Wikipédia:Esplanada/propostas/Modificação em WP:GUIA referente à cursos superiores (2nov2018)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A seguinte discussão encontra-se encerrada. Por favor não a modifique Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção. Segue-se um resumo das conclusões obtidas nesta discussão. Consenso obtido para a aplicação do que foi sugerido via contraproposta.


Discussões recentes concluiram que páginas da Wikipédia não devem possuir listas de cursos superiores pois trata-se de informação passível de mudança recorrente (requer atualização) e não possui caráter enciclopédico.

Algumas das discussões que lembro de ter visto:

Entretanto, em Wikipédia: O que a Wikipédia não é, mais espcificamente em WP:GUIA, lê-se:

  • Guia de acesso ao ensino superior - A Wikipédia não é um guia de acesso ao ensino superior. Embora seja aceitável que os artigos de universidades e escolas possam oferecer uma lista de cursos aí disponíveis, os artigos sobre áreas do conhecimento não devem conter listas ou diretórios de cursos e/ou instituições.

Considero que este "embora seja aceitável..." cria uma ambiguidade. Minha proposta é alterar para:

  • Guia de acesso ao ensino superior - A Wikipédia não é um guia de acesso ao ensino superior. Os artigos de universidades e escolas não devem oferecer uma lista de cursos aí disponíveis, bem como os artigos sobre áreas do conhecimento não devem conter listas ou diretórios de cursos e/ou instituições.

R. Kenneth msg 03h52min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Afinal trata-se simplesmente de aplicar o consenso obtido em fevereiro. Temos que tentar acabar com este hábito que temos de nos esquecermos (não nos darmos ao trabalho!) de atualizar as páginas de regras e documentação cujo texto é afetado pelos consensos obtidos. --Stegop (discussão) 09h14min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo --Felipe da Fonseca (discussão) 11h25min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Uma enciclopédia não deve conter esse tipo de informação. Os interessados devem consultar o sítio oficial da instituição e tomar conhecimento das ofertas disponíveis. Além de que esse tipo de conteúdo pode ser visto como WP:SPAM recorrente de empresas privadas que pretendem vender esses cursos com maior exposição aqui. Vanthorn® 16h24min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Existem muitas listas muito menos relevantes, exemplo de lista, e que se proliferam a rodo nesta wiki, indubitavelmente os cursor que são oferecidos, por uma faculdade, não são efêmeros ou irrelevante. Quando a dificuldade de atualização, nos temos isso em qualquer artigo com baixo impacto exemplo. --Econt (discussão) 14h43min de 3 de novembro de 2018 (UTC)

@Econt: O que se discute aqui é a necessidade ou não de mudança do texto em WP:GUIA, bem como formalização do mesmo. O consenso já foi atingido nas discussões que mencionei anteriormente, portanto não altera a posição já alcançada. Sobre as outras listas, aí é outro caso, e se acha que há outras listas que não tem relevância enciclopédica, que abra um tópico na Esplanada, mas que não nivele as discussões por baixo. R. Kenneth msg 17h54min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo É apenas a aplicação do consenso já obtido, como bem observado pelo Stegop. —Thanks for the fish! talkcontribs 16h55min de 3 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Uma lista de cursos não tem conteúdo enciclopédico, menos ainda justifica artigo autónomo. Dux Æ 20h57min de 3 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Assim tira a incoerência. MKBRA (discussão) 01h08min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Essas listas via de regra, servem para disseminação de spam e permanecem desatualizadas. Cito o exemplo da Lista de faculdades de medicina do Brasil, que se encontra em um estado de total inconsistência, praticamente sem condição de corrigir, e o pior, tornou-se um repositório de fontes com propaganda de cursos, como esta, esta e esta.--PauloMSimoes (discussão) 02h49min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra em parte. Os exemplos que foram trazidos até hoje eram todos GUIA, mas posso citar alguns casos [1][2] onde essas listas não seriam guia e nem seriam efêmeras. Eu concordo com a ideia da proposta, mas não com o texto proposto. Talvez possamos explicar que é permitido listar faculdades e outras unidades acadêmicas menores, bem estabelecidas dentro de universidades. Quase sempre é o caso dos centros acadêmicos das públicas, e não das particulares, mas pode haver alguma exceção nessas também. Não sei como seria o texto ideal.-- Leon saudanha 16h29min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

@Leon saudanha: Esta discussão não é sobre listas de faculdades ou outros organismos que fazem parte de universidades ou afins, mas sim sobre listas de *cursos*. --Stegop (discussão) 17h08min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário @Rafael Kenneth: acredito que você tenha se precipitado ao criar o tópico no esplanada/proposta. Conforme o consenso de remover tais listas já tenha sido aceito, o correto seria abrir o tópico no esplanada/geral ou até mesmo em uma página de discussão específica. Nesse caso, ao criar na esplanada/proposta, induz que trata-se de uma proposta ainda não aceita (podendo entrar em atrito com a anterior já aceita). Edmond Dantès d'un message? 00h17min de 5 de novembro de 2018 (UTC)

Não acho que tenha sido precipitada; eu deixei claro na primeira linha que Citação: Discussões recentes concluiram que... e presumo que tenham lido isso. Apesar disso, fiquei longo tempo fora da WP e estou meio enferrujado, concordo que poderia ter aberto em uma página de discussão, mas acho que isso não geraria impacto diferente, pois seria a mesma discussão em outra página. R. Kenneth msg 00h32min de 5 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo, muito embora ache que possam existir casos onde seria admissível listar. Mas confio que o bom-senso futuro corrigirá isto.--Mister Sanderson (discussão) 22h26min de 5 de novembro de 2018 (UTC)

Citação: Aqui não se discutem listas de faculdades ou outros organismos que fazem parte de universidades ou afins, mas sim listas de *cursos* escreveu: «Stegop» Eu sei, mas é melhor deixar isso claro logo, porque la na frente alguém vai ter uma interpretação mais extensiva desse "cursos" e aí vai ser um problema explicar que não era isso que se queria dizer quando se aprovou o consenso aqui. Já vi acontecer com outras regras onde as coisas não ficaram explicadinhas nos detalhes.

  • Guia de acesso ao ensino superior - A Wikipédia não é um guia de acesso ao ensino superior. Os artigos de universidades e escolas não devem oferecer uma lista de cursos aí disponíveis, bem como os artigos sobre áreas do conhecimento não devem conter listas ou diretórios de cursos e/ou instituições.As únicas exceções permitidas são unidades acadêmicas consolidadas, como por exemplo, uma descrição de faculdades ou centros acadêmicos relevantes dentro de um artigo de uma universidade.

Esta seria minha contraproposta.-- Leon saudanha 13h57min de 5 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio--PauloMSimoes (discussão) 08h11min de 17 de novembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio --Stegop (discussão) 21h10min de 17 de novembro de 2018 (UTC)

-- Leon saudanha 01h46min de 21 de novembro de 2018 (UTC)
A discussão acima encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção.