Wikipédia:Listas destacadas/arquivo/Discografia de One Direction

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A seguir apresenta-se a discografia de One Direction, uma boy band britânica de música pop. Ela consiste em dois álbuns de estúdio, três extended plays (EP), um álbum de vídeo, nove singles (incluindo dois como banda convidada), e sete vídeos musicais. Após terminarem na terceira colocação da sétima temporada do reality show britânico The X Factor, o grupo assinou um contrato com a editora discográfica do produtor Simon Cowell, a Syco Music, uma subsidiária da Sony Music. Mais tarde, fecharam um contrato na América do Norte com a editora Columbia Records.

Dentro do The X Factor, o grupo, juntamente com todos os outros finalistas do programa, participaram do single "Heroes", um cover da versão original por David Bowie. "Heroes" atingiu o primeiro lugar das tabelas musicais do Reino Unido, Irlanda e Escócia. Em Setembro de 2011, novamente, o grupo, juntamente com a banda JLS, participaram de "Wishing on a Star", um cover da versão original por Rose Royce, dos finalistas da oitava série do The X Factor. A canção atingiu as mesmas colocações que "Heroes" nas respectivas tabelas musicais.

Os One Direction fizeram sua estreia em Novembro de 2011 com o álbum de estúdio Up All Night. O disco alcançou a segunda posição no Reino Unido e se tornou no décimo sexto mais vendido do ano de 2011, registando vendas superiores a 468 mil cópias. Nos Estados Unidos, estreou no número um registando vendas superiores a 176 mil unidades em sua primeira semana. No mundo, Up All Night alcançou um enorme sucesso comercial e gráfico, vendendo mais de 3 milhões de unidades e posicionando-se no primeiro posto em oito países e dentro dos dez melhores lugares em outros quatorze países, incluindo Portugal, Japão e a Espanha. Além disso, foi o quinto álbum mais vendido de 2011 nos EUA. O primeiro single, "What Makes You Beautiful", foi lançado em Setembro de 2011 em países europeus, e liderou as tabelas musicais da Irlanda, Reino Unido e Escócia, tornando-se no single mais vendido do ano pouco tempo após o seu lançamento. Além disso, alcançou as dez melhores posições em doze países, incluindo os EUA, o Brasil e o Canadá. "What Makes You Beautiful" recebeu o certificado de platina por seis vezes pela Australian Recording Industry Association (ARIA), por quatro vezes pela Canadian Recording Industry Association (CRIA) e por três vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA).