Wikipédia:Login unificado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:LU)

To non-Portuguese speakers: these guidelines are roughly the same as used on the Meta; please refer to that page if you do not understand Portuguese.

Sobre login unificado

O que é isso?

A Wikimedia Foundation opera uma família de projetos com recursos de edição online. Os usuários foram tradicionalmente obrigados a criar contas separadas em cada um destes projetos, em cada língua em que aparecem. Por isso, acrescenta-se um encargo extra para os contribuintes, tornando a integração entre os vários projetos, particularmente a integração em multimídia com a Wikimedia Commons ainda mais essencial.

A proximidade do sistema de login unificado combina as contas de usuário de todos esses projetos. As maiores vantagens são a inscrição única (você não tem que criar a sua conta a cada novo projeto com que você se envolver; seu username acompanha você) e identidade consistente (seu nome de usuário agora sempre significa que é você; ninguém mais pode tomar o seu nome em outro projeto).

Como unificar suas contas

Atualmente, os administradores (em uma wiki) podem unificar suas contas manualmente. Para fazer isso, vá para Especial:Estado da unificação de contas ou Special:MergeAccount na wiki onde você é administrador. A wiki que você escolher será sua residência-wiki e o seu endereço de e-mail e sua senha serão exportadas para todas as suas outras contas.

Em Special:MergeAccount, você será solicitado a digitar sua senha para verificação. Então, todas as wikis com a mesma senha ou o mesmo e-mail de contato autenticados de sua residência-wiki serão unificadas. Você pode entrar senhas para contas adicionais se todas estiverem listadas.

Depois desse passo completo, você poderá logar-se em qualquer wiki pública da Wikimedia com seu nome de residência-wiki, a menos que exista uma conta não unificada com o mesmo nome de usuário.

O que muda

Registrando um nome de usuário ele fica reservado em todos os lugares; isso significa que usuários diferentes já não podem registrar a mesma conta, em diferentes wikis. Os usuários só precisam definir e confirmar seu endereço de e-mail em uma única conta. Mudando a senha em qualquer wiki mudará também nas wikis em conformidade.

O que não muda

  • Algumas coisas ainda são locais:
    • Direitos de usuário são locais, o que significa que os administradores não tem acessos administrativos em todos os lugares.
    • Preferências do usuário são locais, embora somente o e-mail precisa ser definido e confirmado em um só lugar. Você pode continuar a ter diferentes preferências em diferentes locais.
    • Notificação quando você recebe uma nova mensagem ainda é local; você só verá a caixa de "novas mensagens" no site que você estiver visitando. Isto pode mudar no futuro.
    • Registro: embora registrando uma conta, fazendo-o em nível global, é necessário logar-se em cada site separadamente (com o nome global e a senha). Futuro desenvolvimento poderá permitir que usuários loguem-se em nível global, também.
  • Os utilizadores podem ainda ter diferentes nomes em dois sites; no entanto, estas contas não serão vinculadas ao login unificado.
  • O sistema de login unificado está disponível para os projetos da Wikimedia Foundation; sites que se utilizem do software wiki, mas não são operadas pela Fundação continuarão a ter sistemas de contas separados.

Resolução de conflitos

O sistema irá automaticamente unificar as contas se elas tiverem um mesmo endereço de e-mail autenticado, ou o usuário puder fornecer corretamente sua senha.

Porque os registros são há muito tempo separados para cada wiki, tendo muitos nomes de utilizadores que pertencem a diferentes pessoas em diferentes projetos. O novo sistema só permite que um usuário por nome, de forma que há alguns casos em que contas terão de ser renomeado. Isso é feito de forma manual por um burocrata ou steward (veja meta:Steward requests/Usurpation (em inglês)).

Stewards podem ver os dados sobre nome global e manualmente unificar ou não contas usando Special:CentralAuth.

História

Discussões anteriores podem ser vistas na página de login simples (no Meta).

Brion Vibber esteve empenhado neste projeto. Ele discutiu como isto poderia funcionar em Dezembro de 2005 em Berlim, carregando dados de implementação para o código-base em Abril de 2006, e foi objeto de uma apresentação no Wikimania 2006.

Brion anunciou um sucesso em um teste de migração em Novembro de 2006. O recolhimento de dados teve 2 horas e a fusão automática teve 5 horas. 4.457.075 contas primárias foram confirmadas, com 578.128 contas secundárias unificadas automaticamente baseadas em endereços de e-mail ou por canibalização de contas não usadas. 134.242 contas secundárias precisaram ser unificadas com a intervenção dos usuários (71.741 nomes de usuários inéditos não foram unificados).

O login unificado foi implementado para administradores somente em Março de 2008, e o meta:Steward requests/Usurpation foi criado para resolução de eventuais conflitos.

FAQ

Posso ser renomeado após a unificação?

Não neste momento. Esperamos que uma ferramenta de renomeação seja desenvolvida, quando for necessário.

Posso fundir diferentes usernames?

Não, mas isso poderá ser possível em futuras versões.[1]

Note que na maioria dos projetos individuais o nome de usuário pode ser preventivamente renomeado.

Alguém está usando meu nome em outra wiki, como posso obter essa conta?

Primeiro, note que a existência de uma outra conta não é impeditivo para a criação de um nome global. Quando unificar sua conta, você receberá um aviso de que a unificação foi incompleta, mas que foi criado uma conta global naquele momento. Você será capaz de usar a conta global em toda as wikis exceto nas quais o nome de conta não está sob o seu controle.

Se você precisar usurpar uma conta em uma outra wiki, você poderá fazer uma requisição para um burocrata da wiki onde reside o problema. Sujeito às políticas locais, o burocrata poderá renomear a conta-alvo. Se não houver burocratas na wiki, poderá solicitar a um Steward para usurpar esta conta.

Terei o meu status autoconfirmado em outros wikis?

Não. Você terá que esperar um tempo após o primeiro login em cada wiki, antes de ter o status autoconfirmado.

Posso fundir contas de wikis restritas?

Não. É por razões de segurança. Se a wiki não possui criação irrestrita de contas, então não é possível fundir as contas nesse momento.

Ver também

  • Bugs: Lista completa de bugs
    • Bug 57: "Single login on all wikimedia projects"
    • Bug 1552: "Feature request: Upload to commons from Wikipedia, Wikibooks, etc."
    • Bug 3525: "Cross-wiki watchlists with option for public viewing"
    • Bug 3544: "Single Recent changes on several mediawikis"
    • Bug 12096: Special:MergeAccount does not identify all accounts
    • Bug 13507: Account cannot be renamed to a global username

(Novos bugs devem ser inscritos como Produto "Extensões MediaWiki" e Componente "CentralAuth")