Wikipédia:Esplanada/propostas/WP:V - remover seção 'fontes de fiabilidade duvidosa' (5set2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A seguinte discussão encontra-se encerrada. Por favor não a modifique Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção. Segue-se um resumo das conclusões obtidas nesta discussão. Proposta aprovada por unanimidade. Resultado aplicado nesta edição.


Olá, editores. Existe uma seção de WP:Verificabilidade que não faz um bom conjunto com a política ali. Vejam só o conteúdo:

#Fontes de fiabilidade duvidosa
De maneira geral, fontes de fiabilidade duvidosa têm uma fraca reputação em termos de verificação factual e revisão editorial. Poderão nem sequer ter este tipo de mecanismos. Por vezes, uma afirmação ou declaração só pode ser encontrada numa publicação de fiabilidade duvidosa, tal como um jornal tabloide. Se essa declaração ou afirmação é relativamente pouco importante, remova-a. Se ela for suficientemente importante para a manter, atribua-a à fonte em questão. Por exemplo: "De acordo com o jornal tabloide X,…".

Como regra básica, fontes de fiabilidade duvidosa não deverão servir como referências em artigos sobre elas próprias (ver abaixo).

Essa seção não traz nada de novo à política, pois já é dito em outras partes que a Wikipédia não deve usar fontes que não sejam fiáveis:

  1. Citação: WP:V escreveu: «Verificabilidade significa que pessoas lendo e editando a enciclopédia podem checar se a informação provém de uma fonte fidedigna
  2. Citação: WP:V#Política de verificabilidade escreveu: «Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada
  3. Citação: WP:V#Política de Verificabilidade escreveu: «Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada
  4. Citação: WP:V#Política de Verificabilidade escreveu: «A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseja introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material»
  5. Citação: WP:V#Fontes escreveu: «Os artigos da Wikipédia devem ser baseados em fontes credíveis e independentes.»
  6. Citação: WP:V#Fontes escreveu: «Tais fontes devem ter reputação em termos da própria aferição e exatidão dos fatos.»
  7. Citação: WP:V#O ónus da prova escreveu: «Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»
  8. Citação: WP:V#Objecções à remoção e alternativas escreveu: «Na prática, isto quer dizer que todo material sem fontes que seja removido só pode ser reintroduzido no artigo com citações, atribuindo este texto a uma fonte confiável na forma de uma referência colocada no texto, e que a fonte suporte diretamente o material em questão.»
  9. Citação: WP:V#Objecções à remoção e alternativas escreveu: «Outro método será tornar invisível aos leitores o conteúdo não referenciado, utilizando a marcação <!-- antes do material em causa, e --> a seguir ao mesmo, até que fontes fiáveis tenham sido providenciadas.»

Vêem quantas vezes já se deixa claro que as fontes devem ser fiáveis? Não é realmente preciso uma seção só pra dizer que 'de maneira geral, fontes de fiabilidade duvidosa têm fraca reputação editorial' (sério mesmo? Que tautologia!). Além do quê, essa seção nem ajuda a esclarecer como se distingue uma fonte de fiabilidade duvidosa duma fonte de fiabilidade que não é duvidosa. Isso ajuda em quê?

Logo...

Proponho: mover para WP:FF, ou simplesmente remover a seção, o que vocês acharem melhor. --Mister Sanderson (discussão) 01h02min de 6 de setembro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio Eliminar o trecho completamente. Acho engraçado que a seção em questão diz basicamente o oposto de sua equivalente na wiki anglófona, que em minha opinião faz muito mais sentido. Parece-me que mover para WP:FF apenas transfere a incoerência de lugar. Além das incoerências já apontadas, ainda pode ser conflitante com a nossa seção sobre fontes publicadas pelo próprio (adicionei um atalho, WP:FPP). Sou completamente favorável à remoção do trecho, ou adequação para algo equivalente à supracitada da wiki anglófona tal que elimine as inconsistências apontadas. Saturnalia0 (discussão) 01h27min de 6 de setembro de 2017 (UTC)
Symbol support vote.svg Apoio -- Leon saudanha 18h27min de 6 de setembro de 2017 (UTC)
Para propósito de clareza, Leon saudanha, você apoia remover a seção totalmente, ou mover para WP:FF? Eu tinha dado as duas opções, na minha proposta.--Mister Sanderson (discussão) 20h10min de 6 de setembro de 2017 (UTC)
MisterSanderson apoio remover totalmente.-- Leon saudanha 21h32min de 6 de setembro de 2017 (UTC)
Symbol support vote.svg Apoio Se uma informação só puder ser encontrada em fontes de fiabilidade duvidosa, não há razão para mantê-la em uma enciclopédia, sendo preferível que permaneça ocultada até que encontre respaldo em uma fonte com maior credibilidade. Quanto a poder servir como fonte do próprio, não tenho um posicionamento definido. --ArgonSim (discussão) 10h47min de 13 de setembro de 2017 (UTC)
Symbol neutral vote.svg Neutro --Usien6 17h51min de 14 de setembro de 2017 (UTC)

A discussão acima encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção.


Sério mesmo que uma semana de discussão e três apoios são suficientes para remover algo de uma política oficial? Nem numa EAB, processo consideravelmente menos importante, tolera-se tão pouco. Nakinndiscussão 23h49min de 18 de setembro de 2017 (UTC)

Nakinn Dúvida honesta: Há algo que dite prazos ou quórum mínimo para tal? Caso contrário e caso creia necessário, talvez vala a pena iniciar uma discussão a respeito. Saturnalia0 (discussão) 23h58min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Para discussões gerais, não que eu saiba. Por isso comparei esse processo de decisão com um tipo menos importante. Três apoios em 13 dias parece pouco mesmo considerando que o tamanho da comunidade. Nakinndiscussão 00h04min de 19 de setembro de 2017 (UTC)

@Nakinn: Eventualmente, uma semana pode ser pouco, mas a falta de participação não pode ser motivo para bloquear a evolução do projecto. Se as pessoas não se interessam, problema delas. Se alguém não viu e vê depois, então depois faça uma contra-proposta de alteração. A realidade desta comunidade é que, além dela ser bastante pequena, a parte dela que participa no domínio Wikipédia é residual - E é com isso que temos de viver.-- Darwin Ahoy! 11h22min de 19 de setembro de 2017 (UTC)