Wikipédia:Esplanada/propostas/Estabelecer critérios específicos para inclusão de Academias de Letras municipais, estaduais e nacionais (3dez2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Proposta

Considera-se notável a Academia de artes e letras seja ela municipal, estadual ou nacional desde que cumpra com no mínimo 2 desses critérios apresentados:

  • Apresente fontes que comprovem a sua existência e importância para sua determinada região ou cidade. Academias estas que forem mencionadas por organizações do governo e amparadas ou regidas (aprovadas) por leis e normas estabelecidas por órgãos competentes como instituições do governo municipal, estadual e federal poderá ser mantido pois é declarada como entidade de utilidade pública tornando a mesma para a crescimento e preservação da arte e cultura literária regional ou municipal de estrema relevância, visto que foi citado por fonte de reputação indiscutível (não duvidosa) como as leis de regimento governamental.
  • Possui pelo menos 1 ou mais escritores reconhecidos como notável a nível estadual ou nacional que ocuparam, no caso de falecidos (patronos) ou que ocupam cadeira vitalícia.
  • Recebeu cobertura estadual, nacional ou internacional significativa de múltiplas fontes reputadas e independentes.

comentário não assinado de Juniorcardenas30 (discussão • contrib) 21h51min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Dias acabei criando um artigo sobre Academia de letras municipal como podem ver [| aqui] no entanto foi colocado para eliminação por consenso por outro editor pelo fato de o artigo não possuir notoriedade do ponto de vista pessoal, e não possuir relevância enciclopédica para manter tomando como base para remoção apenas o WP:CDN devido a fragilidade de regras específicas aprovadas sobre essa temática relacionado a academias literárias pela comunidade da Wikipédia. Questionei sobre o assunto como podem [ler] e me foi dito para mencionar aqui na esplanada afim de discutir o que poderia ser feito ou que critérios específicos poderiam ser estabelecidos para criação de artigos dessa temática sobre academias literárias do brasil, pois até o momento nenhum critério foi aprovado como base aos editores para inclusão na enciclopédia. Outras academias municipais foram colocadas para eliminação por consenso e alguns administradores bem como autorevisores deram seu parecer favorável a inclusão dessas academias desde que seja pública e ou seja, amparada por algum órgão público do governo regidas por leis municipais, estaduais, ou federal publicadas em editais ou portais de legislação como exemplo [[1]], [[2]] o qual esta sendo discutido sobre o tema [| aqui nas discussões de eliminação da Academia Orleanense de Letras], [| discussões de eliminação de Academia de Letras de Palhoça], [| discussões de eliminação de Academia Itajaiense de Letras] e [| nas discussões da Academia Tubaronense de Letras]. Ao meu ver é bem difícil Academias de letras seja ela qual serem mencionadas pela grande mídia ou fontes de notícias falando sobre si, isso é bem raro por se tratar de órgãos culturais e literário que independem ou seja (não dependem) de mídia ou afins, para que seja considerado notável pois são amparadas por instituições do governo como por exemplo Plano Nacional do Governo o qual estabelecem leis e normas que regem à cultura do país. Não existem critérios específicos por isso o debate (discussão) foi aberta! --juniorcardenas30 (discussão) 18h59min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta Vc teria aluma proposta concreta? É mais fácil discutir a partir de uma...--Fonseca 19h11min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Fonseca Meu ponto de vista, essas academias sejam elas de arte ou de literatura poderá ser considerado notável ou considera-se notável desde que apresentem fontes que comprovem a sua existência e importância para sua determinada região ou cidade. Academias estas que forem mencionadas por organizações do governo e amparadas ou regidas (aprovadas) por leis e normas estabelecidas por órgãos competentes como instituições do governo municipal, estadual e federal poderá ser mantido pois é declara como entidade de utilidade pública tornando a mesma para a crescimento e preservação da arte e cultura literária regional ou municipal de estrema relevância, visto que foi citado por fonte de reputação indiscutível (não duvidosa) como as leis de regimento governamental. juniorcardenas30 (discussão) 19h54min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)
Recomendo formular a proposta no início do texto, em destaque. Comento: não haveria critério de notoriedade entre seus pares? Isso é, entre organizações de utilizade pública?--Fonseca 20h32min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)
Fonseca 19h11min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)
Symbol comment vote.svg Comentário Fonseca fixei a proposta no topo. juniorcardenas30 (discussão) 21h51min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Eu havia lhe sugerido (e a outro editor) iniciar uma proposta para a inclusão de um critério específico em WP:EDUCAÇÃO para academias de letras, mas bom, não faz mal discutir antes, eu acho. Tendo dito isso, não vejo a relevância destes clubes municipais. Inclusive já tivemos artigos de escritores eliminados em que uma das coisas que constava no artigo era a participação em academias de letras municipais (este por exemplo, o CV do autor mencionando a participação pode ser encontrado aqui). Se os editores não consideram a participação nessas academias municipais como relevantes para distinguir um escritor entre seus pares, o que dizer da notoriedade dessas academias?... Ademais, se os editores não conseguem encontrar nada senão a promulgação de uma lei fundando a academia do município, não vejo como possivelmente poderia ser notória. Alguns dos artigos até tem cobertura em colunas de jornais da cidade, o que dificilmente atesta relevância enciclopédica - posso achar diversos artigos nos jornais do Vale do Rio Pardo falando da Feira do Peixe do Rio Pardo, do Sindicato dos Professores de Santa Cruz, ou das diversas congregações de freiras e irmãs da região, não por isso qualquer uma destas coisas tem relevância para artigo próprio aqui. Eu não acho que seja necessária a criação de tal critério, mas não me oporia a ele se exigisse um mínimo de nível estadual ou simular para academias de letras notáveis independente dos critérios gerais de cobertura por múltiplas fontes não serem satisfeitos. Agora, academias de letras municipais? Qual é a relevância disso? Talvez uma academia de uma grande cidade que tenha alguma influência significativa, se houverem fontes atestando-a, e aí WP:CDN já basta. Saturnalia0 (discussão) 19h33min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Apesar de não ter sido feita uma proposta mais direta, fica claro qual o objetivo de forma a que seja feita a devida análise. Dito isso, sabe-se que a Wikipédia não trata de tudo, por isso é preciso demonstrar a relevância dos artigos que são criados. É preciso ter em mente que é uma enciclopédia que busca tratar de temas que envolvem o mundo todo. Mas, por ser digital, acho que assuntos de relevância regional podem ser abordados.No entanto, para que um assunto regional (não de nível municipal) seja abordado é preciso demonstrar relevância e caráter enciclopédico. No caso específico de academias. O que torna uma academia municipal relevante? É sabido que notoriedade não se transmite. Assim, o fato de um escritor famoso participar de uma dada academia não a faz notória. Ser uma entidade governamental não a faz notória (não tratamos aqui de todas as entidades criadas em lei pelo governo). Então, o que faz uma academia municipal notória?O que ela faz para ser notória? Eu acredito que o simples fato de ser uma academia não vai gerar notoriedade. É preciso demonstrar que ela tem influência na região, que faz algo que a coletividade regional acha importante. De modo geral não acho adequado alterar os CDN para incluir academias municipais pois não acho que preencham os requisitos para tanto!--Fábio Júnior de Souza (discussão) 22h17min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Da proposta apresentada. Os itens 2 e 3 são TRANSMITE, o primeiro item, tirando a primeira parte que repete WP:CDN (como critérios específicos não devem fazer), parte do pressuposto que, por ser declarada utilidade pública, é automaticamente de relevância enciclopédica. Não me parece o caso, como comentei mais acima, visto que outros editores não parecem ver na participação de escritores em tais utilidades públicas algo que lhes dê qualquer destaque entre os pares. Uma proposta que eu aceitaria seria restringir o limite a academias estaduais (com as devidas fontes), a notabilidade se dando simplesmente pela abrangência das mesmas, academias menores podendo demonstrar sua relevância via WP:CDN. Sobre a enciclopédia não ser de papel e regionalismos, existe uma discussão a respeito aqui. Nada contra mencionar as academias nos artigos das cidades das mesmas, agora, para ter artigo próprio, alguma relevância maior além da mera existência tem que ser demonstrada, em minha opinião. Saturnalia0 (discussão) 22h26min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo pelas mesmas razões apresentadas pelo colega Saturnalia0. O primeiro item torna-se redundante com os critérios de notoriedade específicos, que pressuponha a notoriedade. Os itens subsequentes recaem em transmissão. Edmond Dantès d'un message? 22h29min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo — A proposta abre a porta a WP:TUDO — basta existir e já é considerada relevante. É evidente que qualquer instituição coletiva vai ter menções dos órgãos políticos e mídia local, mas isso só por si não comprova qualquer tipo de notoriedade, nomeadamente porque na maior parte dos contextos essas fontes não são independentes. De resto, alegar notoriedade local ou regional é, na prática, assumir irrelevância a outros níveis e estamos num projeto global e não numa federação de wikis locais. O critério de ter escritores membros que são "reconhecidos como notáveis" é complicado de avaliar e vai contra WP:TRANSMITE — ser membro pode significar apenas que aceitou um convite e só por si nada diz sobre a ligação efetiva do escritor à instituição. O mesmo se aplica ao critério 3, que é redundante em relação ao 2.
Como é usual em muitos dos critérios de notoriedade vigentes, o que estes constituem na prática é ter uma forma de ir contra os critérios de notoriedade que, como é óbvio, exigem cobertura significativa de fontes reputadas e independentes; e órgãos locais e mídia local dificilmente são fontes reputadas para comprovar notoriedade duma instituição literária local. --Stego (discussão) 22h32min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Lembrete Caros colegas, não se esqueçam que a wikipédia não é de papel. Não podemos nem devemos incluir tudo mas, também não apertem demasiado os critérios para a inclusão de artigos. --João Carvalho deixar mensagem 22h36min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com 1 e 4. Symbol declined.svg Discordo de 2 e 3.--Fonseca 23h42min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo O critério 4 é uma repetição do critério geral de notoriedade, ou seja, uma redundância por fazer o mesmo que um critério já existente já faz; 2 e 3 recaem em TRANSMITE. O único critério com algum potencial é o primeiro, que no entanto, é problemático pelos motivos já mencionado pelos colegas. Não se pode considerar notório tudo que for sancionado por um governo, inclusive os de níveis municipais. Se fosse restringido a alguma coisa de nível estadual no mínimo, de preferência federal, ai possivelmente eu mudasse minha opinião. --Skeptikós (discussão) 20h52min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Proposta alternativa[editar código-fonte]

Adicionar o trecho abaixo a WP:EDUCAÇÃO, em seção própria.

Academias de letras de nível no mínimo estadual ou similar são notórias. Artigos de academias municipais devem ser fundidos no artigo da cidade, a não ser que a academia seja distinguida entre outras de sua região, ou possua grande relevância histórica ou cultural à região.

Caros participantes, convido-os a opinar sobre a proposta alternativa, uma vez que a discussão continua nos artigos das academias postos a PE, com certa oposição mencionando notoriedade inerente por serem academias. Creio que a proposta não repita WP:CDN, sendo implícito que a relevância deva ser demonstrada e verificável. Embora faça alusão a WP:APDE/PARES, creio ser interessante mencionar aqui, para ficar claro que a fusão não é recomendação sempre que tratar-se de academia municipal. O que acham, @Skeptikós, Felipe da Fonseca, João Carvalho, Stego, Conde Edmond Dantès, Fabiojrsouza, e Juniorcardenas30:? Saturnalia0 (discussão) 10h50min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Vc está supondo que exista apenas uma academia por estado, certo? Ou não? Pergunto porque: Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, e claro, seguindo o mesmo princípio, pode haver a criação de uma academia de letras por seção da sociedade, ex. jóvens (já existe), etc. Não sei se elas são "entidade de utilidade pública", mas esta obrigação não está, de qualquer modo, contida no texto. Creio que o texto deva ser reformulado para dar conta desta possível multiplicidade: mesmo as de âmbito estadual e federal devem ter algum tipo de critério, nem que seja apenas o de "entidade de utilidade pública".--Fonseca 11h56min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Academias culturais devem estar todas nos critérios de notoriedade. Só um peq. comentário. Não entendo que se chegue ao ponto de querer eliminar academias que estão classificadas como organizações de "entidade de utilidade pública". Desculpem dizer isto mas, chego a questionar a seriedade de algumas opiniões. Devo assumir a boa fé mas, às vezes é difícil. --João Carvalho deixar mensagem 12h22min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Se o usuário está a se referir a minha opinição, acima colocada, obviamente não entendeu nada. Estou afirmando que deve-se colocar no texto ao menos este critério para inclusão, podendo também haver outros. Trata-se, portanto, de critério inclusivoe não exclusivo. Vou assumir boa fé, e acreditar que realmente não entendeu o que foi dito, e me acusou por equivoco. --Fonseca 12h31min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca: talvez eu devesse ter sido mais explícito. Peço desculpa por isso. O meu comentário não tem absolutamente nada a ver contigo nem com o teu comentário. Tem a ver sim com os eliminadores de plantão que estão a querer eliminar artigos sobre academias, apesar de serem classificadas como entidades de utilidade pública. --João Carvalho deixar mensagem 12h36min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)
Caro João Carvalho Obrigado pelas explicações, também peço desculpas, porém tinha motivo de acreditar que era comigo, na medida em que fui o único que comentei a nova proposta. Abraços, --Fonseca 12h43min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

(Conflito de edições)

Não vejo como essa classificação estabeleça qualquer notoriedade. Segundo nosso próprio artigo a respeito, basta qualquer clube filantrópico artístico ou cultural pedir para ser utilidade pública e apresentar uma papelada que vira utilidade pública (título que, segundo nosso artigo, foi extinto em 2016). Saturnalia0 (discussão) 12h53min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Felipe da Fonseca Muito bem observado, não estava a par dessa multiplicidade. Minha ideia era que a mera abrangência da academia fizesse-a notória, mas considerando que, aparentemente, pode-se abrir academias estaduais a vontade, creio que o critério proposto seja amplo demais. Não creio que o recebimento do título de utilidade pública seja um bom critério para selecionar as estaduais pelo mesmo motivo que não é para as municipais, e como o título foi extinto novas academias sequer seriam cobertas pelo critério. Sendo assim, vou discordar da minha própria proposta, ao tomar conhecimento dessa multiplicidade de academias. Creio que se o editor não consegue fazer cumprir WP:CDN, que realize a fusão com o artigo do município ou do Estado, se for o caso. Uma academia com cobertura midiática restrita ao jornal da cidade não me parece relevante a um artigo enciclopédico, mas me parece relevante para o artigo da cidade. Saturnalia0 (discussão) 12h53min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Como qualquer outra instituição, principalmente de âmbito cultural, se é realmente notória/relevante, não haverá qualquer dificuldade em apresentar fontes que comprovem a notoriedade. Se só se conseguem apresentar meras notícias de eventos em mídia local, então isso significa que não são relevantes para uma enciclopédia global! --Stego (discussão) 22h48min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Proposta alternativa (2)[editar código-fonte]

Todas as academias de letras podem ter artigo desde que exista uma referência que prove a sua existência.

--João Carvalho deixar mensagem 12h36min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Algúm tipo de critério de notoriedade deve haver, mesmo que seja apenas o de "entidade de utilidade pública". Se não houver, amanha eu posso abrir uma fundação ou sociedade com o nome academia de letras dos amantes da literatura e teria que ser aceito.--Fonseca 12h47min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Sequer esse título de utilidade pública (que foi extinto) mostra notoriedade, como discutido acima. Se o editor não consegue cumprir WP:CDN, realize uma fusão com o artigo da cidade. Saturnalia0 (discussão) 12h53min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de todas as propostas anteriores a essa minha manifestação! Não tenho nada contra academias. Pelo contrário, têm um forte cunho de promoção da socialização das pessoas; chegam a incentivar a promoção da cultura; contribuem com a sociedade; etc.. Mas não vejo necessidade de criar CDN para academias. Primeiro que é preciso ter em mente que uma Academia é uma associação civil. Assim, qualquer conjunto de duas ou mais pessoas pode, da noite para o dia, criar uma Associação Disso, ou Associação Daquilo, ou Associação Daquilo Outro. Nada contra quem assim queira proceder! Mas isso leva a crer que o fato de ser Academia não gera notoriedade! Desse modo. A notoriedade vai ser comprovada pela cobertura significativa, de fontes, secundárias, verificáveis! Se um usuário quer colocar um artigo sobre uma academia municipal, faça o artigo já demonstrando a notoriedade dela que certamente não haverá a eliminação. Não porque o CDN disse que é (independentemente das particularidades dessa academia), mas porque os critérios foram cumpridos. Lembrando que a Wikipédia não fala de tudo, ou seja, não fala de todas as academias, mas sim as que têm relevância enciclopédica! E isso não diz respeito a uma avaliação "pessoal" da academia A ou B, mas sim a verificação de sua importância enciclopédica. A ou B pode achar que a academia de sua cidade é importante, mas isso não quer dizer que ela deva estar na Wikipédia, ainda que tenham um trabalho bem intencionado (e até bom para a cidade)! Projetos bons e bem intencionados existem em vários lugares, mas nem todos estão na Wikipédia! Fábio Júnior de Souza (discussão) 18h14min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Acho que uma academia de letras é importante, mesmo sendo de pequenas cidades. Se apresentar fontes da existência e ter integrantes, vivos ou mortos, que já possuem páginas na Wikipédia, três pelo menos, estas academias devem ficar. Artur Gomes de Morais (discussão) 20h44min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Como qualquer outra instituição, principalmente de âmbito cultural, se é realmente notória/relevante, não haverá qualquer dificuldade em apresentar fontes que comprovem a notoriedade. Se só se conseguem apresentar meras notícias de eventos em mídia local, então isso significa que não são relevantes para uma enciclopédia global! --Stego (discussão) 22h48min de 7 de dezembro de 2017 (UTC)

Stego, nos artigos de Academias que estão em EC, eu apresentei referências com a lei em que estas entidades foram consideradas entidades de utilidade pública. Não foi nenhuma mídia local. --João Carvalho deixar mensagem 00h05min de 8 de dezembro de 2017 (UTC)
@João Carvalho: quanto a mim, esse estatuto só por si não confere notoriedade, além de que resta saber se todas essas academias realmente o têm — duvido muito, pois qualquer um deve poder registar uma organização com o nome de academia de letras. Mas se a comunidade considerar que basta tal estatuto para conferir notoriedade, então não é necessário criar qualquer critério, pois é mais simples e eficaz — porque não não vai abranger apenas academias — referir nos critérios genéricos que qualquer organização irrelevante pode ter artigo desde que se comprove que tem estatuto de entidade de utilidade pública. Em todo o caso, a proposta é que basta EXISTEir para que possa ter artigo! --Stego (discussão) 00h26min de 8 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de todas as propostas acima. mais um critério para uma categoria particular? daqui a pouco teremos critérios para todas as coisas do mundo. menos burocracia, por favor! os critérios gerais são bons o bastante para todos os casos. Tetraktys (discussão) 02h25min de 8 de dezembro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo per Tetraktys, além de atestar notoriedade apenas por existir. Edmond Dantès d'un message? 13h04min de 8 de dezembro de 2017 (UTC)