Wikipédia:Esplanada/propostas/Importar a seção '¿Por qué dar referencias?' de Wikipedia:Verificabilidad (27ago2013)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A seguinte discussão encontra-se encerrada. Por favor não a modifique Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção. Segue-se um resumo das conclusões obtidas nesta discussão. Inconclusivo. Dois editores participaram, mas comentando e não se manifestando contra ou a favor.


Olá, editores. Tenho a impressão de que muitos aqui não percebem qual é a importância de citar as fontes, e por isso, depois de ler as versões hispanófona e anglófona de WP:V, encontrei es:Wikipedia:Verificabilidad#¿Por qué dar referencias? e considerei que essa seção poderá ajudar a esclarecer essa questão aqui. Como já foi liberado espaço no texto de WP:V depois de Wikipédia:Esplanada/propostas/Tornar mais conciso, em WP:V, o fato de verificabilidade e veracidade não serem o mesmo (4ago2013), que apagou uma seção, o acréscimo desta outra que estou propondo não iria contra en:WP:KISS.

A tradução que proponho é a seguinte:

==Por que referenciar?==

Proporcionar referências permite:

  • Comprovar facilmente a exatidão e precisão do artigo. Todo redator de um bom artigo sabe que encontrar referências precisas para uma afirmação ou teoria nem sempre é fácil, e muitas vezes fazê-lo leva tempo e trabalho consideráveis. Ao indicar exatamente qual é a fonte que foi empregada, permite que editores e leitores subsequentes saibam exatamente aonde dirigirem-se para verificar que o conteúdo do artigo corresponde ao das fontes originais.
  • Garantir a fiabilidade do conteúdo do artigo. Sem importar em nada o valor que possa ter uma contribuição original para a Wikipédia, a comunidade de editores não pode pôr em marcha o processo de revisão, comparação e avaliação de que as fontes primárias dispõem para reconhecer o valor das novas contribuições a uma disciplina. A única maneira que temos para avaliar a informação é remetermo-nos ao consenso dos especialistas sobre o tema; se a fonte com a qual nos informamos é fiável, temos garantia de que a informação está à altura do quê uma enciclopédia deve publicar.
  • Assegurar-se de que o conteúdo do artigo não represente unicamente a opinião pessoal do autor. Sem importar as crenças e convicções pessoais de cada um de seus editores, se o material se remete a uma avaliação externa, a Wikipédia cumpre com o princípio enciclopédico de reproduzir objetivamente o estado do conhecimento.
  • Dispor de recursos adicionais para o editor ou leitor interessado. Ao incluir uma seleção de fontes, quem desejar ampliar o artigo terá uma boa ideia de que tipo de material é apropriado, e aonde dirigir-se para obter mais.

Se sabes o suficiente sobre um tema a ponto de poderes escrever de memória sobre ele, ainda nesse caso, o ideal é que comproves os dados de encontro com a fonte antes de realizares o acréscimo e que o deixe claramente documentado. Mesmo que para você seja muito fácil identificar as referências corretas, a ideia é que todos os leitores possam encontrar-las sem ter que consultar contigo em sua página de usuário.

A mudança que fiz foi "consultarlo contigo en tu propia página." → "consultar contigo em sua página de usuário.", para não ficar ambíguo ("qual página seria?"). Não propus trazer o último parágrafo da seção pois ele fala de interlinks, o que não tem a ver com verificabilidade. Proponho que essa seção seja inserida entre a seção "Política de verificabilidade" e a seção "Fontes".

Se tiverem outras ideias de motivos para citar fontes, podem sugerir abaixo. Por exemplo, pode haver quem ache bom citar fontes para evitar plágio/VDA.--Mister Sanderson (discussão) 20h52min de 27 de agosto de 2013 (UTC)

  • O texto precisa de uma pequena revisão. Kenchikka (discussão) 22h41min de 27 de agosto de 2013 (UTC)
Ortográfica?--Mister Sanderson (discussão) 03h42min de 28 de agosto de 2013 (UTC)

acho que reforçar a questão do plágio é positivo. mas há aspectos que devem desencadear novas incertezas e disputas. o segundo parágrafo parece contradizer a regra de que a wikipédia não se rege pela veracidade, e sim pela verificabilidade. no entanto, pode-se reforçar o fato de que boas fontes aumentam a segurança sobre a veracidade do conteúdo. no terceiro parágrafo, acho que deve ficar claro que a opinião pessoal do editor não deve ter papel nenhum na construção da substância do conteúdo, reservando-se a ele o papel de organizador deste conteúdo, apenas. destarte, a frase "Assegurar-se de que o conteúdo do artigo não represente unicamente a opinião pessoal do autor" deveria eliminar a palavra "unicamente". por fim, o último parágrafo indica que o "ideal" é referenciar, quando isso, mais do que ser ideal, é obrigatório. sugiro algo assim: "Mesmo que o editor saiba o suficiente sobre um tema a ponto de poder escrever de memória sobre ele, ainda neste caso, é obrigatória a comprovação das informações através da citação de fontes adequadas". etc. uma última observação diz respeito à redação geral. as ideias me parecem receber uma formulação estranha, até um pouco tortuosa. acho que seria melhor definirmos os pontos que nos interessam e então fazer uma redação inteiramente original, abandonando qualquer paralelismo com o texto estrangeiro. Tetraktys (discussão) 00h44min de 28 de agosto de 2013 (UTC)

Não vejo como o §2 parece contradizer "verificabilidade e não veracidade". Ele diz que não temos revisão editorial na Wikipédia, e que por isso a única garantia que temos de que o conteúdo é de qualidade/verídico/pertinente é avaliando a fiabilidade da fonte. Ele não estimula que avaliemos a informação, só diz para avaliarmos as fontes.--Mister Sanderson (discussão) 03h42min de 28 de agosto de 2013 (UTC)
se vc diz que um dos motivos para referenciarmos é Garantir a fiabilidade do conteúdo, vc está criando um critério que contradiz as regras fundamentais, que são explícitas em isentar a wikipédia do compromisso de ser veraz. nosso aviso geral diz isso ("A WIKIPÉDIA NÃO GARANTE A VALIDADE DOS ARTIGOS"), o segundo pilar diz isso ("Nenhum ponto de vista deve ser apresentado como o "verdadeiro" e/ou o "melhor", tampouco como o "falso" e/ou o "pior"). como eu falei, certamente é útil explicar que boas fontes são garantias melhores do que más fontes ou fonte nenhuma de que o conteúdo corresponde à verdade, mas não podemos induzir o editor a entender a veracidade como um critério oficial. em nosso contexto, a veracidade é um provável produto da edição qualificada, e não um de seus requisitos prévios. além disso, a veracidade em si não está na dependência de quaisquer fontes. o que depende de fontes é a verificabilidade. Tetraktys (discussão) 05h41min de 28 de agosto de 2013 (UTC)
Não estou criando critério, WP:V exige fontes fiáveis. É dever do wikipedista avaliar se as fontes usadas são fontes fiáveis, e isso justamente para garantir que o conteúdo nosso seja fiável. Ser fiável não é o mesmo que ser veraz, e o §2 não fala de veracidade, fala de fiabilidade.--Mister Sanderson (discussão) 18h17min de 28 de agosto de 2013 (UTC)

A discussão acima encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção.