Wikipédia:Livro de estilo/Ícones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:ÍCONES
Translation Latin Alphabet.svg Esta página ou seção está a ser traduzida de «Wikipedia:Manual of Style/Icons» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
Para os fins desta diretriz, o termo ícone refere-se a quaisquer símbolos tipográficos, logotipos, brasões, selos e bandeiras.

O uso de ícones no conteúdo enciclopédico do projeto Wikipedia, principalmente em listas, tabelas, infocaixas e navcaixas pode fornecer informações visuais úteis, mas também pode causar uma série de problemas. A orientação sobre as principais questões é resumida a seguir, com uma descrição mais aprofundada de cada uma delas.

Ícones[editar código-fonte]

Uso correto[editar código-fonte]

Os ícones podem ser úteis em determinadas situações:

  • Ícones são úteis, por exemplo, em artigos sobre eventos desportivos internacionais, para mostrar a nacionalidade que os competidores estão representando (que pode ser diferente da sua nacionalidade legal). Exemplo: Lista dos campeões mundiais de boxe dos pesos-pesados.
  • O uso repetido de um ícone em uma tabela ou infocaixa só deve ser feito se o ícone tiver sido usado anteriormente com uma explicação de sua finalidade.

Uso incorreto[editar código-fonte]

Não use ícones no texto do artigo[editar código-fonte]

Os ícones não devem ser usados no corpo do artigo, como em ... Em 1785, mudou-se para Lisboa,  Portugal, onde ficaria famoso ao se tornar pintor da Casa de Bragança. Isso "quebra" a continuidade do texto, distraindo o leitor.

Propósito enciclopédico[editar código-fonte]

Os ícones devem servir a um propósito enciclopédico e não meramente decorativo. Eles devem fornecer informações úteis adicionais sobre o assunto do artigo, servir como pistas visuais que ajudem a compreensão do leitor, ou melhorar a navegação. Os ícones não devem ser adicionados apenas porque parecem bons: o que pode parecer uma decoração inofensiva para um leitor, pode ser a distração de outro leitor. Um ícone é puramente decorativo se não melhorar a compreensão do assunto do artigo e não tem nenhuma função para a navegação no texto. Onde ícones são usados somente para propósitos de organização do texto, considere o uso de marcadores.

Não use muitos ícones[editar código-fonte]

Quando os ícones são adicionados excessivamente, eles desordenam a página e tornam-se redundantes.

Não utilize ícones além de seu escopo legítimo[editar código-fonte]

Os ícones podem representar uma entidade específica e não devem ser reorientados para representar algo a mais, em substituição a um símbolo realmente apropriado que não esteja disponível. Por exemplo, não use o ícone da Bandeira do Brasil para representar um estados brasileiro (caso não houvesse o símbolo correto).

Não descaracterize ícones[editar código-fonte]

Não modifique nem use ícones não genéricos de uma forma que não sejam utilizados normalmente fora da Wikipedia.

Não ilustre ou introduza pesquisa inédita[editar código-fonte]

Lembre-se da acessibilidade para deficientes visuais. Cada ícone funcional deve ter um texto alternativo, que é um texto que descreve a aparência visual da imagem. A falta deste texto alternativo muitas vezes pode tornar o ícone sem sentido ou confuso para aqueles que usam o recurso de leitor de tela ou apenas de texto.

Bandeiras[editar código-fonte]

Para os propósitos desta seção da diretriz, "ícones" refere-se a bandeiras e imagens correlatas, salvo indicação em contrário.
Nota: termos, tais como "país" e "nação", usados neste texto, devem ser entendidos como sendo aplicáveis a outros usos de bandeiras, tais como subdivisões nacionais, organizações internacionais, etc. Além disso, a maior parte dessas recomendações também são aplicáveis a selos oficiais, armas nacionais, e outras representações que tenham representações semelhantes às imagens de bandeiras.

Uso correto[editar código-fonte]

Os ícones de bandeira podem ser relevantes ao se tratar de alguns assuntos, que representem um país, governo, ou nacionalidade, tais como unidades militares, oficiais do governo ou equipes desportivas nacionais. Em listas ou tabelas, os ícones de bandeiras podem ser relevantes quando tais representações de diferentes assuntos são pertinentes para a finalidade da lista ou tabela propriamente dita.

O texto é o principal meio de comunicação e deve ser dada prioridade a ele, em relação ao uso de bandeiras. As bandeiras não devem alterar o estilo predefinido ou layout das infocaixas ou listas, em detrimento do texto.

É correto o uso de bandeiras dos países de origem de navios e do Código internacional de sinais nas infocaixas de artigos sobre embarcações.

Consistência não é primordial[editar código-fonte]

Se o uso de bandeiras em uma lista, tabela ou infocaixa torna a informação imprecisa, ambígua ou controversa, é aconselhável removê-las, mesmo que isso torne o conteúdo inconsistente com outros do mesmo tipo onde nenhum problema surgiu.

Evite ícones de bandeiras em infocaixas[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ajuda:Infocaixa

De modo geral, ícones de bandeiras não devem ser usados nas infocaixas, por desviarem desnecessariamente a atenção do leitor e darem um destaque indevido a um determinado campo em relação aos outros. Nas infocaixas de biografias, ícones de bandeiras não devem ser usados, mesmo quando há um país, nacionalidade ou campo equivalente, por serem redundantes, 'poluírem' a infocaixa e, em alguns casos específicos, provocarem divergências quanto ao tipo de bandeira a usar.[1]

Os ícones de bandeiras só devem ser inseridos nas infocaixas nos casos em que fornecem informações além do texto. Ícones de bandeira eventualmente podem provocar disputas desnecessárias quando utilizadas sem critério. Exemplos de exceções aceitáveis incluem predefinições de infocaixas sobre conflitos militares e competições internacionais como Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos. Deve ser evitado o uso de ícones de bandeiras em predefinições de infocaixas de organizações, filmes, biografias, e outros correlatos.

Tal como acontece com outros artigos biográficos, as bandeiras são desencorajadas nos artigos sobre desportistas, mesmo quando existe um "país", "nacionalidade", "nacionalidade do desportiva" ou campo equivalente: os ícones de bandeiras podem dar um destaque indevido a um campo em relação aos outros. No entanto, a infocaixa pode conter o ícone de bandeira da nacionalidade que um atleta esteja representando na competição.

Os artigos geográficos populacionais - por exemplo, assentamentos e subdivisões administrativas - podem ter bandeiras do país e suas subdivisões administrativas de primeiro nível nas infocaixas. No entanto, artigos sobre ocorrências geográficas físicas como ilhas, montanhas, vales, rios, lagos, pântanos, etc, não devem ser acompanhados de ícones de bandeiras. Quando houver um mesmo nome para mais de uma ocorrência geográfica - por exemplo, São Paulo (estado) e São Paulo (cidade) - ou quando o status do território esteja sujeito a uma disputa política, um consenso entre os editores nesses artigos determinará se devem ou não ser usados os ícones de bandeira na infocaixa.

Referências

  1. Conforme consenso; vide WP:NAOINFO. Esta orientação serve também para todas as Infocaixas sobre pessoas