Wikipédia:Exclusionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

Exclusionismo é uma filosofia praticada por alguns wikipedistas que buscam tornar os artigos mais úteis através da eliminação de informação irrelevante, supérflua ou com problemas de manutenção.

É o oposto do melhoracionismo, que se foca na melhoria do conteúdo com problemas, sendo o meio termo simplesmente não fazer nada ao ver problemas, ou apenas sinalizá-los com predefinições de manutenção.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Os exclusionistas removem material com base em elementos como relevância, tamanho do artigo, informação já existente em outro artigo, e etc. Eles derivam sua filosofia, em parte, da perspectiva segundo a qual: "muitas vezes o que não é dito é mais importante do que o que é dito".

Ao encontrar artigos com problemas, eles preferem primeiro remover o conteúdo problemático, e quem quiser manter o conteúdo que o melhore. Para permitir essa melhoria, dependendo do contexto, o conteúdo excluído (ou o diferencial da remoção) é passado para a discussão para que outros possam ver e corrigi-lo.

O moto exclusionista:
Prevenir é melhor do que remediar.
O imperativo exclusionista:
Procure excluir todo material irrelevante e supérfluo dos artigos da Wikipédia. Se não quiser excluir, modifique. Somente apague o artigo quando a exclusão não deixar nada de substancial.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

O exclusionismo, assim como seu oposto melhoracionismo, são duas versões do imediatismo, que deseja fazer algo no momento em que conteúdo indevido é detectado.

O Exclusionismo está mais próximo do Fusionismo pois, ao eliminar conteúdo irrelevante, o exclusionista pode perceber que não sobrou conteúdo e por isso indica o artigo para ser fundido. É um fusionismo moderado pois também considera o tamanho dos artigos, não querendo criar artigos grandes.

Apesar do nome, é possível ser exclusionista e inclusionista, no sentido de manter todo artigo que considera notório mas desde que, após a remoção do conteúdo indevido, reste informação suficiente.

Referências[editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.