Wikipédia:Mediação de conflitos/Casos/2010-05-03 Dom dos Câmara Leme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mediação de conflitos
Estado: Fechado
Comentários: consenso obtido por meio do diálogo entre as partes, sem grandes problemas.

Caso em mediação: 2010-05-03 Dom dos Câmara Leme[editar código-fonte]

Em disputas, observe sempre as normas de conduta e não faça ataques pessoais. Aja sempre com civilidade.

Se submeter queixas ou insultos, as suas edições poderão provavelmente ser removidas pelo mediador.


Informações relativas ao pedido[editar código-fonte]

Requerimento feito por: - Darwin Alô? 05h23min de 3 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Onde está a ocorrer o caso?
Dom (título)
Discussão:Dom (título)
Quem está envolvido no caso?
Darwinius D​ C​ E​ F​ B
Gonçalo Veiga D​ C​ E​ F​ B
O que é que se passa?
Há cerca de um ano encontrei no verbete acima a informação de que o título Dom de uma certa família portuguesa tinha origem "desconhecida", a qual não era suportada por qualquer fonte. Tendo conhecimento de dados suportados por fontes fiáveis que explicavam esse caso em especial, coloquei essa informação no artigo [1], tendo sido logo revertido pelo Gonçalo Veiga, por alegadamente querer comprovar as ditas fontes, apesar de ambas serem facilmente confirmáveis online, o que concordei que fizesse, dentro de um prazo. Apesar disso, e mesmo tendo sido comprovada a fiabilidade das fontes, o Gonçalo Veiga insistiu em remover parte da informação, acrescentando ainda uma informação de relevância questionável e sem qualquer suporte por fonte fiável sobre uma alegada "confirmação" do título a essa família em 2008. Deixei passar um ano, esperando que essa informação fosse fundamentada, o que nunca aconteceu, pelo que a removi. O Gonçalo Veiga voltou a recolocar a informação sobre esse alegado título usando como fonte uma revista cuja existência não é sequer confirmada por qualquer fonte fiável [2], após o que adulterou e removeu grande parte da informação devidamente fundamentada que eu anteriormente colocara, acrescentando novas alegações altamente questionáveis[3], usando por "fontes" uma publicação que ao que tudo indica apenas existe na wikipédia[4] e uma referência falsa, que não diz nada do que é afirmado (o Anuário da Nobreza em lado nenhum fala em "plena legitimidade").
O que é que gostaria que fosse feito (apresente uma possível solução para o problema)?
Que o caso seja avaliado por moderador(es) com outras condições que o que me enviaram no ano passado (o Junius), em particular a fiabilidade das fontes apresentadas pelo Gonçalo Veiga. Adicionalmente, gostaria que fosse avaliada a relevância de constar nos verbetes desta enciclopédia a atribuição de títulos nobiliárquicos alegadamente feita por uma associação privada fundada em 2004 que dá pelo nome de "Instituto da Nobreza Portuguesa"[5]. Solicito ainda que seja reavaliada a inclusão da informação que pretendia colocar no ano passado, a qual está devidamente fundamentada e publicada em fonte fiável, e que foi censurada do verbete na época.

Resposta do(s) mediador(es)[editar código-fonte]

Tonyjeff

Ante a aceitação de ambos os utilizadores, coloco-me como um dos mediadores deste caso. Tarefa que aceito com alegria e receio, pois não conheço tão bem a matéria quanto os usuários nem tenho muita experiência como mediador.

Vou precisar de pelo menos um dia para ler melhor o caso e observar exemplos anteriores. Neste meio tempo, gostaria de saber o que o usuário Veiga tem a dizer a respeito, visto que apenas Darwin aqui se manifestou.

Sugiro também que separemos as coisas. Tratar aqui do caso em si, os Câmaras Lemes, e deixar questões acessórias, como o Instituto da Nobreza, para um debate a posteriori, ainda que necessário (e, se ambos bem lembram, já os convidei para falarmos a respeito). Acredito mesmo que ambos são partes do mesmo lado, ainda que discordantes neste ponto, pois bem sei o interesse e o gosto que têm em desenvolver minunciosamente um assunto, pelo que sabemos ser dispensáveis ofensas e ameaças. Estou certo que, juntos, formamos uma ótima equipa. --tony :: jeff ¿ 02h54min de 4 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Ofertas de compromisso[editar código-fonte]

Esta secção serve para a apresentação e discussão de ofertas de compromisso.

Discussão[editar código-fonte]

Embora o uso da página do artigo em causa, para resolver uma disputa, seja encorajado (visto poder proporcionar uma maior audiência), sinta-se livre para discutir o caso nesta secção. Outros mediadores são também encorajados a se envolverem na discussão, visto que a Wikipédia se baseia em consenso.