Wikipédia:Fontes confiáveis/Central de confiabilidade/Rede Zerozero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

21 de dezembro de 2021[editar código-fonte]

Citação: 58835131] + 62642961] escreveu: «sites totalmente colaborativos que "crescem com a participação de todos os leitores" (https://www.ogol.com.br/zzcol.php, https://www.zerozero.pt/zzcol.php), havendo até ranking dos maiores colaboradores em todos os idiomas. Não há nenhum mecanismo mínimo de checagem em todos, como em outros sites. Basta abrir uma conta grátis e começar a contribuir.»

26 de maio de 2022[editar código-fonte]

  • Nome da fonte - Rede Zerozero
  • Área de atuação – Esportes
  • Domínios – zerozero.pt, ogol.com.br, ceroacero.es, playmakerstats.com, calciozz.it
  • Propositura – 26/05/2022 (UTC)
  • Conclusão – Não houve extensa discussão, mas houve consenso apenas a seção de notícias do site é confiável enquanto as demais seção são colaborativas e, portanto, não-confiáveis. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 17h31min de 4 de setembro de 2022 (UTC)

Utilizo este website à já vários anos como forma de me informar acerca do mundo do desporto, nas determinadas modalidades em que o site opera. Tendo por base que toda a informação de que dispõe seja, notícias, artigos, bases de dados, palmarés, históricos desportivos, entre tantos outros exemplos, encontra-se sempre grande profissionalismo e informação sempre acompanhada de fontes respeitadas e sempre ao encontro do que a Wikipédia sugere e deseja para a continuação do bom funcionamento desta rede de informação. Além do mais, ainda no ano passado este site de desporto foi premiado pela própria entidade que gere o futebol profissional em Portugal pelo seu excelente trabalho na divulgação do futebol. Deixo aqui o link: https://maisfutebol.iol.pt/premios/melhor-jogador/liga-todos-os-premiados-da-epoca-2020-21 Apesar de em algumas áreas as informações ainda estarem em parte incompletas, como por exemplo no futebol amador, não deixa de ser um website com fontes confiáveis e que vão ao encontro do que a Wikipédia sugere e pede. Em suma, na minha opinião acho ser injusto a forma como marcaram este website como fonte não confiável e peço que aceitem este pedido para que esta fonte seja retirada do painel de fontes não confiáveis. comentário não assinado de Juninho178 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

De facto, não houve nenhuma discussão antes de ser incluído na lista. No entanto, repare que uma parte do site (as estatísticas) é feita com contribuições dos leitores, de forma muito semelhante a uma wiki. Esta parte não é fidedigna. No entanto, a parte das notícias é feita por jornalistas profissionais. A descrição na lista deve deixar isto claro. JMagalhães (discussão) 09h26min de 27 de maio de 2022 (UTC)
Um ponto irritante em discussões do gênero é a repetitividade dos argumentos, que sempre apresentam a mesma base refutada anteriormente. Este caso não é exceção e repete uma boa parte de argumentação refutada. Dessa forma, não compreendo a insistência em defender a confiabilidade de sítios abertamente colaborativos. Neste caso, o zerozero/ogol até possui uma parte confiável de notícias; contudo, os editores da Wikipédia continuam usando-o majoritariamente para referenciar a parte de estatísticas dos verbetes. Edmond Dantès d'un message? 17h25min de 30 de maio de 2022 (UTC)

@JMagalhães: e @Conde Edmond Dantès: A inclusão (sem discussão prévia) do ZeroZero como site não confiável só pode resultar de um equívoco. O ZeroZero é considerado o maior site sobre o futebol português, tem parcerias sobre história/estatística com entidades oficiais como a Federação ou Liga, é responsável pelo anuário do futebol português, é citado como fonte até por jornais portugueses. Ao contrário da Wikipédia que é feito somente por voluntários, o ZeroZero tem jornalistas profissionais, que são responsáveis não só pelas notícias e perguntas em conferências de imprensa como pela análise aos jogos e às estatísticas/histórico das competições; todas as informações adicionadas por colaboradores externos são revistas pelos jornalistas, a maioria antes até do texto ser efectivamente disponibilizado no site. Dux Æ 13h31min de 15 de abril de 2023 (UTC)

É. Tem que ficar claro na lista que há uma parte profissional e fiável e outra parte que que não é fiável. JMagalhães (discussão) 14h01min de 15 de abril de 2023 (UTC)
@Dux Praxis: Nos últimos anos, tentei mobilizar a comunidade para debater sobre as fontes com credibilidade "dividida", ou seja, uma parte de fato confiável e a outra não. No entanto, aparentemente, os editores não quiseram prosseguir com a pauta. Para ser sincero, até perdi o interesse, pois o benefício é desproporcional ao esforço. No caso do ZeroZero, é impossível garantir a confiabilidade das estatísticas inseridas ou sugeridas pelos colaboradores. Mesmo que as informações sejam revistas, em muitos casos, ainda falta informações relevantes. Posso até concordar com o uso cauteloso do ZeroZero, o que nunca ocorreu e os editores criaram centenas de conteúdos baseados em ZeroZero ou WP:RSSSF. Edmond Dantès d'un message? 17h02min de 15 de abril de 2023 (UTC)
@Conde Edmond Dantès: Entendi, mas pelo menos quanto à versão portuguesa do site, amplamente reconhecido como repositório do futebol português, devemos partir do princípio que as informações apresentadas são fiáveis. Há dados em falta ou incompletos, mas sobre os existentes a presunção é de fiabilidade. O principal problema a meu ver é que para o histórico de muitas competições/partidas a única fonte disponível (na internet ou até em livros) é precisamente o ZeroZero. Dux Æ 18h48min de 15 de abril de 2023 (UTC)

Juninho178, JMagalhães, Conde Edmond Dantès Vejam que não é só sobre futebol, também noutras modalidades há parcerias do ZeroZero com entidades oficiais a respeito da preservação de arquivos desportivos. O ZeroZero é tratado como media partner, é um site jornalístico, não um site totalmente colaborativo como erradamente foi apontado na proposta acima citada, sendo reconhecido como repositório de arquivos desportivos. De qualquer modo não houve qualquer discussão prévia, muito menos consenso, pelo que a inclusão do site na lista de fontes não confiáveis não é válida. Dux Æ 20h22min de 15 de abril de 2023 (UTC)

Não entendo a razão de tamanho esforço. O Zerozero foi incluído como fonte não confiável por causa dos usuários da Wikipédia. No momento em que resolveram adicionar o sítio como referência em milhares de artigos, eles assumiram o risco de usar a fonte como pretexto para sustentar conteúdo inadequado. Dessa forma, ao invés de perpetuar esta discussão de forma inútil, que tal procurar acrescentar a fonte em informações pontuais, as quais somente o Zerozero pode referenciar? Edmond Dantès d'un message? 04h42min de 24 de abril de 2023 (UTC)