Wikipédia:Listas destacadas/arquivo/Discografia de Ashley Tisdale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A discografia de Ashley Tisdale, uma actriz e cantora norte-americana, consiste de dois álbuns de estúdio, um álbum de vídeo, um extended play (EP), nove vídeos musicais, sete singles, e dois singles promocionais.

Tisdale ficou mundialmente famosa por interpretar Sharpay Evans na série de filmes musicais produzida pela Disney, High School Musical (HSM). Como a personagem, ela tornou-se na primeira artista do sexo feminino a estrear com duas canções na tabela Billboard Hot 100, com as canções "What I've Been Looking For" (2006) e "Bob to the Top" (2006). Depois do sucesso do primeiro filme, a cantora resolveu iniciar a sua carreira musical a solo, e duas editoras discográficas entraram na disputa por ela: a Warner Bros. Records e a Hollywood Records. Após algum tempo de negociação, a artista optou pela primeira.

O seu álbum de estúdio de estreia, Headstrong, lançado a 6 de Fevereiro de 2007, estreou no número cinco da tabela Billboard 200 nos Estados Unidos, vendendo 64 mil exemplares em sua semana de estreia. Atingiu ainda os números dezasseis, vinte e um, vinte e dois, e trinta e três na Irlanda, Áustria, Nova Zelândia, e Alemanha, respectivamente. Após vender mais de 500 mil unidades em território americano, recebeu o certificado de disco de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). O álbum gerou quatro singles: "Be Good to Me" (2006), "He Said She Said" (2007), "Not Like That" (2008), e "Suddenly" (2008), dos quais, somente os dois primeiros conseguiram entrar na Billboard Hot 100, atingindo os números oitenta, e cinquenta e oito, respectivamente. Após registrar vendas superiores a 500 mil cópias nos EUA, "He Said She Said" recebeu o certificado de disco de ouro pela RIAA.