Wikipédia:Esplanada/propostas/Inserir página da Wikipédia em português do Facebook no sitenotice (25nov2015)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pessoal, gostaria de propor que, por um curto período, a página da Wikipédia em português no Facebook seja linkada no sitenotice, de modo que os leitores possam segui-la.

Temos um grande potencial de divulgação da Wikipédia que está sendo subutilizado. Se falássemos mais sobre a Wikipédia fora dela, outros poderiam se interessar mais, podendo haver atração de editores de forma organizada. Entretanto, a Wikipédia é fechada em si própria e se conforma em receber acessos das buscas do Google quando pessoas buscam informações ou - pior - quando terceiros falam da Wikipédia muitas vezes de forma inadequada.

A Wikipédia deve estar onde outros estão. Manter uma página que tenha raiz na comunidade de editores, que use a nossa linguagem e a divulgue para as várias pessoas que desconhecem o básico sobre a Wikipédia é uma forma de nos aproximar dos "outros" e fortalecer a nossa participação nos diversos espaços. Acredito que a página tem se mantido bastante fiel aos princípios da Wikipédia e segue um modelo que permite participação de seus editores na determinação de como a página será usada, como descrito em subpágina. Ela é gerida por seus contribuidores regulares (poderia haver mais interessados), havendo total abertura à comunidade na escolha dos seus gestores.

Inclusive, há alguns projetos que já fazem isso e são muito bem sucedidos, como id.wiki, a sh.wiki, o nosso Wikilivros.

As pessoas se interessam pela Wikipédia, admiram seus objetivos, mas muitos não sabem muito bem sobre seu funcionamento. A página é totalmente livre de dramas e conflitos e tem o interesse de ajudar novos editores, levar ao grande público assuntos relacionados ao projeto e gerar interesse por ela (e acredito que tem feito isso bem). Repetindo, temos um grande potencial de aumentar a visibilidade da Wikipédia de forma saudável e podemos transformar esse potencial em realidade. Obrigado pela participação.—Teles«fale comigo» 02h05min de 26 de novembro de 2015 (UTC)

  • Excelente ideia, quanto mais divulgação melhor para o projeto. DARIO SEVERI (discussão) 02h11min de 26 de novembro de 2015 (UTC)
  • Parabéns pela iniciativa. É uma ótima ideia! Fabiobarros (discussão) 02h32min de 26 de novembro de 2015 (UTC)
Ótima ideia. JMGM (discussão) 02h49min de 26 de novembro de 2015 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta Quem exatamente alimenta essa página? Victão Lopes Diga! 16h43min de 26 de novembro de 2015 (UTC)

@Victor Lopes: Os que alimentam são apontados aqui e o interesse é que mais pessoas queiram participar tanto da página em si como da escolha de outros membros, até pra ter um grupo mais variado. Inclusive, seria interessante ter mais membros de fora do Brasil também. Eu pretendo levar a essa página pro domínio 'Wikipédia' pra deixar claro que a comunidade participa dela e de seus procedimentos.—Teles«fale comigo» 04h26min de 27 de novembro de 2015 (UTC)
Ok, se a lista de colaboradores é pública, então Symbol support vote.svg Concordo. Victão Lopes Diga! 04h51min de 28 de novembro de 2015 (UTC)

Concordo, mas acho adequado definir antes o quanto seria um "curto período". Érico (msg) 20h50min de 26 de novembro de 2015 (UTC)

@Érico: Concordo. Pensei em deixar por um tempo total de 15 dias, mas que não seriam seguidos. Eles podem ser diluídos num período de dois meses pra que incomode o mínimo possível. Não seriam usadas por mais que três dias seguidos, mais ou menos como foi feito aqui. As mensagens seriam bem curtas, como é feito no Wikilivros.—Teles«fale comigo» 05h32min de 27 de novembro de 2015 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo, ótima iniciativa. E. Feld fala 04h36min de 28 de novembro de 2015 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo

  • Se a função da página no facebook é apenas publicitar/divulgar a wikipédia nas redes sociais, é um contra-senso anunciar no objeto da mensagem o veículo da mensagem. Concordo com tudo o que foi escrito. Concordo que o potencial de divulgação das redes sociais é mal aproveitado. Concordo que pode ser um meio de interação pertinente. Concordo que a página deva ser divulgada aos editores do projeto para que eles nela colaborem. Só não estou a ver em que é que divulgar a página ao leitor comum no sitenotice pode contribuir para isto. Se o leitor já está aqui a usar o site, ele já foi captado, não precisa de publicidade à publicidade, nem de sair, "ser captado", e voltar a entrar.
  • Estes grupos/páginas rapidamente degeneram quando ganham atenção. Aquele famoso grupo de banidos e trolls também chegou a ser "semi-oficial" e anunciado no projeto. Veja-se a degradação onde chegou. Esta página está até agora livre de trolls porque é menos conhecida e os trolls vivem do attention-whoring. A partir do momento em que esta página for anunciada no sitenotice, os trolls simplesmente mudam-se para lá. Por mais moderação que se prometa, ela nunca vai ser suficiente nem instantânea.

Dito isto, acho que deviam ser recrutados mais colaboradores para a página entre os editores mais experientes e interessados em aumentar o potencial da página. Quintal 02h52min de 29 de novembro de 2015 (UTC)

Não é um contrassenso, pois a visibilidade do sitenotice da Wikipédia é muito maior do que a visilidade da página. Muitos que acessam a Wikipédia e gostariam de acompanhá-la no Facebook não seguem a página por nunca a terem visto.
Mais colaboradores experientes são muito bem-vindos, inclusive, como falei acima, seria ótimo ter mais portugueses. Acho improvável que a página seja usada por trolls. Os posts fluem bastante e os comentários acabam perdendo visibilidade, reduzindo a chance de o troll conseguir o que pretende. Além disso, quanto maior a visibilidade, há também a chance de maior participação positiva. Havendo interesse da comunidade em retirar a participação de trolls, este podem ser banidos de acessar a página. Vejo o exemplo da página mais antiga da Wikipédia (bastante centrada na Wikipédia em inglês), e não vejo tantos trolls assim, mesmo havendo muito mais visibilidade, vandalismo e trollagem na anglófona. Portanto, acho esses motivos bastante discutíveis e não creio que essa seja uma previsão correta do que acontecerá. Pode haver algum malefício esporádico, mas os benefícios são muito maiores a meu ver.—Teles«fale comigo» 03h09min de 29 de novembro de 2015 (UTC)
Que medidas é que vão ser/estão a ser tomadas/pensadas para controlar o trolling ou uso da página para criar/potenciar conflitos inerentes ao projeto? Só a fluidez de posts não é suficiente. Quintal 03h52min de 29 de novembro de 2015 (UTC)
Isso depende da necessidade. Havendo necessidade, é possível bloquear, por exemplo, o uso de certos termos em comentários que sejam comumente usados por trolls (por exemplo, referência a nomes de usuários que não queiram ser citados). A criação de conta no Facebook não é tão simples quanto criar uma conta na Wikipédia e bloquear alguém traz uma resposta muito melhor, o que poderá ser feito se constatado o abuso. É possível aumentar o número de pessoas com acesso à eliminação de postagens (podendo ou não ter acesso à criação de postagens).
O problema de certos grupos é não possuir moderação nenhuma. Críticas são até bem-vindas e mesmo os bloqueados aqui poderão não ser impedidos de comentar lá caso não haja mau uso, mas eu já presenciei ofensas graves, até contra menores de idade em tais grupos, sendo que nada foi feito. Como a página é bem focada em conteúdo, aumento de participação de editores e apenas em atitudes positivas, não há margem pra esses tipos de abusos. Tomando novamente o exemplo da página mais antiga da Wikipédia, se olharmos os comentários, parece que não existe ofensa, nem abuso ou trollagem. A verdade é que não vemos ofensa, pois existe moderação e isso funciona bem, haja vista que os membros da página são notificados quando alguém comenta e podem responder logo, especialmente se houver vários participando.
Eu citei a fluidez, pois ela é um grande desestímulo, já que um comentário maldoso pode ser empurrado pra baixo por uma série de posts, mesmo que não tenha sido apagado. Enfim, acredito que devemos tentar deixar o espaço o mais aberto possível e deixar bem claro o foco da página, mas, como toda grande página faz, não vejo problemas em impedir o mau uso dela. Outros conseguem; nós também podemos.—Teles«fale comigo» 04h49min de 29 de novembro de 2015 (UTC)
Da mesma forma que os comentários podem ser puxados para baixo com novas postagens, também podem ser puxados para cima com novas respostas a esses comentários e um foco de ataque pode eternizar-se no topo da página durante semanas. Eu ainda não vi regras de utilização da página nem regras para aceder à moderação. Enquanto é apenas uma fan-page, tudo bem; é igual a todas as outras. Mas partir do momento em que se propõe ser uma página "oficial" ou "semi-oficial" da pt.wiki, deve haver uma maior integração entre as duas coisas. Principalmente, deve ficar claro que a página é uma extensão do projeto e comportamento abusivo lá será discutido e sujeito a sanções aqui. Quintal 05h47min de 29 de novembro de 2015 (UTC)
@Antero de Quintal: O objetivo é que seja mesmo uma extensão. Inclusive, o ideal é que decisões sobre a página sejam tomadas na própria Wikipédia com a partipação dos editores em discussões como esta. A comunidade tem o controle sobre a página, inclusive sobre decidir banir, desbanir usuários ou qualquer ação relevante.—Teles«fale comigo» 21h59min de 8 de dezembro de 2015 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo É importante que a Wikipédia esteja onde o povo está, é muito importante uma presença forte nas redes sociais. Igor G.Monteiro (discussão) 23h13min de 7 de dezembro de 2015 (UTC)

  • Por enquanto, apenas o Antero foi contra. Alguém mais tem opinião sobre isso?—Teles«fale comigo» 20h49min de 19 de dezembro de 2015 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. A divulgação é fundamental para que os leitores do projeto possam participar da página oficial da Wikipédia no Facebook, assim fará com que muitas pessoas tenham cada vez mais interesse em contribuir com o projeto. Acredito que isto é o início de uma grande melhoria a respeito da visibilidade da página no Face, o que poderá aumentar o número de editores registrados ativos. WikiFer msg 20h54min de 19 de dezembro de 2015 (UTC)


Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. Ótima ideia. BelanidiaMsg 19h32min de 24 de dezembro de 2015 (UTC)

A seção abaixo dá seguimento, haja vista que apenas um foi contra. Ainda assim, devemos levar em consideração os argumentos do Antero e evitar mau uso da página.—Teles«fale comigo» 23h12min de 31 de dezembro de 2015 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Olá pessoal, venho acompanhando essa proposta há algum tempo e só agora decidi me pronunciar. Nos últimos anos tenho usado muito o Facebook para campanhas de concurso fotográficos visando sempre trazer gente do Facebook para dentro da Wikipédia e do movimento. Acho que fazer algo no sentido oposto não seria muito oportuno, principalmente depois de discussões e publicações como essa. Estaríamos indo na direção oposta ao movimento Wikimedia. Acho que seria relevante ampliarmos nossas redes de comunicação e canais, mas com uma estratégia inversa, objetivando trazer gente do twitter e facebook pra cá e nao o contrário. Rodrigo Padula (discussão) 14h04min de 3 de fevereiro de 2016 (UTC)

A proposta é o contrário do que refere. O proposto não é levar pessoas ao Facebook; é o contrário. A Wikipédia não concorre com o Facebook por usuários. Ambas têm atuações diferentes a as pessoas não deixarão de acessar a Wikipédia por isso. Se estivéssemos inserindo um link pra Barsa, eu concordaria.
O proposto é fortalecer a Wikipédia trazendo mais pessoas do Facebook pra cá. Isso será feito a médio prazo ao aumentar a visibilidade da página no Facebook a curto prazo. Mais pessoas compartilharão a Wikipédia no Facebook, trazendo pessoas de lá pra cá. Ou seja, a proposta é justamente pra trazer mais pessoas do Facebook para a Wikipédia, no momento em que mais pessoas estão falando, compartilhando sobre a Wikipédia, essas pessoas passam a ser replicadoras da Wikipédia, divulgadores dela no Facebook.
Movi seu comentário pra esta seção, pois foi ela que decidiu usar o sitenotice. A seção abaixo é apenas pra decidir a data e o conteúdo. Esta seção está aberta há mais de 02 meses. Se houvesse um motivo realmente sério ele deveria ter sido apontado antes. Eu não vejo o que pode acontecer de mau à Wikipédia ou aos seus usuários com a proposta.—Teles«fale comigo» 17h04min de 3 de fevereiro de 2016 (UTC)
Bom, praticamente o que você está propondo é uma propaganda gratuita de uma rede social dentro da Wikipédia. Se você pretende trazer gente do facebook pra Wikipédia, vc tem que fazer campanhas dentro do Facebook e não dentro da Wikipédia, não faz sentido você botar um link aqui para as pessoas irem para o facebook para voltarem pra cá. Não é questão de concorrer com o Facebook, é não fazer propaganda de um serviço externo redirecionando visitantes daqui pra lá. Pra mim isso é um motivo e um assunto muito sério, senão não estaria aqui argumentando. Se observarem o post que coloquei aqui e a posição de outras comunidades e funcionários da WMF em relação ao Facebook verá que o assunto é bem serio. Rodrigo Padula (discussão)

Dando seguimento[editar código-fonte]

Acho que podemos prosseguir com a proposta. Os próximos passos serão a definição dos dias em que a mensagem ficará visível e qual a mensagem.

Eu proponho que a mensagem seja visível durante uma semana nos meses de janeiro, fevereiro e março. Por exemplo:

  • 14 de fevereiro a 20 de fevereiro
  • 13 de março a 19 de março
  • 10 de abril a 16 de abril (modificada)

A não ser que entre em conflito com alguma campanha grande. De qualquer forma, a mensagem deve ser bem curta e não tomará muito espaço da tela. O que acham?—Teles«fale comigo» 23h12min de 31 de dezembro de 2015 (UTC)

Sei da existência da Wikipédia a muitíssimo tempo, me registrei em 2014, editei durante do fim de 2014 a 2016, fui tutorado pelo usuário Marcos Dias de Oliveira, mas não sabia que a Wikipédia PT tinha página no Facebook, não acho que isto será algo que será extraordinário, mas tudo que puder fazer de divulgação melhor Fox de Quintal (discussão) 00h36min de 2 de janeiro de 2016 (UTC)

@Teles: Symbol support vote.svg Apoio, mas como janeiro ja está no fim, talvez seria melhor começar em fevereiro e ir até abril. @Igor G.Monteiro:, @WikiFer:, @Belanidia:, @Victor Lopes:, @DARIO SEVERI:, @Efeld: e @Fabiobarros: concordam? Leon Saudanha 15h55min de 19 de janeiro de 2016 (UTC)

@Leon saudanha: Eu Symbol support vote.svg concordo sim. WikiFer msg 16h01min de 19 de janeiro de 2016 (UTC)
Tudo bem. BelanidiaMsg 17h19min de 19 de janeiro de 2016 (UTC)
Também concordo. Igor G.Monteiro (discussão) 21h21min de 19 de janeiro de 2016 (UTC)
@Leon saudanha: Sim; concordo. A data que usei inicialmente em janeiro até já passou. Portanto, modifiquei pra abril (ver acima).—Teles«fale comigo» 13h49min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

@Teles: Bom trabalho!--Leon Saudanha 14h31min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

  • A mensagem não deve possuir mais de uma linha. Proponho que seja:
Curta a <span class="plainlinks">[https://www.facebook.com/wikipediapt Wikipédia em português no Facebook].</span> [[Imagem:Facebook-icon-1.png|13px|link=https://www.facebook.com/wikipediapt]]

O que gera:

Curta a Wikipédia em português no Facebook. Facebook-icon-1.png

@Belanidia, Igor G.Monteiro, WikiFer, Victor Lopes, DARIO SEVERI, Efeld, Fabiobarros e Leon saudanha: O que acham?—Teles«fale comigo» 15h25min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo @Teles: simples e direta--Leon Saudanha 15h32min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Igor G.Monteiro (discussão) 15h54min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo, ficou boa. DARIO SEVERI (discussão) 16h38min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Ficou excelente! WikiFer msg 18h57min de 21 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Está ótima! Fabiobarros (discussão) 19h45min de 25 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Victão Lopes Diga! 00h43min de 26 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a mensagem e com as datas. Érico (msg) 00h45min de 26 de janeiro de 2016 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo da mensagem proposta, acho que deveriam criar uma página interna na wikipedia com os demais canais de contato da comunidade lusófona e apontar no central notice um link para a página interna e não diretamente para o Facebok. Rodrigo Padula (discussão) 14h28min de 4 de fevereiro de 2016 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a mensagem e com as datas, porque muitas pessoas aqui, não sabem da existência da página no Facebook e não conhecem seu conteúdo. JMGM (discussão) 03h52min de 5 de fevereiro de 2016 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo. Helder 13h27min de 18 de fevereiro de 2016 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta E aí? Quais foram os impactos dessa iniciativa? Acham que vale continuar vendendo nossa alma por alguns likes no facebook? Rodrigo Padula (discussão) 19h55min de 2 de março de 2016 (UTC)