Wikipédia:Etiquetas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Página principal (discussão) Instruções Solicitações Análise e estatísticas Bloqueios Etiquetas Gestão: Filtro   Etiquetas

Etiquetas são mensagens breves colocadas pelo MediaWiki e extensões como o filtro de edições (quando uma edição de um usuário corresponde a um dos filtros). Essas mensagens aparecem após o sumário de edição, caso este exista, e o botão "(desfazer)" como no exemplo seguinte no qual a etiqueta apresentada é "Espaçamento excessivo.":

06:10, 2009 março 20  81.126.118.9 (discussão) (7 bytes) (blá blá blá) (desfazer) (Espaçamento excessivo.)

Estas etiquetas são visíveis em várias páginas, como mudanças recentes, histórico de edições, na diferença entre edições (ao comparar 2 edições de uma página), entre outras. As etiquetas existentes encontram-se na página Especial:Etiquetas.

Não confundir as etiquetas que têm um campo próprio e são preenchidas automaticamente, com o sumário de edição automático que aparece em determinadas situações no campo do sumário de edição, quando o usuário não preenche o sumário.

Como pesquisar edições com etiquetas[editar | editar código-fonte]

As edições com estas etiquetas podem ser pesquisadas (filtradas) em Especial:Contribuições, Especial:Mudanças recentes, em históricos de edições, entre outras páginas, onde se encontra o campo "Filtro de etiquetas:". Para filtrar as edições com determinada etiqueta deve-se aceder à página Especial:Etiquetas, escolher e copiar o texto da etiqueta na coluna "Aparência nas listas de modificações" e colocar esse texto no campo "Filtro de etiquetas:" da respectiva página (histórico, mudanças recentes, etc). Ou simplesmente aceder à página Especial:Etiquetas e clicar na ligação "nnnn modificações" (sendo nnnn o número de edições etiquetadas), no campo à direita da etiqueta que se deseja pesquisar.

Como configurar etiquetas (para administradores)[editar | editar código-fonte]

As etiquetas não devem ser utilizadas em filtros demasiadamente específicos. Nestes casos deve-se usar o registo de cada um dos filtros que se encontram na coluna Contagem de correspondências da página Especial:AbuseFilter.

Para cada etiqueta, a respectiva mensagem pode ser consultada e editada (por administradores) em Especial:Etiquetas. Devem ser criadas com o formato usual no campo Aparência nas listas de modificações.

As mensagens das etiquetas devem ser o mais curtas possível de forma a poder-se copiar/colar e memorizar facilmente no histórico das páginas para pesquisa. Basta um pequeno erro ao copiar uma etiqueta para o filtro de pesquisa de etiquetas não funcionar (o campo de filtro de etiquetas é bastante pequeno). Devem-se evitar etiquetas como "Edição possivelmente vandalizada. Verifiquem isto!" (incluindo a pontuação) pela razão anterior e porque como a própria natureza do filtro de abusos, que não é perfeito, uma marcação com "Possível vandalismo" indica que essa marcação está sujeita a falhas e não quer dizer que seja realmente um vandalismo. Isso é importante pois por enquanto não é possível editar ou remover as etiquetas que forem inseridas em uma revisão.

Normalmente o nome das etiquetas não deve ser alterado na interface do filtro de abusos após ter sido utilizado por algum filtro em edições detetadas, pois desta forma iria criar uma nova etiqueta (vide bugzilla:18672). Por isso certifique-se que escolheu o nome correto previamente, ou então altere a descrição do próprio filtro. Atualmente não é possível eliminar ou renomear as etiquetas.