Wikipédia:Esplanada/propostas/Permitir jogadores que somente venceram estaduais terem suas biografias respeitando a WP:DESPORTISTAS (21abr2021)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu fico incomodado com muitas pessoas eliminando páginas de jogadores que só ganharam estaduais e mantendo algumas, sinceramente está na hora de votar sobre o fato de permitir biografias de jogadores que só ganharam regionais e primeira divisão de campeonatos estaduais para a WP:DESPORTISTAS. E claro, desde que tenha muito destaque e participe de muitos jogos. O que acham? Arthur Garbuio (Discussão) 12h28min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra Votar-se a questão sem antes ser debatida e tentado um consenso. Mr. Sand.Ano ⓬ 18h07min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Compreendo a sua proposta, mas dificilmente seria aprovada porque ela impacta claramente em REGIONAL. Será mesmo que um atleta que ganha um torneio a nível regional ou estadual teria cobertura significativa reputada por fontes independentes longe da própria região? Conforme WP:APDE/REGIONAL, apenas fontes locais seria um argumento para eliminar o artigo e não para manter, exceto se o biografado tiver o cumprimento de fontes fora da região, mas o critério específico poderia se sobrepor ao critério válido para argumentações em PEs. Por esta razão, ganhar somente estadual ou regional não seria permitido na Wikipédia. WikiFer msg 15h34min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra embora seja importante comtemplar o futebol da Wikipédia, acessando assim um público bem grande de adoradores deste esporte, creio que do modo como está, já muitas páginas indevidas acabam permanecendo... provavelmente, portanto, o problema está naquelas que permaneceram e não naquelas que foram excluídas. --Felipe da Fonseca (discussão) 15h40min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol comment vote.svg Observação: Caro usuário Arthur Garbuio, verifiquei aqui que há um PRECEDENTE que você poderia utilizar nas PEs para manter artigos de futebolistas que ganharam apenas títulos estaduais (desde que o jogador tenha feito parte do time titular campeão): Wikipédia:Páginas para eliminar/Luiz Felipe (futebolista). Isso não significa que os demais artigos serão mantidos, mas poderia levar para votação, caso também haja argumentos para eliminar o verbete. WikiFer msg 15h46min de 21 de abril de 2021 (UTC)

O tal artigo possui o mesmo padrão de várias páginas as quais envio para EC: jogador que somente ganha torneios regionais e as fontes apenas citam sobre as transferências. Estou querendo entender como esse artigo foi mantido. Leandro Drudo (discussão) 16h31min de 21 de abril de 2021 (UTC)
A comunidade avaliou pela manutenção do verbete e não houve parecer pela eliminação, o que abre precedente para que haja argumentação válida pela manutenção do artigo. Muito simples! WikiFer msg 17h33min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra, outra tentativa de transformar a Wikipédia em "Futebol Brasileiropédia". Conquistar um campeonato estadual no Brasil tem a mesma notoriedade de ganhar um torneio no Alasca, na Galiza ou de qualquer região subnacional espalhado por aí: nenhuma. Leandro Drudo (discussão) 16h07min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra A Wikipédia é uma enciclopédia generalista, não é uma "futepédia" ou algo assim. Eu iria na direção contrária: permitiria apenas jogadores que serviram à seleção principal de seu país num torneio oficial (Copa do Mundo, Copa América, Confederações, etc.) ou uma seleção que tenha disputado Jogos Olímpicos. Esses são jogadores que se destacam efetivamente dos demais; o resto é profissional trabalhando. Yanguas diz!-fiz 16h17min de 21 de abril de 2021 (UTC)

Isso é uma medida extremamente rígida. Não concordo que para ter relevância precisa ser jogador de seleção. Se assim fosse, um monte de jogadores de fato relevantes, notórios e reconhecidos por WP:PARES teriam seus artigos eliminados. Liquet Id dice 18h12min de 21 de abril de 2021 (UTC)
@Liquet: A regra geral seria essa, o que não implicaria necessariamente exclusão sumária de quem não se enquadrasse; casos particulares poderiam ser avaliados pela comunidade. Yanguas diz!-fiz 20h35min de 22 de abril de 2021 (UTC)
@Yanguas: entendo. Pq vc n faz uma proposta mais detalhada para que avaliamos melhor? Liquet Id dice 20h37min de 22 de abril de 2021 (UTC)
Apoio. --Felipe da Fonseca (discussão) 20h40min de 22 de abril de 2021 (UTC)
@Liquet: Devo fazê-lo oportunamente. Só citei aqui para ilustrar meu pensamento. Yanguas diz!-fiz 02h54min de 23 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra. O futebol é um dos esportes mais difusos em termos de ligas, elencos e plantéis, e a verificabilidade dos componentes destes fica séria e espontaneamente comprometida. É muito difícil fixar uma faixa razoável e plausível para um desporto que tem milhares de pretendentes e "profissionais" (não entrarei no mérito da palavra) já ativos. Para mim, esse é um problema crônico que provavelmente jamais será resolvido — note-se, a título de exemplo, a infame criação da tal superliga dos clubes europeus preponderantes: como ficam suas ligas domésticas? Perdem relevância automaticamente? Me desculpem, mas o esporte, pelo menos o futebol, sempre esteve fadado a isso. Kimi take a bowl here 11h15min de 22 de abril de 2021 (UTC).


Não vou entrar no mérito, mas acho que o critério de esportista deveria ser mais elaborado. Sem dúvida falta texto mais explicativo. Acho que a Wikipédia lusófona, estando entre as maiores Wikipédias, tem em seus critérios de inclusão poucas resoluções. As vezes acho que os lusófonos tem dificuldade em discutir estes temas, por isso tem só algumas sugestões e sempre subjetivo. Caso idêntico ao que estou discutindo em Wikipédia:Esplanada/propostas/Nova versão para o critério notoriedade para Prefeitos (16abr2021).--Artur Gomes de Morais (discussão) 20h56min de 22 de abril de 2021 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo. A proposta feita se deve ao fato de que algumas biografias que proponente da esplanada criou, terem sido eliminadas por consenso. E outra, seria mais um amontoado de jogadores que simplesmente jogam, como citado pelo Yanguas. A Wikipédia anglófona é uma bagunça nesse quesito devido a alta liberdade que lá tem, qualquer artigo. Citação: Arthur Garbuio escreveu: «[...] a primeira divisão de campeonatos estaduais para a WP:DESPORTISTAS. E claro, desde que tenha muito destaque e participe de muitos jogos [...]» sempre haverá precedentes para criação de jogadores que só jogarem 1 jogo, se já existe sem ter essa regra proposta, imagine se tiver. Sem regras, vira bagunça. Concordo que tem haver mudanças em WP:DESPORTO, mas não com a inclusão de uma regra que vai abrir precedentes. Patrick fala! 01h15min de 23 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra Esta proposta iria acabar com tudo que a comunidade está tentando solucionar: O número imenso de artigos futebolísticos problemáticos, muitas vezes criados em massa. Em contrapartida, sempre haverá fontes fiáveis para atletas que conquistaram o(s) primeiro(s) escalão(ões) de competições mais altas de seus países e do mundo. Ovelhamauro (diga) 18h43min de 23 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra da proposta. Não se pode criar uma biografia apenas, porque um desportista ganhou uma estadual, penso que os critérios atuais, até hoje encontram-se bem definidos e explícitos. --Duke of Winterfell (Msg) 23h13min de 28 de abril de 2021 (UTC)

Se espera dum projeto minimamente descente e sério um nível de comprometimento dos envolvidos. Em um âmbito colaborativo e voluntário, torna-se essencial o cumprimento correcto das políticas por parte dos criadores de artigos ou dos responsáveis por inserir determinado conteúdo. Ao invés disso, a comunidade começou a criar mecanismos que justificava o não cumprimento das nossas regras simplesmente porque a criação em massa sempre foi mais fácil do que desenvolver um conteúdo digno.

No contexto de biografias de futebolistas na Wikipédia, a bizarrice é potencializada por uma série de fatores e pela presença de editores que deturpam e distorcem qualquer conceito da palavra "colaboração." Um exemplo extremo de bizarrice é o simples descontrole de um editor, com milhares de criações em massas sobre atletas, que se frustrou porque a nossa comunidade não estava aceitando as suas criações de duas linhas "respaldadas" nos critérios de notoriedade da Wikipédia anglófona. Esta, inclusive, é um bom exemplo de mediocridade editorial, pelo menos na pauta futebolistas. A Wikipédia em inglês permite qualquer jogador que atuou em um jogo oficial de qualquer competição, um critério bobo que somente gera centenas e centenas de biografias de jogadores desconhecidos do Azerbaijão, Turcomenistão ou qualquer outro local onde o futebol profissional é do mais baixo nível possível e que passarão décadas sem qualquer atualização significativa.

Claro, nem precisamos ir tão longe, basta virar stalker das contribuições do Leandro Drudo, do Eric Duff, do Manope2011 ou até das minhas contribuições e verão dezenas de casos de jogadores de futebol criados por contas de comportamento protocolares/semelhantes que criam as páginas em condições horrorosas e nunca mais voltam para atualizar os dados. Oras, se os próprios criadores abandonam essas biografias então não vamos cobrar uma a qualidade razoável. Portanto, o que a comunidade deseja? Manter uma esperança desiludida e burra de que todos os artigos são pautas relevantes e um dia serão melhorados por uma alma abençoada que pode nem sequer ter nascido ou se criar uma mentalidade mais rigorosa sobre o conteúdo que se coloca nela? O futebol é um assunto tão amplo e desproporcional no próprio Brasil, onde tem estados com cinco postulantes ao título Brasileiro e estado que nem sequer tem um time na terceira divisão. Qualquer alteração nesses critérios tem grande potencial de criar mais bizarrices. Edmond Dantès d'un message? 14h17min de 30 de abril de 2021 (UTC)

@Conde Edmond Dantès:, o estrago seria maior, pois haveria campeões subnacionais em outras modalidades esportivas no site, não somente no futebol. Fico imaginando páginas sobre campeões estaduais de fisiculturismo se essa proposta for adiante. Leandro Drudo (discussão) 14h52min de 30 de abril de 2021 (UTC)
@Leandro Drudo: a proposta não foi pensada! Parece que o editor respondeu para as páginas que eu indiquei para eliminação. Esse cenário que você descreveu seria extremamente possível em vários outros esportes olímpicos: triatlo, esgrima, judô... competições estaduais que possuem seus valores, mas que ficam muito longe do escalão intermediário. Aliás, todos os esportes sofrem desta desigualdade já que competições estaduais de esgrima no Brasil possuem um nível de importância tão medíocre quanto os campeonatos de futebol dos países da Ásia Central. Por outro lado, a esgrima de Ossétia do Norte-Alânia talvez seja mais relevante que qualquer competição nacional da América Latina. A única diferença entre os casos é que os competidores russos são qualificados que fatalmente conquistam feitos nacionais, internacionais e até mesmo olímpicos.
Até mesmo se manter uma visão restrita ao futebol... se a regra foi validada a comunidade vai ter biografias de jogadores campeão da segunda divisão do Acre, enquanto vai excluir muitos jogadores relevantes para seus clubes de primeiro escalão. Claro, os torcedores do suposto campeão da segunda divisão acreana podem ficar felizes e criar as biografias dos jogadores, que terminam saindo do clube em alguns meses e os mesmos torcedores nunca mais retornam para a página daquele jogador. É o simples dilema da euforia para o desinteresse. Edmond Dantès d'un message? 15h51min de 30 de abril de 2021 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra, para tornar a Wikipédia um depósito desordenado de informações? Eu entendo perfeitamente que fãs do esporte que acompanham a progressão dos seus times desejam uma forma de acompanhar e informar a carreira dos profissionais, mas é um fato inconteste que raramente tais artigos se expandem! A quantidade de artigos eliminados com de jogadores do tipo, com a quantidade de apenas duas linhas no máximo no corpo do texto é gritante, e os critérios ajudam justamente a filtrar jogadores que, por conseguirem ascensão dentro do esporte, tenham muito mais chance de ter artigos bem feitos, visto que notoriedade gera maior cobertura, logo, maior quantidade de fontes fiáveis e independentes e portanto artigos com mais qualidade. Flexibilizar WP:ESPORTISTAS, como já dito por meus colegas e quero reforçar aqui, é abrir espaço para um festival de artigos com malabarismos retóricos e fontes obscuras pra tentar dar destaque a um festival de profissionais ainda no começo de carreira.--Wolf pois não? 01h43min de 5 de maio de 2021 (UTC)