudar de camisa só porque viu a userbox do time contrário.

É isso. Yanguas diz!-fiz 15h11min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Veja, caro Zorglub, minha motivação não foi pessoal (eu amo Guaraná Antartica) e sim a de seguir as diretrizes apontadas pela política. O comentário do Mwaldeck realmente me deixou com uma pulga atrás da orelha. É recomendação ou política? ~pikolas [[mia diskuto]] 15h32min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Prezado Yanguas, concordo contigo quanto a questão das religiões. Mas não com a de clubes de futebol. Transcrevo aqui a regra 6:

Regra 6. Não são permitidas userboxes que promovam uma determinada marca ou indivíduo. Assim, userboxes feitas para um único usuário ("Eu amo o Fulano de Tal") ou para alguma empresa/instituição/organização/produto/marca ("Eu adoro comer na WikiLanchonete" ou "Eu só bebo se for Guaraná X") estão proibidas.

Ora, os clubes são também registrados como marcas. Se vende camisas, bonés, canetas com a marca Flamengo, Fluminense, etc...Além disto a regra cita: empresa/instituição/organização/produto/marca. Um clube é uma instituição, organização, empresa além de ter uma marca associada ao clube. Logo, userboxes ligados a clubes precisam ser apagados, se vamos adotar a interpretação rígida da regra. Esta é a minha opinião. Ricardo Ferreira de Oliveira deixar mensagem 16h26min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Vou "colar" (com adaptações) o que inclui lá na votação:
A "Política de Userboxes" é uma recomendação e não uma política. Pode parecer um detalhe técnico, mas não é. Além disso, vejo esta regra com o objetivo de evitar o spam (não sei se esse era o objetivo inicial, teria que se buscar/ler a discussão/votação original para entender qual o objetivo). Promover a "padaria da esquina" é uma coisa, a Coca-Cola é outra, já que é uma marca altamente conhecida mundialmente e nem ela precisaria disso, nem esse seria o canal correto. Citação: A função primária das userboxes é oferecer aos usuários um meio prático, simples e direto de expressarem suas opiniões a toda a comunidade. escreveu: «Política de Userboxes», pode ser que haja um paradoxo nisso, inclusive indo de encontro a regra 4 e 8 (se bem que nesse caso os termos usados são "devem ser evitadas a todo custo" e não proibidas). Se formos pensar "na ponta da faca", artistas, séries de tv, filmes, desenhos animados, etc deveriam ser consideradas marcas e cairiam na mesma regra 4, ou seja, vamos apagar tudo. Devemos evitar buscar "cabelo em ovo" (com a visão de tentar achar problema onde não existe). Como vejo a recomendação como algo do tipo "vamos evitar ir por esse caminho que lá na frente pode dar algum problema", não vejo motivo para apagar a userbox.
Essa diferença entre recomendação e política é bem marcante, na minha visão. Fazendo uma comparação com outras recomendações. Os CdN são recomendações, mas não são determinantes para eliminação, ou seja, um artigo pode não atender os CdN e permanecer. Pelo mesmo caminho: BSRE. Pode-se ou não apagar (ESR ou PE) uma "teórica" BSRE, mas precisa de discussão, em tese. Por serem recomendações há uma discussão, não é determinante. Por outro lado, a política de direito ao voto. Se um editor que não atenda os requisitos votar aqui, alguém atento, risca o voto e justifica com a política. E fim de papo. O que quero dizer é que a recomendação não pode ser determinante para se apagar ou manter algo (se não é enciclopédico se apaga um artigo que não atenda o CdN ou uma BSRE, mas não por eles, por outros motivos).
Citação: As políticas oficiais da Wikipédia lusófona são regras previamente decididas pela comunidade por consenso ou por votações e que servem para manter uma ordem mínima no ambiente do projeto, pelo que devem ser seguidas por todos. escreveu: «Wikipedia:Lista de políticas» (primeiro grifo no original, segundo meu). A minha visão sobre userbox (que ficam na página de usuário) é que elas são expressão da liberdade de cada editor de dizer aos demais, o que ela faz e fez, quem é, onde mora, onde nasceu, seus gostos editoriais e pessoais. Não sei se as pessoas percebem, mas dá uma olhada no link sobre a PU (observe que é uma informação básica e não recomendação ou política). Vamos apagar um grande número de PUs. Vamos pensar de outra forma. A userbox foi apagada (e deve ser). Então, pego minha PU e escrevo: <big>Eu bebo Coca-Cola</big> (por extensão: vejo "Star Trek", gosto de "The Beatles", leio livro "Tal", etc). É spam? Claro que não. É propaganda? Não mesmo. Existe alguma política sobre PU? Não (como disse é só informação, não política), então não pode (tecnicamente) ser removido o comentário. E se eu criar uma userbox? Não pode. Eu não percebi a diferença entre uma e outra.
Abraços Mwaldeck msg 17h54min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Eu acho que ainda não se aperceberam bem da enormidade do problema, por isso dei-me ao trabalho de procurar todas as userbox que não estão a seguir as normas, no entanto fiquei horrorizado com a quantidade, de facto são muito mais doo que 2/3 como eu inicialmente pensava, para terem uma ideia, vou aqui colocar apenas as que encontrei, até à letra C, que são aproximadamente 90% das userbox contidas nessas três letras:

Espero que agora entendam a extensão do problema Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 18h37min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

  • Está mais do que na hora deste projeto voltar a ser sério e as regras definidas pela comunidade serem respeitadas. Este monte de coisas foi criada por que quem tem que fiscalizar as regras está mais preocupado com filtros e outras frescuras do que fiscalizar o projeto e as ações de quem confunde a Wiki com uma rede de relacionamento ou afins. Fabiano msg 19h10min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Apoio A Wikipédia não é site publicitário. Então por que tanta propaganda? A criação de novas userbox devia ser mais controlada. Acho que ainda existem mais caixinhas que podem ser eliminadas. --HVL disc. 19h20min de 8 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Eu só queria saber era pra que fizeram aquelas 'regra-recomendação'. Se puderem me explicar, agradeço, pois fizeram aquilo e quem faz userboxes não está nem ai pra elas, e ainda toma tempo da comunidade tendo que votar algo que ali mesmo é negado de ser feito. MachoCarioca oi 03h34min de 9 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Regra idiota! Agora é o que falta, proibirem de vez alguém de gostar ou de odiar alguma coisa. Daqui a pouco vão começar a escolher a dedo quem deve editar no projeto ou não. Mizunoryu (discussão) 17h33min de 9 de maio de 2010 (UTC)[responder]

comofas entao ? Mmmaick (discussão) 05h46min de 16 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Sou contra essas userbox, a página de usuário fica parecendo Orkut, não tenho nada contra escreverem "gosto de X", o problema é colocar isso em uma predefinição e deixar em uma lista incentivando que outros usuários também usem. Sou a favor de colocar isso em votação para decidir se é regra ou não. Danilo.mac(discussão) 21h50min de 23 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Desde que não viole nenhuma lei, e que seja usada com responsabilidade, até que é tolerável essas userbox em páginas de usuários (uma vez que o usuário não use a wp simplesmente para autopromoção ou socialização). Eu vejo como maior problema o fato das userbox serem algo oficial da wikipédia, ocupando o domínio Wikipedia (e por isso as regras com várias limitações). Como defendi na época da criação da políticas das userboxes, talvez fosse interessante dar mais liberdade as userboxes (permitindo eventualmente alguns assuntos controversos), desde que elas fossem implementado pelo próprio usuário (com código wiki ou html) em cada página de usuário (que aliás não é proibido...), ao invés de usarem predefinições ou "pseudopredefinições" comuns a todos utilizadores. Giro720msg 05h14min de 24 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Isso pode ser uma solução, damos um prazo para aqueles que tiver essas userboxes colocarem um "subst:" nas userboxes, pode-se fazer também com robôs, e depois eliminamos as predefinições, e se alguem quizer fazer essas userboxes poderá fazer desde que não crie predefinição. Danilo.mac(discussão) 19h12min de 24 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Sim, vamos acabar com pokemons, artigos sobre igrejas, artigos sobre futebol, etc. Só porque não se gosta de determinada coisa não faz o menor sentido acabar com elas. Sugiro olhar os interwikis de Wikipedia:Userbox e, além disso, para os que esqueceram: A Wikipédia não é censurada (sei que todos conhecem). Ah, sim, sobre a votação, que tal uma tentativa de consenso antes? Abraços Mwaldeck msg 00h15min de 25 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Consenso é sempre melhor que votação, mas para isso temos que encontrar um meio-termo, que não seja nem apagar tudo e nem deixar como está. Se tirassemos todas que não estão de acordo com as recomendações da lista de userboxes já seria um avanço, poderiamos colocá-las em uma lista de userboxes não recomendadas. Danilo.mac(discussão) 02h19min de 25 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Concordo com a proposta do Giro, secundada pelo Danilo, de passar as userboxes para o domínio de usuário. Não sou muito fã de userboxes (tanto que as coloquei no início, mas logo as escondi), e não acho o tema muito interessante, por isso, por mim, o que decidirem está bem.--- Darwin Ahoy! 02h56min de 25 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Também acho uma boa. ~pikolas [[mia diskuto]] 02h58min de 25 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Acho que certos tipos de userbox deviam ser proibidos sim, tanto pela inutilidade quanto pelo ad infinitum. Tem uns userbox pra música, tipo a música preferido deste user é tal, e outras que fazem uma brincadeira com os nomes das músicas, isto é ad infinitum. Outros do tipo este user luta sei lá o que, este user gosta do Saramago, etc..... Eu não acharia ruim se os userbox fossem restritos somente a coisas relacionadas a pédia, localidade do user e babel (posso ter esquecido de algum, mas estes devem ser os principais).--Lépton msg 06h07min de 25 de maio de 2010 (UTC)[responder]

  • Não percebi qual o motivo das userbox do Windows (por exemplo) estarem fora das normas, pois informam sobre a conexão do utilizador são informativas, logo gostava de saber a justificação para estarem acima, nomeadas ainda por cima por quem foram... Segundo, estão preocupados com este tipo de userbox "contra regra", quando existem etiquetas repetidas para o mesmo assunto, um bom exemplo disso são as do tipo fã, como esta e esta. Vítor&R™ The Wait is Ova! 01h35min de 3 de Junho de 2010 (UTC+1)
Ao invés de apagarem as userboxes, por que não apagam as regras? Para mim, grande maioria delas não serve para coisa alguma. Rá. E cadê a liberdade de expressão? (voltei) Anne ValladaresUia! 02h00min de 27 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Bem-vinda de volta, Ninha! Viva as userboxes, viva os users! Acusações como "rede-social" deveriam ser vistas de modo menos "radical": devemos sim interagir, semprem, muito. Meu tempo de wiki já mostrou que quando não nos relacionamos de modo "leve" acabamos interagindo do modo pesado. Mil vezes ver usuários falando que comem pizza com guaraná do que users que só vêm para espinafrar os administradores malvados, ou brigar por conta do apóstrofo no título - e podemos/devemos fazer de nossa passagem aqui o mais amistosa possível; já não podemos trazer muita coisa nas PUs; mas negar que elas se prestam também a expressar opiniões de modo lúdico, melhor seria abolirmos o domínio Usuário! E, se vamos selar de vez a "rede social", que eliminemos também as talks! Portanto, viva as userboxes (em que se pese eu não tê-las), viva o ser humano que as usa! Viva a wiki, viva, viva! he, he... Conhecer (discussão) 11h13min de 24 de julho de 2010 (UTC)[responder]