Wikipédia:Imediatismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.


Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

Imediatismo é uma tendência entre os wikipedistas cujo foco está no valor imediato da Wikipédia num dado momento. Um imediatista pode argumentar que qualquer qualidade deletéria (como estar mal-formatado ou conter conteúdo insuficiente) deve ser corrigida imediatamente, pois ela pode comprometer uma imagem profissional do projeto. Ela contrasta com o Eventualismo, que defende que um certo grau de caos na construção incremental de um alto valor "eventual".

O imediatismo pode ser acompanhado do Exclusionismo ou do Delecionismo, que pregam que as páginas consideradas insignificantes ou pouco importantes devem ser apagadas por manter o grau de profissionalismo ou de qualidade do projeto como um todo. Porém, o imediatismo não é de todo incompatível com o Inclusionismo, uma vez que se pode defender que uma página deva parecer completa e bem formatada num dado momento mesmo que, para isso, se adie a inclusão de conteúdo (um exemplo é a utilização das páginas de teste).

O valor imediato de uma página talvez se torne mais importante conforme o projeto consiga um tráfego maior, aumentando assim o número de visitantes que enxergam apenas as qualidades deletérias. As ideias imediatistas podem ser expandidas, incluindo controles para garantir que o valor imediato é mantido. Entre elas estão impor limitações às edições de editores anônimos ou mesmo proibi-las.

A despeito da falta de uma data de término do projeto, a justificativa para o imediatismo é simples: boas edições informam o público e tornam as políticas claras, o que leva a bons editores e a bons artigos. Edições ruins desinformam, confundem as políticas, levando a maus editores e, portanto, a maus artigos.

Ver também[editar código-fonte]

Ligações externas[editar código-fonte]