Wikipédia:Mulheres a Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mulheresavermelho-roxo.svg

Women in Red (ou Mulheres a Vermelho) é um WikiProjeto internacional dedicado à diminuição da lacuna e do viés de género na Wikipédia. Este viés resulta em uma menor quantidade de artigos biográficos sobre mulheres. O nome do projeto, Mulheres a Vermelho, é uma referência às hiperligações da Wikipédia, que quando marcadas na cor vermelha indicam que a página não existe.

De acordo com o Indicador de Género Humano da Wikidata (WHGI), em maio de 2020, apenas 18,17% das biografias da Wikipédia em português eram sobre mulheres. A Wikipédia em português está na 63.ª posição neste indicador, com cerca de 42 mil biografias de mulheres, contra quase 190 mil de homens.

Predefinições[editar código-fonte]

Sempre que criar a página de uma Mulher a Vermelho, cole {{Mulheres a Vermelho}} na discussão desse artigo. Assim, saberemos quais as mulheres que passaram a estar a azul.

Se apoia e contribui para o projeto, utilize a userbox colando {{Wikipédia:Userbox/Projeto:Women in Red}} na sua página de usuário(a).

Mulheresavermelho.svgEste(a) editor(a) participa do Projeto Mulheres a Vermelho da Wikipédia lusófona!

Como colaborar[editar código-fonte]

É possível colaborar com o projeto Women in Red (ou Mulheres a Vermelho) de várias maneiras:

Wikipédia[editar código-fonte]

A principal maneira é criando, traduzindo ou melhorando artigos na Wikipédia.

Wikimedia Commons[editar código-fonte]

Uma das formas de aumentar a visibilidade das mulheres é através da inserção de imagens de mulheres e de temas com elas relacionados na plataforma de arquivos de mídias dos projetos Wikimedia, o Wikimedia Commons.

Também é possível participar através do desafio #VisibleWikiWomen, lançado pela Whose Knowledge.

Wikidata[editar código-fonte]

O Wikidata é a base de dados estruturados das plataformas Wikimedia. Nessa plataforma, o trabalho passa por criar e melhorar as entradas sobre mulheres, através da inserção de determinadas informações e dados.

Grupos de Wikimedistas envolvidos[editar código-fonte]

Outros projetos[editar código-fonte]