Wikipédia:GLAM/Museu de Évora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Sobre Coordenação Tarefas Artigos Imagens Participantes 


O projeto GLAM/Museu de Évora visa a criação de uma plataforma que permita divulgar, com espírito aberto e colaborativo, o espólio arqueológico, histórico e artístico conservado no Museu de Évora. Mediante a criação de códigos QR, os artigos da Wikipédia também serão acessíveis ao longo do percurso de visita do museu, estando disponíveis em vários idiomas e a partir dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Foi iniciado em Fevereiro de 2016 por iniciativa de investigadores da Universidade de Évora, pertencentes ao Laboratório HERCULES e ao Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), contando ainda com o apoio institucional do Museu de Évora, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Wikimédia Portugal.

Objetivos do projeto[editar código-fonte]

  • Divulgar de uma forma livre e aberta o espólio do Museu de Évora, permitindo à própria comunidade participar na criação de conteúdos ou na tradução dos textos em vários idiomas.
  • Auxiliar os visitantes do museu através de um sistema de códigos QR consultável ao longo do percurso de visita, maximizando assim a informação à qual o visitante tem acesso, o que resulta numa melhoria da qualidade da visita.

Como participar[editar código-fonte]