Ajuda:FAQ/Escolas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
< Ajuda:FAQ(Redirecionado de Wikipédia:FAQ Escolas)
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg Esta página ou seção está a ser traduzida. Ajude e colabore com a tradução.
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.


FAQ para Escolas

Atalho:
WP:FAQescolas

Esta FAQ (perguntas frequentes) lida com algumas questões que professores ou administradores de escolas possam ter em relação ao conteúdo da informação presente na Wikipédia, e o uso da Wikipédia por estudantes. Se está a pensar em atribuir um projecto escolar baseado na Wikipédia, veja Wikipedia:Projectos escolares e universitários. Para informação mais geral, veja Wikipedia:Conselhos para os pais.

Introdução

Atalho:
WP:FAQescolas#INTRO
Conceitos como open source, copyleft, escrita colaborativa, e contribuições voluntárias para o bem público podem ser ideias novas e pouco familiares para muitos estudantes. A Wikipédia oferece uma oportunidade para educadores explorarem conceitos de confiança pública que provavelmente irão continuar a crescer em importância ao longo da vida da população jovem de hoje em dia.
Algumas questões usuais que estudantes e educadores perguntam sobre a Wikipédia são respondidas abaixo baseadas no estatuto da Wikipédia e projecções razoáveis para o seu futuro imediato.


O que significa wiki?

Atalho:
WP:FAQescolas#WIKI
O termo "wiki" deriva da frase "WikiWiki", que em havaiano significa "rápido". Um wiki é um sítio na internet que permite que pessoas contribuam conteúdo; veja o nosso artigo sobre wikis para mais informações.

A Wikipédia é precisa e fiável?

Atalho:
WP:FAQescolas#FIABILIDADE
A Wikipédia é um compêndio de conhecimento existente e publicado e é tão fiável como as fontes externas das quais depende. Felizmente, a Wikipédia é bastante regular sobre a citação de fontes (bem mais regular que muitas outras fontes). Se um determinado artigo não fornece citações, então pode ser ou não fiável e o leitor deve usar o seu próprio bom senso. Estudantes nunca devem usar informação presente na Wikipédia (ou qualquer outra enciclopédia online) para objectivos formais (tal como redacções ou ensaios) até que tenham verificado e avaliado a informação baseados numa fonte externa. Por isto, a Wikipédia, tal como outras enciclopédias, é um bom sítio para começar uma pesquisa mas nem sempre um bom sítio para acabar.
A Wikipédia está a crescer rapidamente, a a sua fiabilidade está constantemente a melhorar. Leitores comparam artigos continuamente com o que eles já sabem e melhorar a sua precisão e detalhe. Por causa da sua capacidade de crescimento, a Wikipédia é citada quase diariamente na imprensa.
Por outro lado, é possível que um artigo específico seja parcial, desactualizado ou factualmente incorrecto. Isto é verdade de qualquer recurso. Todos os factos importantes devem ser verificados, independentemente da sua fonte. Em geral, artigos populares tendem a ser mais correctos porque são lidos mais vezes e por isso qualquer erro são corrigidos atempadamente. Artigos da Wikipédia podem também sofrer de problemas particulares tais como viés regional, mas isto também melhora com o tempo. Para mais informação, veja en:Wikipedia:Criticisms (em inglês).

O que previne que alguém contribua com informação falsa?

Atalho:
WP:FAQescolas#FALSO
Os mecanismos de controlo de qualidade são mais reactivos do que preventivos, e qualquer pessoa pode, neste preciso momento, ir a quase qualquer página e mudar a informação presente nela para a tornar falsa ou enganosa.

Apesar de que a maioria das edições melhoram a enciclopédia, vandalismo desta natureza é bastante frequente.

Felizmente, tais erros deliberados não duram muito tempo. Centenas de contribuidores dedicados monitorizam edições em tempo real (principalmente em artigos importantes ou controversos) e rapidamente revertem edições não apropriadas. Muitos artigos estão na lista pessoal de vigiados de um ou mais editores, e isto fornece uma segunda camada de controlo de conteúdo. Por último, o grande número de usuários está constantemente a analisar e melhorar todos os artigos, desfazendo vandalismos assim que são encontrados. Se um usuário anónimo ou relativamente novo mudar uma estatística ou data nem que seja subtilmente, sem justificar a sua edição, provavelmente vão levantar alguns alertas. Se um indivíduo continua a vandalizar depois de avisado, então pode mesmo ser impedido de editar.
A chave deste sistema reactivo é que a Wikipédia, ao contrário de fontes impressas convencionais, mantém a história completa de cada mudança em cada artigo. Nada é alguma vez perdido, e nenhum abuso é permanente. Veja Wikipedia:Histórico para mais informação
Apesar disto tudo, a Wikipédia certamente não é perfeita. Um leitor pode ter o azar de chegar a uma página que acabou de ter sido vandalizada e antes dela ter sido reparada. Houve casos em que vandalismo só foi detectado meses depois de ter sido inserido. A qualquer momento há certamente informação pouco correcta algures na Wikipédia. É por isto que leitores devem ser diligentes em verificar a informação encontrada contra fontes externas, como discutido acima. É também uma boa ideia, se se sente desconfortável com um artigo, verificar o seu histórico à procura de edições de má-fé recentes. Se encontrar algum pedaço de vandalismo não corrigido, pode até decidir ajudar usuários futuros corrigindo-o você mesmo. É essa a grande vantagem da Wikipédia.