Wikipédia:Esplanada/propostas/Bloqueios parciais (21set2019)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Fundação Wikimedia anunciou a criação dos bloqueios parciais, dando aos administradores a habilidade de impedir que um utilizador ou IP:

  • edite uma ou determinadas páginas;
  • edite um ou mais domínios;
  • envie e-mails.

Tais funcionalidades estariam disponíveis em Especial:Bloquear. Contudo, é necessário que a comunidade indique seu interesse em ativar a função, motivo pelo qual inicio a presente discussão.

Basicamente, penso que os bloqueios parciais seriam benéficos ao projeto para lidar com determinados problemas. Ao substituir os filtros de edição, por exemplo, haveria mais publicidade às nossas decisões, permitindo que mais pessoas fiscalizem as edições da conta.

Ainda, optando a comunidade por ativar os bloqueios parciais, é necessário oficializar na política de bloqueio, e aproveito desde já para propor o seguinte texto (a ser incluído no segundo parágrafo de "alternativas aos bloqueios"):

"Há também a possibilidade de aplicação de bloqueios parciais. Eles dão aos administradores a opção de impedir que um utilizador ou IP edite uma página, domínio ou envie e-mails. Servem para resolver determinados problemas, como abuso reiterado em alguns domínios, e se assemelham aos filtros de edição. É uma alternativa pois permite que o utilizador não seja bloqueado totalmente. Para a aplicação dos bloqueios parciais deve-se observar as demais disposições desta política."

Embora o texto acima não seja muito específico, cumpre sua finalidade: oficializar uma alternativa aos bloqueios totais. Então, neste momento, antes de ser usado, não penso em algo mais específico para incluir na política de bloqueio. Érico (disc.) 07h41min de 21 de setembro de 2019 (UTC)

@Érico: algo na política de bloqueio estabelece a possibilidade de filtros serem aplicados por administradores sem prévia aprovação de um crivo administrativo? Edmond Dantès d'un message? 08h07min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Sim. Vide ítem 3.12, dentre outros. Érico (disc.) 11h34min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo Edmond Dantès d'un message? 02h36min de 22 de setembro de 2019 (UTC)
Aproveito para lembrar que o bloqueio à edição de páginas em domínios específicos já havia sido aprovado em 2011, mas dependíamos do recurso ser implementado no MediaWiki, o que só ocorreu no início deste ano. Helder 10h25min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. Luís Almeida "Tuga1143 10h47min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. FábioJr de Souza msg 14h08min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol question.svg Dúvida : eu não entendi qual seria a diferença prática entre os bloqueios parciais e os filtros de edição. Alguém poderia explicar melhor? O Estranho no Ninho (discussão) 16h21min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
@Estranhononinho:, se não estou em erro, tecnicamente os filtros precisam de passar pelo crivo administrativo (tirando os filtros por período estipulado como pode ver, por exemplo, no 3.12 da política de bloqueio) e estas novas opções de bloqueio permitem que um administrador possa bloquear um usuário (por ex. vândalo) de ter acesso aos artigos X, Y e Z, e permitir que tenha a todos os outros, sem ter que passar pelo crivo administrativo. A minha única dúvida é se os administradores poderão vedar um usuário de X, Y e Z artigos durante, imagine, 1 ano, sem ter que consultar a comunidade... mas isso é uma questão de se decidir em comunidade :D Luís Almeida "Tuga1143 17h18min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Os filtros também podem ser aplicados sem decisão comunitária, por um único administrador. A política de bloqueio estabelece essa ação para diversas situações. O bloqueio parcial seria diferente pois daria mais publicidade a essas restrições (ficaria disponível no log ao invés de em páginas que ninguém conhece) e impediria um utilizador de enviar e-mail, sem contudo bloqueá-lo totalmente. Érico (disc.) 17h32min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Obrigado por ter explicado melhor Érico :D Luís Almeida "Tuga1143 17h33min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Os filtros também deixam mais lentas as edições de outros editores, que não têm nada a ver com o que está sendo filtrado. Então quanto menos filtros, melhor... Helder
Symbol support vote.svg Apoio O trecho Para a aplicação dos bloqueios parciais deve-se observar as demais disposições desta política. me parece suficiente para garantir que os bloqueios parciais não adicionem nada além do que já existe na política de bloqueio, sendo apenas uma forma mais restrita de... restrição de edição. Saturnalia0 (discussão) 20h55min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta sob análise dado o caráter de zelo pelo projeto embutido na mesma ao combater vandalismos reiterados e recalcitrância de certos contribuintes diante de conteúdos ou passagens específicas. Skartaris (discussão) 20h59min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, será uma ótima ferramenta para ser, principalmente em casos de guerras de edições, onde ao invés de protegermos os artigos, bloqueemos os usuários de editarem nessas páginas. Minha única dúvida é a respeito dos filtros, eles continuariam existindo mesmo com essa aplicação? Mr. Fulano! Fale 23h31min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Muito bem lembrado. Esta seria certamente uma das funcionalidades mais importantes, impedindo guerras de edições ao mesmo tempo que os utilizadores não são totalmente bloqueados. É um ganho duplo. Érico (disc.) 23h52min de 21 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Apoio com toda a certeza. Ferramenta mais do que necessária e foi também uma das minhas escolhas na votação anual dos desejos da comunidade. Lembro que os filtros não são tão intuitivos de configurar e, como o @He7d3r: bem colocou, é um "código de terceiros" que é executado pelo MediaWiki, e que pode gerar alguns pequenos transtornos, ao contrário de uma ferramenta nativa do MediaWiki. EVinentefale comigo 02h21min de 22 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo e creio que já há um consenso. Vamos aplicar isso logo? Millbug fala 17h30min de 22 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, é uma forma melhor de realizarmos aquilo que já vínhamos fazendo.--Mister Sanderson (discussão) 21h05min de 22 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. Será muito útil. Minerva (Discussão) 18h16min de 24 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo também, evidentemente. Devido ao amplo apoio e nenhuma contestação, informo que solicitei a alteração aos desenvolvedores (vide). Agora, é preciso alterar a política. Ressalto que Symbol support vote.svg Concordo também com a sugestão do Érico. Rafael (stanglavine) msg 19h14min de 24 de setembro de 2019 (UTC)
Mas bloqueio de 1 dia, 1 semana, 1 mês não é um bloqueio parcial? Porque esta proposta é diferente do que já existe? Artur Gomes de Morais (discussão) 21h06min de 24 de setembro de 2019 (UTC)
@Artur Gomes de Morais: São duas coisas diferentes: uma é a extensão temporal do bloqueio (1 dia, 2 dias, uma semana, um mês, infinito, etc), que não muda em nada e é definida pela política; e outra é o alcance do bloqueio, que muda. Até agora, quando um usuário era bloqueado ele era impedido de editar qualquer página de qualquer domínio (havia apenas a possibilidade de liberar a edição da PDU). Agora, com a nova interface técnica, o administrador pode optar por bloquear o usuário de editar apenas páginas ou domínios específicos (por isso o nome "bloqueio parcial"). Essa é a mudança. Na realidade, isso já era possível, só que era preciso utilizar filtros de edição que são demasiado complexos e difíceis de serem atualizados. As novas possibilidade de bloqueio, nativas do MediaWiki, tornam tudo mais fácil. Rafael (stanglavine) msg 22h25min de 24 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo com a proposta, vai ajudar a não ter que ficar bloqueando páginas por causa de GE de apenas editores, e vai diminuir a dependência de filtros. Eric Duff disc 11h30min de 25 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo já tinha decidido comigo mesmo que não faria uso dos filtros por achar muito complicado. Maikê (discussão) 13h27min de 25 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Apoio a proposta. Isso será muito útil, principalmente com as contas envolvidas em guerras de edições, evitando proteger as páginas ou aplicar filtros nos editores, como já foram mencionados nos outros comentários desta discussão. Leandro Drudo (discussão) 14h07min de 25 de setembro de 2019 (UTC)
Apoio, incluindo o texto proposto pelo Érico. Penso que deve ficar explícito que os casos em que possam ser usados ou bloqueios parciais ou filtros, os bloqueios devem ser sempre usados. Ou seja retirar menções na política a filtros caso seja melhor usar bloqueios parciais. GoEThe (discussão) 14h14min de 25 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo. Helder 15h40min de 25 de setembro de 2019 (UTC)
Symbol support vote.svg Apoio a implementação. Em comparação com o filtro, a única desvantagem que vejo é o fato de que tentativas de editar não ficarão registradas. Tentativas de usar o filtro em alguns casos podem servir pra fundamentar alguma tentativa de burlar um filtro aplicado e até servem de justificativa pra bloqueio como vemos comumente ser aplicado por quem ativa o filtro 70 (entre outros). Quando essa informação for necessária, convém manter o uso do filtro. Ainda assim, acho que os benefícios superam com folga qualquer ponto negativo.—Teles«fale comigo» 00h02min de 26 de setembro de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a proposta, desde que a aplicação deste bloqueio em determinado artigo/domínio só aconteça caso o usuário não tenha histórico reincidente de bloqueios por vandalismo e guerras de edições. Obviamente, uma conta que já teve mais de 1 semana bloqueado e avaliado pelos administradores em uma discussão de bloqueio já pode muito bem ter bloqueios posteriores de maneira total, sendo possibilitado editar apenas na PDU para se defender. WikiFer msg 18h42min de 26 de setembro de 2019 (UTC)

WikiFer a questão não é a reincidência, mas sim em quais domínios ou páginas o problema está sendo causado. Uum editor com alto histórico de bloqueios no domínio principal poderia ser bloqueado nesse domínio, mas sua edição ser permitida na discussão de bloqueio, para que pudesse realizar sua defesa. De início os bloqueios parciais seguirão o que a política de bloqueio prevê em relação a filtros, mas posteriormente outras hipóteses poderão passar a ser previstas na política de bloqueio. —Pórokhov Порох 22h06min de 26 de setembro de 2019 (UTC)