Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Mesopotâmia; História da Mesopotâmia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Propus esta fusão em outubro de 2015 com a seguinte proposição: «Os temas são suficientemente vastos para haver dois artigos? Certamente, são vastíssimos! Podem distinguir-se? Sim, a Mesopotâmia é uma região, pelo que seria um artigo essencialmente de geografia, e a história é... a história dessa região. Mas na nossa pobre Wikipédia o que existe *atualmente* é um logro para o leitor: dois artigos bem pobrezinhos sobre... a Mesopotâmia numa perspetiva histórica; ou seja, dois artigos sobre o mesmíssimo tema.»

Quem ler devidamente os artigos — coisa que muitos opinadores destas discussões claramente não fazem, e mandam os seus palpites baseados em coisas do tipo "são coisas diferentes", não ligando ao facto da distinção que eles têm na cabeça não é feita nos artigos — verificará que a situação continua exatamente na mesma passados seis anos, pois as mudanças que houve foram em 99% dos casos de estilo ou de detalhes, mantendo-se os mesmos conteúdos. Este hábito de manter artigos separados porque os títulos sugerem coisas diferentes sem qualquer preocupação sobre o conteúdo é péssimo para a qualidade e imagem do projeto. O ótimo é inimigo do bom — todos estamos de acordo que seria ótimo que houvesse informações que justificassem dois artigos extensos e bons sobre os temas, mas falsear o leitor apresentando-lhe dois artigos sobre a história da Mesopotâmia é feio e dá uma imagem de enorme desleixo ao projeto.

A discussão sobre a fusão anterior foi encerrada considerando "não haver consenso", apesar de, quanto a mim, não ter havido qualquer argumento sustentável para não fazer a fusão, pois os poucos que apresentaram argumentos e não apenas "discordo", alegaram potencial, ignorando o conteúdo dos artigos; e artigos são o que lá está escrito e não o título que têm. Seis anos depois ainda terá sentido evocar potencial? Será que quem evoca isso para não fundir se lembra que ninguém impede que a fusão seja desfeita no futuro quando esse potencial passar a ser algo concreto, ou seja, quando alguém decidir expandir os artigos?

Por isso reabro a discussão. --Stegop (discussão) 22h29min de 24 de maio de 2021 (UTC)[responder]

Apoio a fusão conforme os argumentos do proponente. A realidade do conteúdo apresentado nos dois artigos não justifica a existência deles separados um do outro. Chronus (discussão) 03h15min de 29 de novembro de 2021 (UTC)[responder]

Após meses sem contestação, fiz a fusão, além de uma reciclagem exaustiva. --Stegop (discussão) 08h07min de 29 de novembro de 2021 (UTC)[responder]