Wikipédia:Imagem em destaque/Dezembro de 2021

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de dezembro de 2021 editar

Prefeitura de Kiel, capital de Schleswig-Holstein, Alemanha. Sua torre, de 105 m de altura, é um dos marcos da cidade. Ela pode ser visitada como parte das visitas guiadas. Um elevador sobe até o nível de observação a uma altura de 67 m, que circunda a torre e oferece amplas vistas sobre o centro da cidade e o porto no nordeste, a margem oriental do Fiorde de Kiel, a estação ferroviária principal, o extremo sul do fiorde, chamado de Hörn e os distritos ocidentais, como o Mettenhof, o mais populoso de Kiel. (definição 6 527 × 4 053)

Prefeitura de Kiel, capital de Schleswig-Holstein, Alemanha. Sua torre, de 105 m de altura, é um dos marcos da cidade. Ela pode ser visitada como parte das visitas guiadas. Um elevador sobe até o nível de observação a uma altura de 67 m, que circunda a torre e oferece amplas vistas sobre o centro da cidade e o porto no nordeste, a margem oriental do Fiorde de Kiel, a estação ferroviária principal, o extremo sul do fiorde, chamado de Hörn e os distritos ocidentais, como o Mettenhof, o mais populoso de Kiel.
(resolução original: 6 527 × 4 053)

2 de dezembro de 2021 editar

Formações de gelo no lago Baical perto da ilha Ogoy, região de Irkutsk, Rússia. O Baical tem uma série de atividades turísticas diferentes, dependendo da temporada. Na temporada de gelo, que geralmente começa em meados de janeiro e vai até meados de abril, a profundidade do gelo aumenta até 140 centímetros, o que permite a condução segura de veículos sobre a cobertura de gelo (exceto veículos pesados, como ônibus de turismo). Isso permite o acesso às figuras de gelo que se formam nas margens rochosas da ilha Olkhon, incluindo o Cabo Hoboy, a rocha dos Três Irmãos e cavernas ao norte de Khuzhir. Também fornece acesso a pequenas ilhas como a ilha de Ogoy e Zamogoy. Esta temporada é popular para caminhadas, patinação no gelo e passeios de bicicleta. Uma rota de gelo ao redor da ilha Olkhon tem cerca de 200 km. Alguns turistas podem avistar uma foca-do-Baical ao longo da rota. (definição 7 028 × 4 627)

Formações de gelo no lago Baical perto da ilha Ogoy, região de Irkutsk, Rússia. O Baical tem uma série de atividades turísticas diferentes, dependendo da temporada. Na temporada de gelo, que geralmente começa em meados de janeiro e vai até meados de abril, a profundidade do gelo aumenta até 140 centímetros, o que permite a condução segura de veículos sobre a cobertura de gelo (exceto veículos pesados, como ônibus de turismo). Isso permite o acesso às figuras de gelo que se formam nas margens rochosas da ilha Olkhon, incluindo o Cabo Hoboy, a rocha dos Três Irmãos e cavernas ao norte de Khuzhir. Também fornece acesso a pequenas ilhas como a ilha de Ogoy e Zamogoy. Esta temporada é popular para caminhadas, patinação no gelo e passeios de bicicleta. Uma rota de gelo ao redor da ilha Olkhon tem cerca de 200 km. Alguns turistas podem avistar uma foca-do-Baical ao longo da rota.
(resolução original: 7 028 × 4 627)

3 de dezembro de 2021 editar

Rã-de-olhos-dourados (Agalychnis annae) em Heredia, Costa Rica. A espécie por muito tempo foi considerada parte da família das pererecas (Hylidae) e conhecida apenas na Costa Rica. A espécie já foi comum nas florestas tropicais da Cordilheira de Tilaran, no Vale Central e na parte nordeste da Cordilheira de Talamanca em altitudes entre 780 e 1 650 metros, mas desde então desapareceu de Monteverde e Tapanti, entre outros. Onde apenas populações residuais eram conhecidas nas plantações de café na região de San José, as populações agora parecem estar se recuperando e a espécie é vista com mais frequência. O comprimento do corpo das fêmeas é de até oito centímetros, os machos permanecem um pouco menores, cerca de 6 cm. Como todas as rãs arborícolas, esta espécie gosta de sentar-se no alto de uma árvore, escondida sob uma folha durante o dia e quando caça à noite ela rasteja por galhos e arbustos em busca de todos os tipos de insetos. (definição 4 332 × 2 888)

Rã-de-olhos-dourados (Agalychnis annae) em Heredia, Costa Rica. A espécie por muito tempo foi considerada parte da família das pererecas (Hylidae) e conhecida apenas na Costa Rica. A espécie já foi comum nas florestas tropicais da Cordilheira de Tilaran, no Vale Central e na parte nordeste da Cordilheira de Talamanca em altitudes entre 780 e 1 650 metros, mas desde então desapareceu de Monteverde e Tapanti, entre outros. Onde apenas populações residuais eram conhecidas nas plantações de café na região de San José, as populações agora parecem estar se recuperando e a espécie é vista com mais frequência. O comprimento do corpo das fêmeas é de até oito centímetros, os machos permanecem um pouco menores, cerca de 6 cm. Como todas as rãs arborícolas, esta espécie gosta de sentar-se no alto de uma árvore, escondida sob uma folha durante o dia e quando caça à noite ela rasteja por galhos e arbustos em busca de todos os tipos de insetos.
(resolução original: 4 332 × 2 888)

4 de dezembro de 2021 editar

Tanque de resfriamento no Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburgo, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O local é um grande parque paisagístico de aproximadamente 180 hectares em torno de uma usina siderúrgica desativada, originado como parte de um programa de mudanças estruturais na chamada região alemã do Ruhr de 1989 a 1999 com o objetivo de mostrar novos conceitos em termos de ideias sociais, culturais e ecológicas. O parque paisagístico é um dos pontos de ancoragem da Rota Europeia da Cultura Industrial e da Rota da Cultura Industrial do Vale do Ruhr. O periódico britânico The Guardian classifica o Landscape Park North entre os dez melhores parques urbanos do mundo. (definição 6 679 × 4 453)

Tanque de resfriamento no Landschaftspark Duisburg-Nord, Duisburgo, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. O local é um grande parque paisagístico de aproximadamente 180 hectares em torno de uma usina siderúrgica desativada, originado como parte de um programa de mudanças estruturais na chamada região alemã do Ruhr de 1989 a 1999 com o objetivo de mostrar novos conceitos em termos de ideias sociais, culturais e ecológicas. O parque paisagístico é um dos pontos de ancoragem da Rota Europeia da Cultura Industrial e da Rota da Cultura Industrial do Vale do Ruhr. O periódico britânico The Guardian classifica o Landscape Park North entre os dez melhores parques urbanos do mundo.
(resolução original: 6 679 × 4 453)

5 de dezembro de 2021 editar

Retrato de Eise Eisinga (1744-1828) pelo pintor Willem Bartel van der Kooi, em 1827 e atualmente exposto na Prefeitura de Franeker. Eise Eisinga foi um astrônomo amador que construiu, entre 1774 e 1781, o Planetário Eise Eisinga em sua casa em Franeker, província da Frísia, Países Baixos. Alimentado por um relógio de pêndulo, o relógio astronômico exibe a posição atual dos planetas através do mostrador do teto desde sua conclusão em 1781, tornando-o o planetário mais antigo em funcionamento no mundo. Eisinga deixou um testamento no qual descreveu com precisão o funcionamento de seu planetário. (definição 2 939 × 3 710)

Retrato de Eise Eisinga (1744-1828) pelo pintor Willem Bartel van der Kooi, em 1827 e atualmente exposto na Prefeitura de Franeker. Eise Eisinga foi um astrônomo amador que construiu, entre 1774 e 1781, o Planetário Eise Eisinga em sua casa em Franeker, província da Frísia, Países Baixos. Alimentado por um relógio de pêndulo, o relógio astronômico exibe a posição atual dos planetas através do mostrador do teto desde sua conclusão em 1781, tornando-o o planetário mais antigo em funcionamento no mundo. Eisinga deixou um testamento no qual descreveu com precisão o funcionamento de seu planetário.
(resolução original: 2 939 × 3 710)

6 de dezembro de 2021 editar

Paisagem no Parque Nacional Namib-Naukluft. Situado no oeste da Namíbia, entre a costa do Oceano Atlântico e a borda da Grande Escarpa, o parque nacional tem uma área total de 49 768 km² e foi na época de sua última expansão, em 1986, o maior parque da África e o quarto maior do mundo. Abrange parte do deserto do Namibe (considerado o deserto mais antigo do mundo), a cordilheira Naukluft e a lagoa em Sandwich Harbor. A área mais conhecida do parque e uma das principais atrações turísticas da Namíbia é Sossusvlei, um lago seco de sal e argila rodeado por dunas vermelhas, e Sesriem, um pequeno desfiladeiro do rio intermitente Tsauchab. A estação de pesquisa do deserto de Gobabeb está situada dentro do parque. (definição 23 702 × 4 486)

Paisagem no Parque Nacional Namib-Naukluft. Situado no oeste da Namíbia, entre a costa do Oceano Atlântico e a borda da Grande Escarpa, o parque nacional tem uma área total de 49 768 km² e foi na época de sua última expansão, em 1986, o maior parque da África e o quarto maior do mundo. Abrange parte do deserto do Namibe (considerado o deserto mais antigo do mundo), a cordilheira Naukluft e a lagoa em Sandwich Harbor. A área mais conhecida do parque e uma das principais atrações turísticas da Namíbia é Sossusvlei, um lago seco de sal e argila rodeado por dunas vermelhas, e Sesriem, um pequeno desfiladeiro do rio intermitente Tsauchab. A estação de pesquisa do deserto de Gobabeb está situada dentro do parque.
(resolução original: 23 702 × 4 486)

7 de dezembro de 2021 editar

Busto de madeira do rei Davi no cadeiral do coro da igreja colegiada de São Jorge, Tubinga, Alemanha. A igreja, junto com toda a cidade, foi uma das primeiras a se converter à Reforma Protestante, embora tenha mantido muitas características da Igreja Católica. O cadeiral do coro, talhado em 1491, pertencia originalmente ao mobiliário inicial da sala do coro. Hoje está na nave à direita e à esquerda da área do altar. Quatro pares de figuras esculpidas mostram Aarão e Moisés, o rei Davi e Cristo, os apóstolos Paulo e Tiago, um nobre e um artesão. (definição 6 702 × 5 304)

Busto de madeira do rei Davi no cadeiral do coro da igreja colegiada de São Jorge, Tubinga, Alemanha. A igreja, junto com toda a cidade, foi uma das primeiras a se converter à Reforma Protestante, embora tenha mantido muitas características da Igreja Católica. O cadeiral do coro, talhado em 1491, pertencia originalmente ao mobiliário inicial da sala do coro. Hoje está na nave à direita e à esquerda da área do altar. Quatro pares de figuras esculpidas mostram Aarão e Moisés, o rei Davi e Cristo, os apóstolos Paulo e Tiago, um nobre e um artesão.
(resolução original: 6 702 × 5 304)

8 de dezembro de 2021 editar

Asno (Equus asinus) de três semanas em Kadzidłowo, voivodia da Vármia-Masúria, Polônia. O asno é usado como animal de trabalho há pelo menos 5 mil anos. Dos mais de 40 milhões de asnos no mundo, cerca de 96% estão em países subdesenvolvidos, onde são usados ​​principalmente como animais de carga ou para trabalhos de tração nos transportes ou na agricultura. Alguns asnos são ordenhados ou criados para o abate. Na Itália, que tem o maior consumo de carne equina na Europa e onde a carne de asno é o principal ingrediente de vários pratos regionais, cerca de mil asnos foram abatidos em 2010, rendendo aproximadamente 100 toneladas de carne. O leite de jumenta pode atingir bons preços. Ele é utilizado para sabonetes e cosméticos, bem como para fins dietéticos. Na China, a carne de asno é considerada uma iguaria, com alguns restaurantes especializados em tais pratos, e os restaurantes Guo Li Zhuang oferecem genitais de asno nos pratos. (definição 2 710 × 1 814)

Asno (Equus asinus) de três semanas em Kadzidłowo, voivodia da Vármia-Masúria, Polônia. O asno é usado como animal de trabalho há pelo menos 5 mil anos. Dos mais de 40 milhões de asnos no mundo, cerca de 96% estão em países subdesenvolvidos, onde são usados ​​principalmente como animais de carga ou para trabalhos de tração nos transportes ou na agricultura. Alguns asnos são ordenhados ou criados para o abate. Na Itália, que tem o maior consumo de carne equina na Europa e onde a carne de asno é o principal ingrediente de vários pratos regionais, cerca de mil asnos foram abatidos em 2010, rendendo aproximadamente 100 toneladas de carne. O leite de jumenta pode atingir bons preços. Ele é utilizado para sabonetes e cosméticos, bem como para fins dietéticos. Na China, a carne de asno é considerada uma iguaria, com alguns restaurantes especializados em tais pratos, e os restaurantes Guo Li Zhuang oferecem genitais de asno nos pratos.
(resolução original: 2 710 × 1 814)

9 de dezembro de 2021 editar

Duas mulheres vestidas com burcas passam pela enorme cavidade onde costumava ficar um dos antigos Budas de Bamiã. As estátuas monumentais foram construídas em 507 e 554 d.C. e eram as maiores estátuas de Buda em pé no mundo até que o Talibã as dinamitou em 2001. Foi iniciado um trabalho para restaurar os Budas usando o processo de anastilose, onde os elementos originais são combinados com material moderno. A restauração das cavernas e Budas também envolveu o treinamento e o emprego de pessoas locais como escultores de pedra. O projeto, que também visa incentivar o turismo na região, está sendo organizado pela UNESCO e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). O trabalho foi criticado. Alguns sentem que os nichos vazios devem ser deixados como monumentos ao fanatismo do Talibã, enquanto outros acreditam que o dinheiro poderia ser melhor gasto em habitação e eletricidade para a região. (definição 2 700 × 1 793)

Duas mulheres vestidas com burcas passam pela enorme cavidade onde costumava ficar um dos antigos Budas de Bamiã. As estátuas monumentais foram construídas em 507 e 554 d.C. e eram as maiores estátuas de Buda em pé no mundo até que o Talibã as dinamitou em 2001. Foi iniciado um trabalho para restaurar os Budas usando o processo de anastilose, onde os elementos originais são combinados com material moderno. A restauração das cavernas e Budas também envolveu o treinamento e o emprego de pessoas locais como escultores de pedra. O projeto, que também visa incentivar o turismo na região, está sendo organizado pela UNESCO e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). O trabalho foi criticado. Alguns sentem que os nichos vazios devem ser deixados como monumentos ao fanatismo do Talibã, enquanto outros acreditam que o dinheiro poderia ser melhor gasto em habitação e eletricidade para a região.
(resolução original: 2 700 × 1 793)

10 de dezembro de 2021 editar

Luzes de neón do Boulevard Hotel na Ocean Drive, distrito histórico arquitetônico de Miami Beach, popularmente conhecido como Miami Art Deco District. É um bairro histórico dos Estados Unidos (designado como tal em 14 de maio de 1979) localizado na South Beach, bairro de Miami Beach, Flórida. A área é conhecida como o bairro onde o estilista italiano Gianni Versace viveu e foi assassinado pelo enlouquecido entusiasta de C. S. Lewis, Andrew Cunanan, em uma mansão na Ocean Drive. É limitado pelo oceano Atlântico ao leste, Sixth Street ao sul, Alton Road ao oeste e o Canal Collins e Dade Boulevard ao norte. Ele contém 960 edifícios históricos. (definição 3 372 × 2 250)

Luzes de neón do Boulevard Hotel na Ocean Drive, distrito histórico arquitetônico de Miami Beach, popularmente conhecido como Miami Art Deco District. É um bairro histórico dos Estados Unidos (designado como tal em 14 de maio de 1979) localizado na South Beach, bairro de Miami Beach, Flórida. A área é conhecida como o bairro onde o estilista italiano Gianni Versace viveu e foi assassinado pelo enlouquecido entusiasta de C. S. Lewis, Andrew Cunanan, em uma mansão na Ocean Drive. É limitado pelo oceano Atlântico ao leste, Sixth Street ao sul, Alton Road ao oeste e o Canal Collins e Dade Boulevard ao norte. Ele contém 960 edifícios históricos.
(resolução original: 3 372 × 2 250)

11 de dezembro de 2021 editar

Uma mulher jainista realiza um ritual devocional (abicheca) sobre os pés da estátua de Gomateshwara em Shravanabelagola, Carnataca, Índia. A estátua de 17 metros de altura foi esculpida em um único bloco de granito, é uma das estátuas monolíticas mais altas do mundo e visível a 30 quilômetros de distância. Dedicada à figura jainista Bahubali, simboliza os preceitos jainistas de paz, não-violência, sacrifício de assuntos mundanos e vida simples. Foi construída por volta de 983 durante a dinastia Ganga Ocidental. Um evento jainista conhecido como Mahamastakabhisheka ("Grande Consagração") atrai devotos de todo o mundo. O festival é realizado uma vez a cada 12 anos, quando a estátua de Gommateshwara é ungida do topo com leite, açafrão, ghi, caldo de cana (ishukrasa). A próxima abicheca (unção) será em 2030. Em 2007, a estátua foi eleita a primeira das Sete Maravilhas da Índia. (definição 3 581 × 2 865)

Uma mulher jainista realiza um ritual devocional (abicheca) sobre os pés da estátua de Gomateshwara em Shravanabelagola, Carnataca, Índia. A estátua de 17 metros de altura foi esculpida em um único bloco de granito, é uma das estátuas monolíticas mais altas do mundo e visível a 30 quilômetros de distância. Dedicada à figura jainista Bahubali, simboliza os preceitos jainistas de paz, não-violência, sacrifício de assuntos mundanos e vida simples. Foi construída por volta de 983 durante a dinastia Ganga Ocidental. Um evento jainista conhecido como Mahamastakabhisheka ("Grande Consagração") atrai devotos de todo o mundo. O festival é realizado uma vez a cada 12 anos, quando a estátua de Gommateshwara é ungida do topo com leite, açafrão, ghi, caldo de cana (ishukrasa). A próxima abicheca (unção) será em 2030. Em 2007, a estátua foi eleita a primeira das Sete Maravilhas da Índia.
(resolução original: 3 581 × 2 865)

12 de dezembro de 2021 editar

Castanha-da-índia madura caída no solo com a cobertura espinhosa entreaberta. O nome vulgar castanha-da-índia origina-se da semelhança das folhas e frutos com a castanha doce, Castanea sativa (uma árvore de uma família diferente, a Fagaceae). É nativa de uma pequena área nas florestas mistas dos Montes Pindo e nas florestas mistas dos Bálcãs do sudeste da Europa. No entanto, ela pode ser encontrada em muitas partes da Europa, no extremo norte de Gästrikland, na Suécia, bem como em muitos parques e cidades no norte dos Estados Unidos e Canadá. (definição 3 581 × 2 865)

Castanha-da-índia madura caída no solo com a cobertura espinhosa entreaberta. O nome vulgar castanha-da-índia origina-se da semelhança das folhas e frutos com a castanha doce, Castanea sativa (uma árvore de uma família diferente, a Fagaceae). É nativa de uma pequena área nas florestas mistas dos Montes Pindo e nas florestas mistas dos Bálcãs do sudeste da Europa. No entanto, ela pode ser encontrada em muitas partes da Europa, no extremo norte de Gästrikland, na Suécia, bem como em muitos parques e cidades no norte dos Estados Unidos e Canadá.
(resolução original: 3 581 × 2 865)

13 de dezembro de 2021 editar

Reflexo do monte Potts no lago Mystery, região de Canterbury, Nova Zelândia. O lago Mystery é um lago subalpino na Área de Conservação de Hakatere, uma área protegida entre o rio Rakaia e o rio Rangitata. O parque foi criado em 2007. Abrange 60 mil hectares de montanhas escarpadas e bacias montanhosas, onde predominam o capim tussok e florestas de faias. (definição 5 472 × 3 078)

Reflexo do monte Potts no lago Mystery, região de Canterbury, Nova Zelândia. O lago Mystery é um lago subalpino na Área de Conservação de Hakatere, uma área protegida entre o rio Rakaia e o rio Rangitata. O parque foi criado em 2007. Abrange 60 mil hectares de montanhas escarpadas e bacias montanhosas, onde predominam o capim tussok e florestas de faias.
(resolução original: 5 472 × 3 078)

14 de dezembro de 2021 editar

Ålesund vista da montanha Aksla, em Møre og Romsdal, Noruega. Parte do município constitui o espaço urbano Ålesund, e parte do município de Sula, forma a outra parte. Junto com Sula, Ålesund é a décima maior área urbana da Noruega, com cerca de 50 345 habitantes. Com a reforma municipal na Noruega, os municípios de Sandøy, Skodje, Haram e Ørskog foram fundidos com Ålesund em 1 de janeiro de 2020. Ålesund é conhecida por seu estilo Art nouveau adquirido logo após o incêndio que destruiu a maioria de seus edifícios em 1904. Grande parte dos seus negócios se baseia na pesca. Desde os tempos antigos, esta tem sido a profissão mais importante e o setor marítimo ainda desempenha um papel importante. Várias das maiores empresas de pesca e criação de peixes do país são originárias de Ålesund. O porto é o maior porto de pesca, o terceiro maior porto de contêineres e o quarto maior porto de exportação da Noruega. Em 2008, foi também a terceira maior frota mercante do país, depois de Oslo e Bergen. (definição 6 980 × 4 094)

Ålesund vista da montanha Aksla, em Møre og Romsdal, Noruega. Parte do município constitui o espaço urbano Ålesund, e parte do município de Sula, forma a outra parte. Junto com Sula, Ålesund é a décima maior área urbana da Noruega, com cerca de 50 345 habitantes. Com a reforma municipal na Noruega, os municípios de Sandøy, Skodje, Haram e Ørskog foram fundidos com Ålesund em 1 de janeiro de 2020. Ålesund é conhecida por seu estilo Art nouveau adquirido logo após o incêndio que destruiu a maioria de seus edifícios em 1904. Grande parte dos seus negócios se baseia na pesca. Desde os tempos antigos, esta tem sido a profissão mais importante e o setor marítimo ainda desempenha um papel importante. Várias das maiores empresas de pesca e criação de peixes do país são originárias de Ålesund. O porto é o maior porto de pesca, o terceiro maior porto de contêineres e o quarto maior porto de exportação da Noruega. Em 2008, foi também a terceira maior frota mercante do país, depois de Oslo e Bergen.
(resolução original: 6 980 × 4 094)

15 de dezembro de 2021 editar

Igreja da Intercessão da Virgem no rio Nerl, região de Vladimir, Rússia. A igreja foi encomendada por André de Bogoliubovo, um grão-príncipe russo do século XII e personifica o apogeu do principado de Vladimir-Susdália. Para a construção do templo, foi escolhido um local a pouco mais de um quilômetro do palácio do príncipe na confluência dos rios Nerl e Kliazma (posteriormente a foz mudou para o sul, deixando para trás um braço morto). Ela está incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1992 com o nome de “Monumentos de pedra branca de Vladimir e Susdália”. O prado Bogoliubovo, no qual a igreja está localizada, é agora uma área natural especialmente protegida e um complexo histórico e paisagístico de importância regional. O templo está sob a jurisdição conjunta da Igreja Ortodoxa Russa e da Reserva do Museu Vladimir-Susdália. O templo é uma representação remota do mosteiro da Natividade da Mãe de Deus da metrópole de Vladimir. (definição 3 288 × 4 384)

Igreja da Intercessão da Virgem no rio Nerl, região de Vladimir, Rússia. A igreja foi encomendada por André de Bogoliubovo, um grão-príncipe russo do século XII e personifica o apogeu do principado de Vladimir-Susdália. Para a construção do templo, foi escolhido um local a pouco mais de um quilômetro do palácio do príncipe na confluência dos rios Nerl e Kliazma (posteriormente a foz mudou para o sul, deixando para trás um braço morto). Ela está incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1992 com o nome de “Monumentos de pedra branca de Vladimir e Susdália”. O prado Bogoliubovo, no qual a igreja está localizada, é agora uma área natural especialmente protegida e um complexo histórico e paisagístico de importância regional. O templo está sob a jurisdição conjunta da Igreja Ortodoxa Russa e da Reserva do Museu Vladimir-Susdália. O templo é uma representação remota do mosteiro da Natividade da Mãe de Deus da metrópole de Vladimir.
(resolução original: 3 288 × 4 384)

16 de dezembro de 2021 editar

Dunas e sombras em Sossusvlei, Namíbia. Sossusvlei (às vezes escrito Sossus Vlei) é uma bacia hidrográfica endorreica (ou seja, uma bacia hidrográfica sem vazões) para o intermitente rio Tsauchab, cercada por altas dunas vermelhas. Está localizada na parte sul do deserto do Namibe, no Parque Nacional Namib-Naukluft. O nome "Sossusvlei" é frequentemente usado com um significado amplo para se referir à área circundante (incluindo outros vleis vizinhos, como Dead Vlei e outras dunas altas), que é uma das principais atrações turísticas da Namíbia. (definição 6 418 × 3 503)

Dunas e sombras em Sossusvlei, Namíbia. Sossusvlei (às vezes escrito Sossus Vlei) é uma bacia hidrográfica endorreica (ou seja, uma bacia hidrográfica sem vazões) para o intermitente rio Tsauchab, cercada por altas dunas vermelhas. Está localizada na parte sul do deserto do Namibe, no Parque Nacional Namib-Naukluft. O nome "Sossusvlei" é frequentemente usado com um significado amplo para se referir à área circundante (incluindo outros vleis vizinhos, como Dead Vlei e outras dunas altas), que é uma das principais atrações turísticas da Namíbia.
(resolução original: 6 418 × 3 503)

17 de dezembro de 2021 editar

Castelo de Senden, em Senden, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Ele é um dos muitos castelos com fosso na região de Münsterland e está localizado no rio Stever, que alimenta o fosso do castelo. Além disso, o canal Dortmund-Ems fica a cerca de 250 metros de distância. Ludeke Droste (1405–1466) construiu o Castelo de Senden, que mais tarde foi ampliado várias vezes, como uma casa fortificada na forma de um castelo com fosso. Seu filho, Sander II, Droste zu Senden (1448-1502) construiu a mansão em sua forma atual, que com sua empena de três níveis é provavelmente o mais antigo monumento preservado desse tipo e um modelo para edifícios da Renascença da Vestefália. Após anos de má conservação e abandono, o castelo foi adquirido pela associação sem fins lucrativos Schloss Senden e.V. e em 2015 deu início ao trabalho de restauração do complexo arquitetônico. O Comissário do Governo Federal para Cultura e Mídia, o Governo do Distrito de Münster, a Fundação Alemã para Proteção de Monumentos e o município de Senden concederam financiamento para o reparo geral em andamento das instalações. (definição 6 714 × 4 580)

Castelo de Senden, em Senden, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Ele é um dos muitos castelos com fosso na região de Münsterland e está localizado no rio Stever, que alimenta o fosso do castelo. Além disso, o canal Dortmund-Ems fica a cerca de 250 metros de distância. Ludeke Droste (1405–1466) construiu o Castelo de Senden, que mais tarde foi ampliado várias vezes, como uma casa fortificada na forma de um castelo com fosso. Seu filho, Sander II, Droste zu Senden (1448-1502) construiu a mansão em sua forma atual, que com sua empena de três níveis é provavelmente o mais antigo monumento preservado desse tipo e um modelo para edifícios da Renascença da Vestefália. Após anos de má conservação e abandono, o castelo foi adquirido pela associação sem fins lucrativos Schloss Senden e.V. e em 2015 deu início ao trabalho de restauração do complexo arquitetônico. O Comissário do Governo Federal para Cultura e Mídia, o Governo do Distrito de Münster, a Fundação Alemã para Proteção de Monumentos e o município de Senden concederam financiamento para o reparo geral em andamento das instalações.
(resolução original: 6 714 × 4 580)

18 de dezembro de 2021 editar

A câmera HiRISE da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) capturou esta imagem da Phoenix (canto inferior esquerdo) pendurada em seu paraquedas enquanto descia para a superfície de Marte. Aqui é mostrada uma cratera de 10 quilômetros de diâmetro informalmente chamada de "Heimdall", e uma imagem de resolução total aprimorada do paraquedas e do módulo de pouso. Embora pareça que a Phoenix está descendo na cratera, ela está, na verdade, cerca de 20 quilômetros na frente da cratera. Dada a posição e o ângulo de apontamento da MRO, a Phoenix está a cerca de 13 km acima da superfície, apenas alguns segundos após a abertura do paraquedas. Esta imagem mostra alguns detalhes do paraquedas, incluindo a lacuna entre as seções superior e inferior. No momento desta observação, a MRO tinha uma altitude orbital de 310 km, viajando a uma velocidade de solo de 3,4 quilômetros/segundo, e uma distância de 760 km para a sonda Phoenix. (definição 1 500 × 746)

A câmera HiRISE da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) capturou esta imagem da Phoenix (canto inferior esquerdo) pendurada em seu paraquedas enquanto descia para a superfície de Marte. Aqui é mostrada uma cratera de 10 quilômetros de diâmetro informalmente chamada de "Heimdall", e uma imagem de resolução total aprimorada do paraquedas e do módulo de pouso. Embora pareça que a Phoenix está descendo na cratera, ela está, na verdade, cerca de 20 quilômetros na frente da cratera. Dada a posição e o ângulo de apontamento da MRO, a Phoenix está a cerca de 13 km acima da superfície, apenas alguns segundos após a abertura do paraquedas. Esta imagem mostra alguns detalhes do paraquedas, incluindo a lacuna entre as seções superior e inferior. No momento desta observação, a MRO tinha uma altitude orbital de 310 km, viajando a uma velocidade de solo de 3,4 quilômetros/segundo, e uma distância de 760 km para a sonda Phoenix.
(resolução original: 1 500 × 746)

19 de dezembro de 2021 editar

Delias berinda berinda com as asas fechadas em Nagalândia, Índia. É uma borboleta de tamanho médio. A espécie foi descrita pela primeira vez por Frederic Moore em 1872 e é encontrada principalmente no estado indiano de Assão e no norte de Myanmar. Os adultos são vistos de abril a outubro em florestas perenes de folhas largas e em florestas de folhas duras em áreas de 1000-2500 metros acima do nível do mar. Voando lentamente, muitas vezes em busca de flores, as borboletas machos têm o hábito de absorver água em poças de lama. Reproduz-se uma vez por ano. Quando a borboleta fêmea põe os ovos, eles ficam intimamente dependentes e empilhados para formar uma torre. Seu hospedeiro é uma planta do gênero Taxillus. No inverno, as larvas se acumulam nas fendas das cascas das árvores e ficam dormentes para sobreviverem ao frio. As larvas continuarão a comer depois que a temperatura aumentar na primavera do próximo ano. Antes da metamorfose, as larvas rastejam para longe da planta hospedeira e se espalham ao redor. (definição 4 494 × 3 369)

Delias berinda berinda com as asas fechadas em Nagalândia, Índia. É uma borboleta de tamanho médio. A espécie foi descrita pela primeira vez por Frederic Moore em 1872 e é encontrada principalmente no estado indiano de Assão e no norte de Myanmar. Os adultos são vistos de abril a outubro em florestas perenes de folhas largas e em florestas de folhas duras em áreas de 1000-2500 metros acima do nível do mar. Voando lentamente, muitas vezes em busca de flores, as borboletas machos têm o hábito de absorver água em poças de lama. Reproduz-se uma vez por ano. Quando a borboleta fêmea põe os ovos, eles ficam intimamente dependentes e empilhados para formar uma torre. Seu hospedeiro é uma planta do gênero Taxillus. No inverno, as larvas se acumulam nas fendas das cascas das árvores e ficam dormentes para sobreviverem ao frio. As larvas continuarão a comer depois que a temperatura aumentar na primavera do próximo ano. Antes da metamorfose, as larvas rastejam para longe da planta hospedeira e se espalham ao redor.
(resolução original: 4 494 × 3 369)

20 de dezembro de 2021 editar

Quatro mandalas da série Vajravali, um thangka de 1429–1456 do mosteiro de Ngor (escola Sakya), Ü-Tsang, Tibete Central. Coleção do Museu de Arte Kimbell, Estados Unidos. A maior parte da arte tibetana foi criada em conexão com os rituais complexos e práticas meditacionais do budismo Vajrayana (o Caminho do Diamante), em que mandalas (diagramas cósmicos) são empregados como representações visuais dos reinos sagrados habitados por uma série de divindades. Usados ​​como auxiliares no processo de iluminação espiritual, os thangkas são pergaminhos portáteis pintados que representam ícones sagrados ou mandalas. Este extraordinário thangka pertence a uma série de pinturas que ilustram mandalas do texto Vajravali. Eles foram encomendados pelo monge Ngorchen Kunga Sangpo (1382–1456), fundador do mosteiro de Ngor, em homenagem a seu falecido professor Lama Sasang Pakpa. (definição 4 191 × 5 061)

Quatro mandalas da série Vajravali, um thangka de 1429–1456 do mosteiro de Ngor (escola Sakya), Ü-Tsang, Tibete Central. Coleção do Museu de Arte Kimbell, Estados Unidos. A maior parte da arte tibetana foi criada em conexão com os rituais complexos e práticas meditacionais do budismo Vajrayana (o Caminho do Diamante), em que mandalas (diagramas cósmicos) são empregados como representações visuais dos reinos sagrados habitados por uma série de divindades. Usados ​​como auxiliares no processo de iluminação espiritual, os thangkas são pergaminhos portáteis pintados que representam ícones sagrados ou mandalas. Este extraordinário thangka pertence a uma série de pinturas que ilustram mandalas do texto Vajravali. Eles foram encomendados pelo monge Ngorchen Kunga Sangpo (1382–1456), fundador do mosteiro de Ngor, em homenagem a seu falecido professor Lama Sasang Pakpa.
(resolução original: 4 191 × 5 061)

21 de dezembro de 2021 editar

Altar principal da igreja católica dedicada a São Miguel Arcanjo em Harlingen, província da Frísia, Países Baixos. A basílica cruciforme de três corredores foi construída pelo mestre Alfred Tepe (1840–1920). Este monumento nacional foi o segundo de um total de quatro igrejas neogóticas construídas por Tepe na Frísia. Seu estilo arquitetônico foi fortemente influenciado pelo do conhecido arquiteto Pierre Cuypers. A consagração ocorreu em 31 de maio de 1881. Após um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, a igreja ficou muito danificada e foi necessário restaurá-la. Após esta restauração, muitas outras restaurações ocorreram, a maior delas no período de 1985 a 1999. O órgão recentemente restaurado de 1898 foi construído pela empresa Adema com sede em Hillegom. (definição 3 809 × 3 045)

Altar principal da igreja católica dedicada a São Miguel Arcanjo em Harlingen, província da Frísia, Países Baixos. A basílica cruciforme de três corredores foi construída pelo mestre Alfred Tepe (1840–1920). Este monumento nacional foi o segundo de um total de quatro igrejas neogóticas construídas por Tepe na Frísia. Seu estilo arquitetônico foi fortemente influenciado pelo do conhecido arquiteto Pierre Cuypers. A consagração ocorreu em 31 de maio de 1881. Após um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, a igreja ficou muito danificada e foi necessário restaurá-la. Após esta restauração, muitas outras restaurações ocorreram, a maior delas no período de 1985 a 1999. O órgão recentemente restaurado de 1898 foi construído pela empresa Adema com sede em Hillegom.
(resolução original: 3 809 × 3 045)

22 de dezembro de 2021 editar

Membro do batalhão Maidan de autodefesa, Euromaidan 2013-2014. As ruas da capital da Ucrânia, Kiev, amanheceram em 1 de março de 2014 sem policiais. Com o desaparecimento das tropas do governo, grupos de homens armados passaram a patrulhar as ruas e a praça principal de Kiev, palco de diversos protestos e ocupada por centenas de pessoas. Alguns dos grupos de autodefesa usavam nos braços tarjas amarelas com o símbolo da divisão alemã SS, uma força paramilitar na Alemanha Nazista. Outros manuseavam escudos improvisados, bastões, tacos e armas de mão para proteger locais onde se reuniam e se diziam "de extrema-direita". (definição 2 190 × 2 693)

Membro do batalhão Maidan de autodefesa, Euromaidan 2013-2014. As ruas da capital da Ucrânia, Kiev, amanheceram em 1 de março de 2014 sem policiais. Com o desaparecimento das tropas do governo, grupos de homens armados passaram a patrulhar as ruas e a praça principal de Kiev, palco de diversos protestos e ocupada por centenas de pessoas. Alguns dos grupos de autodefesa usavam nos braços tarjas amarelas com o símbolo da divisão alemã SS, uma força paramilitar na Alemanha Nazista. Outros manuseavam escudos improvisados, bastões, tacos e armas de mão para proteger locais onde se reuniam e se diziam "de extrema-direita".
(resolução original: 2 190 × 2 693)

23 de dezembro de 2021 editar

Virgem Maria com o Menino Jesus, chave da abóbada gótica da sala do coro da igreja colegiada de São Jorge, Tübingen, Alemanha. A igreja colegiada foi construída em sua forma atual de 1470 a 1490 pelo conde Everardo I de Württemberg devido à mudança do mosteiro canônico de Sindelfingen e à fundação da Universidade Eberhard Karls de Tübingen. Os construtores da igreja-salão gótico tardio são: Peter von Koblenz e Hans Augsteindreyer. É a igreja paroquial da comunidade da igreja colegiada evangélica de Tübingen e a igreja do reitor no distrito religioso de Tübingen. (definição 5 304 × 5 304)

Virgem Maria com o Menino Jesus, chave da abóbada gótica da sala do coro da igreja colegiada de São Jorge, Tübingen, Alemanha. A igreja colegiada foi construída em sua forma atual de 1470 a 1490 pelo conde Everardo I de Württemberg devido à mudança do mosteiro canônico de Sindelfingen e à fundação da Universidade Eberhard Karls de Tübingen. Os construtores da igreja-salão gótico tardio são: Peter von Koblenz e Hans Augsteindreyer. É a igreja paroquial da comunidade da igreja colegiada evangélica de Tübingen e a igreja do reitor no distrito religioso de Tübingen.
(resolução original: 5 304 × 5 304)

24 de dezembro de 2021 editar

Fêmea do beija-flor-cintilante (Selasphorus scintilla), alimentando-se do néctar de uma flor do gênero Abutilon na reserva da floresta nublada do monte Totumas, província de Chiriquí, Panamá. Esta foto é parte de uma série de três imagens (com esta e esta), que mostram como este pequeno beija-flor tem que perfurar o lado da flor para se alimentar. (definição 3 381 × 2 339)

Fêmea do beija-flor-cintilante (Selasphorus scintilla), alimentando-se do néctar de uma flor do gênero Abutilon na reserva da floresta nublada do monte Totumas, província de Chiriquí, Panamá. Esta foto é parte de uma série de três imagens (com esta e esta), que mostram como este pequeno beija-flor tem que perfurar o lado da flor para se alimentar.
(resolução original: 3 381 × 2 339)

25 de dezembro de 2021 editar

Cartão de Natal (por volta de 1899) da pintora e ilustradora sueca Jenny Nyström, retratando os gnomos do Papai Noel que ela popularizou. Nyström criou a imagem sueca do jultomte em vários cartões de Natal e capas de revistas, ligando assim a versão sueca do Papai Noel aos gnomos do folclore escandinavo. (definição 5 712 × 8 350)

Cartão de Natal (por volta de 1899) da pintora e ilustradora sueca Jenny Nyström, retratando os gnomos do Papai Noel que ela popularizou. Nyström criou a imagem sueca do jultomte em vários cartões de Natal e capas de revistas, ligando assim a versão sueca do Papai Noel aos gnomos do folclore escandinavo.
(resolução original: 5 712 × 8 350)

26 de dezembro de 2021 editar

Estação de metrô Volokolamskaia em Moscou, Rússia. Inaugurada nesta data há 12 anos, Volokolamskaia tornou-se uma das mais belas estações de metrô da cidade no período pós-soviético. O projeto, desenvolvido por uma equipe de arquitetos da JSC "Metrogiprotras", venceu o concurso do Sindicato dos Arquitetos de Moscou "Golden Section 2011". As abóbadas altas (8,1 m) com arcadas formam uma composição neogótica de três naves desenvolvida verticalmente. A solução figurativa e artística leva em consideração a localização da estação na zona de proteção natural. As colunas, revestidas de mármore escuro e granito, lembram troncos de árvores. No vão central acima das colunas, nas abóbadas, existem quatro caixotões de luz simétricos em forma de folhas de árvore. De acordo com dados de 2014, o tráfego de passageiros da estação foi de 21 900 passageiros por dia. (definição 7 833 × 4 406)

Estação de metrô Volokolamskaia em Moscou, Rússia. Inaugurada nesta data há 12 anos, Volokolamskaia tornou-se uma das mais belas estações de metrô da cidade no período pós-soviético. O projeto, desenvolvido por uma equipe de arquitetos da JSC "Metrogiprotras", venceu o concurso do Sindicato dos Arquitetos de Moscou "Golden Section 2011". As abóbadas altas (8,1 m) com arcadas formam uma composição neogótica de três naves desenvolvida verticalmente. A solução figurativa e artística leva em consideração a localização da estação na zona de proteção natural. As colunas, revestidas de mármore escuro e granito, lembram troncos de árvores. No vão central acima das colunas, nas abóbadas, existem quatro caixotões de luz simétricos em forma de folhas de árvore. De acordo com dados de 2014, o tráfego de passageiros da estação foi de 21 900 passageiros por dia.
(resolução original: 7 833 × 4 406)

27 de dezembro de 2021 editar

Retábulo de São João, o Evangelista, na igreja dominicana de São Nicolau em Friesach, Caríntia, Áustria. O altar de São João erguido na parede do coro norte veio da igreja de São João, que foi demolida em 1828 no subúrbio de Friesach, em Neumarkt. Este altar, com um arco canopial quebrado, foi feito entre 1500 e 1512 na “Oficina dos anciãos em Sankt Veit an der Glan”, a “oficina de Lienhart”. No santuário estão as figuras de Cristo como Homem das Dores, São Floriano e São Jorge, nas asas as reproduções em relevo de cenas da vida de São João, como o teste de veneno em Éfeso, jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente em Roma, a transcrição do Livro do Apocalipse na ilha de Patmos e o autoenterro. Do lado de fora das asas, há santas e na predela, a morte da Virgem Maria. (definição 9 628 × 11 995)

Retábulo de São João, o Evangelista, na igreja dominicana de São Nicolau em Friesach, Caríntia, Áustria. O altar de São João erguido na parede do coro norte veio da igreja de São João, que foi demolida em 1828 no subúrbio de Friesach, em Neumarkt. Este altar, com um arco canopial quebrado, foi feito entre 1500 e 1512 na “Oficina dos anciãos em Sankt Veit an der Glan”, a “oficina de Lienhart”. No santuário estão as figuras de Cristo como Homem das Dores, São Floriano e São Jorge, nas asas as reproduções em relevo de cenas da vida de São João, como o teste de veneno em Éfeso, jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente em Roma, a transcrição do Livro do Apocalipse na ilha de Patmos e o autoenterro. Do lado de fora das asas, há santas e na predela, a morte da Virgem Maria.
(resolução original: 9 628 × 11 995)

28 de dezembro de 2021 editar

Puppy é uma escultura topiária criada pelo artista Jeff Koons em 1992, localizada ao lado da entrada do Museu Guggenheim em Bilbau, Espanha. Instalado em seu local atual em outubro de 1997, representa um filhote de cachorro escocês West highland white terrier. É constituída por uma estrutura de aço forrada com cerca de 38 mil plantas naturais, que são substituídas duas vezes por ano à medida que param de florir, além de um sistema de irrigação interno. Medindo 12,4 x 12,4 x 8,2 metros, pesa um total de 16 toneladas. Em 27 de setembro de 2021, começaram as obras de remodelação do sistema de irrigação que dá vida às flores que revestem a escultura, após 24 anos de serviço. (definição 5 709 × 4 000)

Puppy é uma escultura topiária criada pelo artista Jeff Koons em 1992, localizada ao lado da entrada do Museu Guggenheim em Bilbau, Espanha. Instalado em seu local atual em outubro de 1997, representa um filhote de cachorro escocês West highland white terrier. É constituída por uma estrutura de aço forrada com cerca de 38 mil plantas naturais, que são substituídas duas vezes por ano à medida que param de florir, além de um sistema de irrigação interno. Medindo 12,4 x 12,4 x 8,2 metros, pesa um total de 16 toneladas. Em 27 de setembro de 2021, começaram as obras de remodelação do sistema de irrigação que dá vida às flores que revestem a escultura, após 24 anos de serviço.
(resolução original: 5 709 × 4 000)

29 de dezembro de 2021 editar

Harmandir Sahib também conhecido como Templo Dourado e seu lago sagrado circundante ("Amrit Sarovar") são visíveis através da neblina em uma manhã fria de inverno. Um voluntário sique realiza a seva ou trabalho limpando o lago sagrado. No siquismo o trabalho é considerado adoração. O Templo Dourado é espiritualmente o santuário mais significativo do siquismo e uma casa de adoração aberta a todas as pessoas, de todas as classes sociais e religiões. Em 1984, a primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, enviou o Exército Indiano como parte da Operação Estrela Azul, em um assalto militar ao santuário sagrado, levando à morte mais de mil soldados e civis, além de causar muitos danos ao Templo. O complexo foi reconstruído novamente após os danos de 1984. Ele é um conjunto de edifícios ao redor do santuário e do lago artificial. O complexo do Templo Dourado foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO e sua aplicação está pendente na lista provisória da UNESCO. (definição 4 263 × 2 800)

Harmandir Sahib também conhecido como Templo Dourado e seu lago sagrado circundante ("Amrit Sarovar") são visíveis através da neblina em uma manhã fria de inverno. Um voluntário sique realiza a seva ou trabalho limpando o lago sagrado. No siquismo o trabalho é considerado adoração. O Templo Dourado é espiritualmente o santuário mais significativo do siquismo e uma casa de adoração aberta a todas as pessoas, de todas as classes sociais e religiões. Em 1984, a primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, enviou o Exército Indiano como parte da Operação Estrela Azul, em um assalto militar ao santuário sagrado, levando à morte mais de mil soldados e civis, além de causar muitos danos ao Templo. O complexo foi reconstruído novamente após os danos de 1984. Ele é um conjunto de edifícios ao redor do santuário e do lago artificial. O complexo do Templo Dourado foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO e sua aplicação está pendente na lista provisória da UNESCO.
(resolução original: 4 263 × 2 800)

30 de dezembro de 2021 editar

Mussaca tradicional macedônica a base de batatas. Este é um dos principais pratos vegetais da culinária turca. Também está incluído na culinária de muitos países do Oriente Médio e dos Bálcãs. Existem vários tipos de preparação; tais como a mussaca de berinjela, a mussaca de abobrinha, a mussaca de couve-flor e a mussaca de batata. O principal material vegetal a ser usado no preparo da mussaca é o primeiro a ser cortado em pequenos pedaços. Em seguida, a carne picada e a cebola são adicionadas e fritas em óleo. Após a conclusão desse processo, pedaços de vegetais pré-picados são adicionados à carne junto com os tomates. (definição 4 370 × 6 367)

Mussaca tradicional macedônica a base de batatas. Este é um dos principais pratos vegetais da culinária turca. Também está incluído na culinária de muitos países do Oriente Médio e dos Bálcãs. Existem vários tipos de preparação; tais como a mussaca de berinjela, a mussaca de abobrinha, a mussaca de couve-flor e a mussaca de batata. O principal material vegetal a ser usado no preparo da mussaca é o primeiro a ser cortado em pequenos pedaços. Em seguida, a carne picada e a cebola são adicionadas e fritas em óleo. Após a conclusão desse processo, pedaços de vegetais pré-picados são adicionados à carne junto com os tomates.
(resolução original: 4 370 × 6 367)

31 de dezembro de 2021 editar

Luzes de Natal em Montbéliard, Borgonha, França. O Mercado de Natal de Montbéliard ou as “Luzes de Natal”, que acontece anualmente, durante o período do Advento, de 27 de novembro a 28 de dezembro, atrai cerca de 400 mil visitantes todos os anos que vêm admirar e fazer compras dos artesanatos ali expostos. Mais de cento e vinte artesãos se aglomeram ao redor da igreja de São Martinho. Montbéliard foi premiada com 4 flores na lista de prêmios de 2007 das cidades e aldeias floridas. (definição 3 048 × 2 700)

Luzes de Natal em Montbéliard, Borgonha, França. O Mercado de Natal de Montbéliard ou as “Luzes de Natal”, que acontece anualmente, durante o período do Advento, de 27 de novembro a 28 de dezembro, atrai cerca de 400 mil visitantes todos os anos que vêm admirar e fazer compras dos artesanatos ali expostos. Mais de cento e vinte artesãos se aglomeram ao redor da igreja de São Martinho. Montbéliard foi premiada com 4 flores na lista de prêmios de 2007 das cidades e aldeias floridas.
(resolução original: 3 048 × 2 700)