Wikipédia:Exopedianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Exopedianismo é a filosofia de focar no lado enciclopédico da Wikipédia (artigos e conteúdo relacionado) ao invés do lado social e institucional do projeto. Usuários que praticam a filosofia são chamados exopedianos e têm como oposto o metapedianismo. Mesopedianismo fica entre as duas coisas.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Exopedianos podem parecer editores frios e indiferentes para alguns usuários, em parte devido ao foco pessoal na contribuição com edição do conteúdo da Wikipédia, ao invés da interação com os usuários. Eles podem nem sequer importarem-se em criar uma conta na Wikipédia, fazendo todas as suas edições anonimamente. Contudo, podem interagir em algumas áreas internas da Wikipédia onde os artigos nos quais estão focados serão alterados de alguma forma significativa: fusão, votações para apagar ou promover artigos, entre outros.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

O Exopedianismo e o Enciclopedismo possuem relações muito próximas, já que ambos preferem se focar no domínio principal.

Citações[editar código-fonte]

  • Estamos aqui para construir uma enciclopédia e não para fazer parte de uma comunidade.

Referências[editar código-fonte]