Wikipédia:Ligações externas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:LINK)

Os artigos da Wikipédia podem conter hiperligações para páginas exteriores à Wikipédia (ligações externas), embora por regra não devam ser usadas no corpo do artigo. Todas as ligações externas são regidas por determinadas condicionantes referidas nesta recomendação. Entre as ligações aceitáveis estão aquelas que possibilitam um aprofundamento do tópico do artigo, desde que a informação seja fiável e precisa e não possa ser acrescentada ao artigo por razões de violação de direitos de autor, de quantidade de detalhe, ou por conterem outro tipo de conteúdo relevante que não seja possível inserir no artigo por outras razões que não a sua fiabilidade.

Algumas ligações externas são bem recebidas (ver aquilo que pode ser incluído mais em baixo), mas o objetivo da Wikipédia não é a inclusão de listas detalhadas e longas de ligações externas em cada artigo. Não deve ser ligada nenhuma página a partir de um artigo da Wikipédia a não ser que a sua inclusão possa ser justificada de acordo com esta recomendação em conjunto com o bom-senso. O ónus de fornecer esta justificação cabe ao editor que quer incluir a ligação externa.

Esta recomendação refere-se a ligações externas que não são citações de fontes que sustentem o conteúdo do artigo. Se o website ou a página que pretender ligar inclui informação que não está ainda no artigo, considere usá-la como fonte para o artigo, citando-a. As recomendações para o uso de fontes, o que inclui ligações externas usadas como citações, encontram-se em fontes fiáveis e cite as fontes.

Pontos importantes a ter em consideração[editar código-fonte]

  1. Esta recomendação não se aplica a referências no texto ou documentos considerados no todo que sejam usados como fonte para as afirmações do texto, uma vez que devem aparecer nas secções "Referências" ou "Notas".
  2. As ligações externas por regra não devem ser usadas no corpo do artigo.[1] As ligações externas apropriadas devem ser colocadas numa secção própria intitulada "Ligações externas" no fim do artigo, ou no local apropriado de uma infobox, caso se aplique.
  3. As ligações na secção "Ligações externas" devem ser restritas ao mínimo essencial. A falta de ligações externas ou um número pequeno de ligações não é razão para acrescentar mais ligações.
  4. Na secção "Ligações externas", tente evitar o uso de várias ligações para diferentes páginas no mesmo website; em vez disso, tente encontrar uma página apropriada com várias ligações de interesse dentro do site.
  5. Esta recomendação não se aplica a Interwikis para outras línguas, que devem ser acrescentados pelo Wikidata.

Ligações proibidas[editar código-fonte]

De acordo com as políticas oficiais ou com outros aspectos técnicos, os editores, sem qualquer excepção, não devem nunca inserir ligações para:

  1. Material que seja uma violação dos direitos de autor de terceiro. Aceitam-se ligações para websites que mostrem conteúdo protegido por direitos de autor desde que esse website detenha permissão para os exibir, ou use a obra de acordo com a política de fair-use. Caso haja a suspeita fundamentada de que um website está a mostrar uma cópia de um trabalho violando os respectivos direitos de autor, retire-o. As ligações para páginas que distribuem de forma ilegal o trabalho de terceiros fazem a Wikipédia e os seus editores serem malvistos. Isto é de particular importância ao fazer ligações para sites como o Scribd ou o YouTube, nos quais se devem redobrar as precauções para evitar ligar material que viole direitos de autor.
  2. Websites que façam parte da lista de spam local ou global sem que tenham sido whitelisted. O código MediaWiki bloqueia automaticamente quaisquer edições com essas ligações.
  3. Ligações com recurso a affiliate marketing, tracking ou referral links, isto é, todas as ligações que permitam a alguém obter créditos ou benefícios sempre que alguém abre a ligação. Se a ligação em si é útil, deve ser ligada de forma neutra sem qualquer mecanismo de tracking.

Ligações recomendadas[editar código-fonte]

Existem vários aspectos a ter em conta ao adicionar uma ligação externa.

  • O conteúdo do website é acessível ao leitor?
  • O conteúdo do website é apropriado para o contexto do artigo (útil para compreender o tema, informativo, factual, cuidado, etc.)
  • A ligação funciona e é provável que se mantenha a funcionar?

Cada ligação deve ser analisada caso a caso, fazendo uso das seguintes recomendações. À medida que cresce o número de ligações externas em determinado artigo, os critérios devem ficar mais exigentes. Quando tenha dúvidas sobre a pertinência de acrescentar uma nova ligação, faça uma sugestão na página de discussão do artigo e discuta o problema com outros editores.

O que é normalmente permitido[editar código-fonte]

  1. Os artigos da Wikipédia sobre determinada organização, pessoa, website ou outra entidade devem ter uma ligação externa para o seu website oficial, caso exista. Veja "ligações oficiais mais em baixo.
  2. Um artigo sobre um livro, uma peça musical, ou outro tipo de media deve ter uma ligação para um website que aloje uma cópia de distribuição legal da obra, desde que não se aplique nenhum dos critérios de ligações proibidas e/ou ligações restritas.
  3. Websites que contenham informação fiável, precisa e neutra que seja relevante para a compreensão enciclopédica do tópico do artigo, mas que não possa ser integrada nesse artigo devido a restrições de direitos de autor,[2] quantidade de detalhe (por exemplo, listas de estatísticas desportivas, créditos televisivos, transcrições de entrevistas ou livros online) ou por quaisquer outros motivos.

Casos em que deve haver ponderação[editar código-fonte]

  1. Páginas muito pesadas, tais como páginas que contenham bastante informação audiovisual, devem ser analisadas caso a caso, uma vez que muitos leitores acedem à Wikipédia através de ligações lentas. As ligações para páginas particularmente pesadas devem ter uma indicação do tamanho em kilobytes.
  2. Ligações para um directório de websites ou organizações devem ser alvo escolha criteriosa e justificada na página de discussão.Não são permitidas listas extensas de hiperligações. Uma ligação para um directório pode ser permanente ou uma medida temporária enquanto se discutem ligações externas na discussão do artigo. Entre as várias opções disponíveis, o Open Directory Project é uma das mais viáveis e neutras.
  3. Websites que não cumpram os critérios para fontes fiáveis mas que, no entanto, contenham alguma informação sobre o objeto do artigo com base em fontes reputadas.
  4. Ligações para os projetos irmãos da Wikimedia com informações relevantes. Ver Ajuda:Guia de edição/Correlatos.

Ligações restritas[editar código-fonte]

Exceto nos casos de ligações para a página oficial do tópico do artigo, não se deve fazer ligações para o seguinte:

  1. Qualquer website que não disponha de mais nenhum recurso para além do que constaria no artigo caso ele fosse destacado. O único propósito de uma ligação externa é fornecer informação complementar que não possa ser diretamente incluída no artigo.
  2. Qualquer website que confunda o leitor através do uso de informação factualmente imprecisa ou não verificável. Excetuam-se em casos muito particulares, e mediante restrições, para websites que apresentem pontos de vista minoritários nos artigos.
  3. Websites que contenham malware, scripts prejudiciais, exploits, cavalos de troia ou qualquer outro conteúdo cujo acesso seja ilegal no estado da Florida (onde se situam os servidores da Wikipédia).
  4. Ligações para páginas individuais[3] cuja função principal seja a venda de produtos e serviços, ou para páginas com quantidade significativa de publicidade.
  5. Ligações para websites que necessitem de pagamento ou registo para ler o conteúdo relevante.[4]
  6. Websites que sejam inacessíveis a um número substancial de leitores, tais como os que só funcionam com um modelo específico de browser ou acessíveis apenas a partir de um conjunto de países.
  7. Ligações diretas para documentos que requeiram aplicações externas ou plugins (como Flash ou Java) para ver o conteúdo, a não ser que o artigo seja sobre esses formatos.
  8. Ligações para páginas com resultados de pesquisa, tais como ligações para pesquisas individuais em motores de pesquisa, search aggregators ou feeds RSS.
  9. Ligações para websites de redes sociais (como o Myspace ou o Facebook), chats ou fóruns de discussão ou grupos (tais como o Yahoo! Groups), feeds do Twitter, grupos Usenet ou listas de e-mail.
  10. Ligações para blogs, páginas pessoais e fã-sites, excepto aqueles que sejam escritos por uma autoridade reconhecida do tema em questão. (Esta exceção para blogs controlados por autoridades no assunto deve ser bastante restrita e justificada. Como padrão mínimo, as autoridades devem cumprir de forma inquestionável os critérios de notoriedade para biografias).
  11. Ligações para wikis, exceto para aquelas com um historial muito significativo de estabilidade e um número muito substancial de editores. Mirrors da Wikipédia nunca devem ser ligados.
  12. Websites que sejam relacionados de forma apenas indireta em relação ao tópico do artigo: a ligação deve ser sempre relacionada diretamente com o objeto do artigo. Um website generalista que tenha informação sobre múltiplos assuntos não deve, em princípio, ser ligado a partir de um artigo sobre um assunto específico. Da mesma forma, um website sobre um assunto específico não deve ser ligado a partir de um artigo sobre um tema mais geral. Caso o website generalista dedique uma secção em particular ao tópico do artigo, e simultaneamente cumpra os restantes critérios, deve-se fazer uma ligação específica apenas para essa secção.
  13. Ligações para listas de produtores, vendedores ou consumidores.
  14. Ligações para websites já ligados através das ferramentas de citação da Wikipédia. Por exemplo, em vez de fazer uma ligação para um website comercial de venda de um livro, considere preencher a predefinição de citação de livros no campo ISBN, o que dá aos editores a possibilidade de procurarem o livro numa imensa variedade de recursos gratuitos. As fontes de mapas podem ser ligadas através de coordenadas geográficas.
  15. Ligações cujo funcionamento não seja constante e/ou em que não seja provável que se mantenham ativas a curto prazo.
  16. Ligações externas em predefinições de navegação ou páginas de navegação como páginas de desambiguação, redirecionamento e categorias.
  17. Ligações para websites de organizações mencionadas no artigo, a não ser que possam ser qualificadas dentro dos parâmetros do que é normalmente permitido ou ponderado.[4][5]
  18. Listas ou listas integradas compostas sobretudo por ligações externas. O objetivo destas listas é fornecer ajuda para a navegação interna, e não serem directórios de sites na internet. Isto não se aplica se a ligação externa tem como propósito servir como citação para uma única entrada da lista que cumpra os critérios de inclusão.

Publicidade e conflitos de interesse[editar código-fonte]

É óbvio que uma ligação da Wikipédia para um website externo leva ao aumento de tráfego desse site. Mas, de acordo com as políticas da Wikipédia, um editor deve-se abster de fazer ligações para um site que possua, mantenha ou represente, mesmo que as recomendações pareçam sugerir que essa ligação é permitida. No caso de dúvida, deve dirigir-se à página de discussão e deixar outros editores decidirem, de acordo com as recomendações sobre conflitos de interesse.

A Wikipédia usa o mesmo padrão de avaliação para websites, quer sejam propriedade de organizações privadas ou de organizações sem fins lucrativos. As ligações para páginas de internet que gerem receitas não são por si só proibidas, mesmo que o seu proprietário possa obter rendimento através de publicidade, vendas ou donativos. O critério de escolha deve ser baseado no benefício imediato para os leitores da Wikipédia que sigam a ligação, através das recomendações desta página, e não com base no estatuto fiscal da organização ou na sua presunção de que o proprietário possa obter rendimento o número de visitas.

Algumas organizações têm um spambot capaz de fazer spam em wikis, semelhante aos scripts para comentários em fóruns e blogs. Caso veja um bot a inserir ligações externas, considere igualmente verificar nas wikipédias em outras línguas se o ataque é geral. Se é, por favor reporte o caso no Meta, onde podem aplicar um filtro para todas as wikis. Os sysops podem bloquear bots não autorizados de imediato.

Em biografias de pessoas vivas[editar código-fonte]

Em biografias de pessoas vivas, a informação que seja baseada apenas em fontes questionáveis ou duvidosas deve ser vista com precaução e, se negativa, não deve ser usada de todo, tanto como fonte como ligação externa. As ligações externas nas biografias de pessoas vivas devem ter elevados padrões de qualidade e obedecer a critérios de selecção mais rigorosos do que nos restantes artigos. Nunca faça uma ligação para websites que não se adequem por completo a esta recomendação ou às normas de WP:BPV.

Websites que necessitam de registo[editar código-fonte]

Excepto no caso de citações,[4] deve-se evitar ligações externas para websites que necessitem de registo ou de uma subscrição paga para visualizar o conteúdo, uma vez que são de utilidade limitada para a maior parte dos leitores. Tanto o Facebook como a maior parte dos jornais online necessitam de registo para aceder a toda ou alguma parte do seu conteúdo, enquanto que outros necessitam de uma subscrição. As revistas online necessitam na maior parte das vezes de uma subscrição para aceder ao conteúdo completo. No caso de arquivos de jornais e revistas antigos, pode existir uma taxa de acesso.

Não se deve fazer uma ligação para um website que necessite de registo ou subscrição, a não ser que o próprio website seja o tópico do artigo (ver página oficial em baixo) ou que a ligação faça parte de uma citação no texto do artigo (ver citar fontes). As citações devem sempre reportar-se à fonte mais fiável, como os repositórios de artigos científicos, independentemente de haver ou não um valor de subscrição.

Sites de redirecionamento [editar código-fonte]

Não se deve usar websites que sejam Redirecionadores. Entre os vários exemplos estão o www.tinyurl.com, tiny.cc e o domínio .tk. A maior parte destes sites estão listados na m:Spam blacklist por serem alvo de abuso frequente por spammers, o que significa que não é possível guardar uma página que contenha este tipo de ligações. Uma vez que novos redirecionadores são adicionados à lista mal se dê o caso de abuso, ao usá-los está a criar problemas para futuros editores. Adicionar links a proxies é proibido pela mesma razão. Deve-se sempre adicionar uma ligação para o URL original.

De preferência, deve-se também a fazer a ligação com o destino exacto da página. Por exemplo, se exemplo.com é um redirecionamento automático para site.com/exemplo, é sempre preferível fazer a ligação para a página exacta, mesmo que o webmaster considere o endereço de redirecionamento "oficial".

Conteúdos multimédia e formatos específicos[editar código-fonte]

Desde que cumpram os requisitos desta recomendação, não há qualquer problema em ligar páginas em HTML ou texto simples. No entanto, deve-se ter especial cuidado no caso de páginas ricas em multimédia e ou que recorram a formatos específicos (que podem ser incompatíveis com as definições e navegadores de muitos leitores). Verifique se o tipo de conteúdo da página de destino é text/html, text/plain, ou application/xhtml+xml (ou outro tipo de conteúdo XHTML), já que algumas páginas podem ser renderizadas apenas por plugins exclusivos de determinadas plataformas. Tente evitar ligações directas para qualquer conteúdo que requeira software específico ou um addon específico para navegadores. É sempre preferível fazer uma ligação para uma página em HTML normal que contenha ligações ou elementos multimédia nela integrados.

Quando uma ligação para um formato multimédia for considerada apropriada, tanto como ligação directa ou incorporada numa página HTML, deve haver uma indicação explícita da tecnologia necessária para aceder ao conteúdo relevante, como nos seguintes exemplos:

Ligações a sites com vídeos carregados pelos utilizadores[editar código-fonte]

Não existe uma proibição explícita a ligações para o Youtube ou outros sites de alojamento de vídeos carregados pelos utilizadores, desde que as ligações sejam conformes com as recomendações desta página (ver ligações proibidas e ligações restritas). No entanto, a maior parte dos vídeos alojados neste tipo de sites não cumprem os requisitos para serem incluídos como ligações externas, sendo especialmente gravosa a violação de direitos de autor. A maior parte dos vídeos do YouTube de reportagens, documentários, televisão, música e cinema ou outro conteúdo de potencial interesse para os leitores da Wikipédia são violações de direitos de autor e nunca devem ser ligados. A inclusão de ligações para estes sites deve ser avaliada caso a caso e com redobrada precaução. As ligações para vídeos online devem igualmente identificar qualquer software ou plugin adicional necessário para visualizar o conteúdo.

A utilização de ligações para o Youtube tem como pré-requisito mínimo, o estatuto de autoconfirmado.[6]

Evite peso indevido[editar código-fonte]

Em artigos onde coexistem pontos de vista diferentes, evite incluir ligações em número desproporcional em relação ao peso de determinado ponto de vista no tópico, ou que deem uma posição superior a pontos de vista minoritários. Adicione comentários a essas ligações informando o leitor do ponto de vista que apresentam. Devem ser apresentados em primeiro lugar os pontos de vista que representam a opinião erudita alargada ou o consenso dominante. Para mais informações, veja princípio da imparcialidade e peso indevido.

Ligações oficiais[editar código-fonte]

Uma ligação oficial é uma ligação para um website ou outro serviço de internet, incluindo ligações para redes sociais oficiais do tema do verbete - que podem ser incluídas usando as predefinições {{twitter}}, {{facebook}} e outras - que cumpram ambos os critérios seguintes:[7]

  1. O conteúdo da ligação é controlado pelo sujeito do artigo da Wikipédia (tanto para organizações como pessoas individuais).
  2. O conteúdo da ligação cobre o tópico da área pela qual o sujeito do artigo é notável.

As ligações oficiais, se existirem, são disponibilizadas para dar a oportunidade ao leitor de verificar aquilo que o sujeito diz sobre si próprio. Este tipo de ligações não está sujeita às condicionantes das ligações restritas, embora devam continuar a respeitar o disposto em ligações proibidas. Por exemplo, embora as ligações para websites que necessitem de registo ou pagamento para visualizar o conteúdo quase nunca sejam permitidas na secção "Ligações externas", uma ligação deste tipo pode ser incluída quando se trata do website oficial do sujeito.

No entanto, as ligações oficiais estão igualmente sujeitas aos padrões de formatação, como os avisos para conteúdos em formatos específicos e a restrição à colocação de ligações no corpo do artigo. Quando a ligação é usada como fonte para verificar uma declaração do próprio autor no texto do artigo, deve ser formatada como qualquer outra referência usada no artigo.[4] Os websites oficiais podem ser incluídos nalgumas infoboxes, e serem listados em primeiro lugar na secção de "ligações externas".

A maior parte dos artigos não tem ligações oficiais. Os "fansites" não são considerados websites oficiais, uma vez que o sujeito do artigo não tem qualquer controlo sobre a informação apresentada. Nesta categoria inclui-se tudo o que não seja controlado de forma directa, desde websites geridos por fãs até instituições de caridade que apoiem pacientes com determinada doença. No entanto, apesar de não serem considerados websites oficiais, a ligação pode ser justificada, desde que de acordo com as restantes secções desta recomendação.

Minimize o número de ligações[editar código-fonte]

A inclusão de mais do que uma ligação pode ser justificada nos casos em que o sujeito do artigo possui mais do que um website oficial.[8] No entanto, a Wikipédia não é um directório de todas as ligações oficiais de determinado assunto. A Wikipédia não tem como objetivo documentar ou disponibilizar ligações para todas as presenças na internet de determinado sujeito, nem tão pouco oferecer aos leitores uma lista com ligações para redes sociais em que o sujeito esteja presente. Directórios detalhados são informação supérflua e colocam peso indevido naquilo que o sujeito afirma de si próprio.

Longevidade das ligações[editar código-fonte]

É importante ter em conta se é ou não provável que a ligação se mantenha relevante e contextualizada perante o artigo a curto prazo. Por exemplo, é inútil fazer uma ligação para uma página que esteja em constante mudança e que apenas tenha uma imagem relevante para o artigo na página principal durante uns dias. Considere sempre procurar e fazer as ligações através de "permalinks", e de incluir apenas recursos que demonstrem algum compromisso de manter o conteúdo disponível no mesmo endereço durante um longo período de tempo.

O que pode ser feito com uma ligação inactiva[editar código-fonte]

As ligações para URL inactivos numa lista de ligações externas são inúteis para os artigos da Wikipédia. Este tipo de ligações deve ser actualizado ou removido. Tenha em atenção, no entanto, que o procedimento é diferente para as referências. Veja como arquivar referências.

Tenha em conta também que muitas das ligações inactivas são motivadas por vandalismo (um vândalo pode, por exemplo, modificar ligeiramente ligações para produtos concorrentes). Vale sempre a pena verificar se existe uma versão funcional da ligação no histórico do artigo. Algum deste vandalismo é extremamente subtil, tal como substituir caracteres ASCII no URL por caracteres muito semelhantes.

Inactividade derivada de novo registo ou roubo de endereço[editar código-fonte]

Depois da validade do registo, os URL podem ser roubados ou novamente registados, com propósitos diferentes, desde pornografia a anúncios. Mesmo que o URL continue válido, deve ser removido de imediato e tratado como ligação inactiva, uma vez que já não direciona para a informação pretendida.

Como fazer uma ligação[editar código-fonte]

Resolver disputas[editar código-fonte]

Esta recomendação descreve as razões mais comuns para incluir ou excluir ligações externas. No entanto, o facto de determinada ligação não ser explicitamente proibida por esta recomendação não significa automaticamente que possa ou deva ser inserida no artigo. Qualquer ligação externa deve ser justificável na opinião dos editores do artigo. Qualquer disputa sobre ligações externas pode ser resolvida através do processo normal de resolução de conflitos.

As ligações em disputa devem ser removidas até haver consenso relativamente à sua inclusão.

Como advertir violações[editar código-fonte]

Caso seja verificado que determinado editor (com conta ou IP) está inserindo uma ligação externa de forma repetitiva, este deve ser avisado em sua página de discussão, solicitando-se que pare. Pode ser usada a predefinição {{Aviso-propaganda}} caso o comportamento seja tipificado como tentativa de divulgação ou promoção, seja de produtos, ideias (religiosas, filosóficas etc.) ou pessoas.

Caso o editor ignore o aviso, serão acionadas as mesmas ferramentas utilizadas contra vândalos, como o bloqueio proporcional à infração.

Como são resolvidos os abusos[editar código-fonte]

Existem várias técnicas para prevenir abusos recorrentes de ligações externas. Seguem-se alguns procedimentos por ordem de gravidade.

  1. O usuário com conta ou anónimo pode ser bloqueado por algum tempo. Se for um usuário com conta, e se depois de avisado continuar a inserir as ligações, este pode ser bloqueado indefinidamente.
  2. As páginas em questão podem ser semiprotegidas por algum tempo de forma a que apenas os usuários com conta na Wikipédia possam editá-los. Em último caso as páginas podem ser protegidas de forma a que apenas os administradores as possam editar.
  3. As ligações externas podem ser incluídas na lista negra de vários programas de monitorização de edições, de forma a que essas edições sejam destacadas das restantes.
  4. Em casos extremos de abuso, as ligações externas são adicionadas à lista negra de spam presente em MediaWiki:Spam-blacklist ou em meta:Spam_blacklist (se for em vários projectos da Wikimedia Foundation) impedindo qualquer tipo de usuário (IP anónimo, com conta e até mesmo administradores) de adicionar essas ligações externas. No caso dessas ligações estarem presentes em artigos (antes de serem incluídas na lista negra de spam) ao editar e tentar salvar/gravar esses artigos, surge uma mensagem de erro indicando que a página contém ligações externas presentes na lista negra de spam, impossibilitando a edição enquanto as ligações estiverem presentes.

Como pesquisar ligações externas[editar código-fonte]

Mesmo que um usuário utilize vários IPs para adicionar a mesma ligação externa a várias páginas, esta pode ser pesquisada através da ferramenta Especial:Linksearch apresentando uma lista com todos os artigos da Wikipédia onde aparece essa ligação externa. Dependendo do tipo de ligação externa, caso a pesquisa apresente muitos resultados, pode ser um indicador de abuso (spam).

Notas

  1. São raras as excepções. Por vezes pode ser útil uma ligação para o Wikcionário ou para o Wikisource. Entre as outras excepções, podem ser permitidas ligações para o Toolserver.
  2. Isto não lhe permite criar uma ligação para qualquer página que viole direitos de autor. O que isto significa é que, embora não se possa incluir material protegido na Wikipédia, é possível criar ligações externas para websites dos seus detentores de direitos de autor.
  3. "Páginas", e não websites. Faça uma avaliação da página específica a que conduz a ligação, independentemente de outras páginas no website.
  4. a b c d Esta recomendação não se aplica a websites que estejam a ser usados como fontes para acrescentar conteúdo nos artigos.
  5. Ligações para websites são permitidas quando o próprio site tenha sido usado como fonte fiável, mas não para direcionar o leitor para o site da organização ou apenas para verificar que a organização ou o website existe. Quando necessário, deve ser usada uma ligação interna.
  6. Decidido em votação, em março de 2017
  7. Decidido em consenso na discussão Ligações para redes sociais oficiais dos temas dos verbetes na seção "Ligações externas"
  8. Entre as situações em que se pode justificar várias ligações oficiais:
    • A biografia de um governante eleito pode ter uma ligação tanto para o website oficial do governo como para a página do biografado no website do partido político ou da campanha.
    • Uma empresa pode ter websites diferentes para o consumidor e para a parte corporativa.
    • Uma pessoa que seja notável por mais do que um tópico pode manter diferentes websites para cada actividade notável (por exemplo, um website para música e outro para a autoria de livros).
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias