Wikipédia:Livro de estilo/Ortografia/Tentativa de consenso/2010

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tal como ficou aprovado na tentativa de consenso do ano passado, decorrida entre os dias 3 de outubro e 2 de novembro, deveria ter sido realizada uma nova discussão, entre os dias 3 de outubro e 2 de novembro do ano corrente, relativamente aos próximos passos a seguir quanto à aplicação das normas do Acordo Ortográfico de 1990 da língua portuguesa na Wikipédia. Tal não aconteceu, e é por esse motivo que deverá ser iniciada o mais rapidamente possível.

O aviso n.º 255/2010, de 17 de setembro, publicado no Diário da República, esclarece que o novo acordo entrou em vigor a partir do dia 13 de maio de 2009 em Portugal. Este país junta-se, assim, ao Brasil e a Cabo Verde, que já começaram a aplicá-lo a partir de 1 de janeiro e 1 de outubro de 2009, respetivamente.

Assim sendo, concluo que seria benéfico continuar a definir metas concretas relativamente à aplicação deste acordo na Wikipédia lusófona para definir os próximos passos a seguir. Seria bom cada vez mais encorajar os utilizadores a utilizarem as novas regras em detrimento das antigas, já que, num futuro próximo, estas serão obrigatórias em vários países da CPLP? A página de discussão deverá ser usada, portanto, para serem propostas novas regras ortográficas a vigorarem na Wikipédia.

Cumprimentos, GTNS (discussão) 20h22min de 3 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Ortografia/Tentativa de consenso 2010 GTNS (discussão) 03h20min de 4 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]