Wikipédia:Não chute um cachorro morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Não adianta chutar cachorro morto!

Chega um ponto em qualquer discussão em que o próprio debate chega a um fim naturalmente. É possível que você tenha vencido, perdido ou que ele tenha terminado num empate. Neste ponto, é recomendável que você não chute mais o cachorro morto. Se o debate, discussão ou mesmo uma troca genérica de opiniões chegou ao seu fim natural, seja por que um dos lados "venceu" ou, mais provável, por que a comunidade perdeu o interesse no assunto como um todo, então não importa mais qual o lado que esteja defendendo, o melhor a fazer é parar de chutar.

Caso contrário, se você continuar a chutar o pobre debate, se você tentar reabri-lo, se você continuamente fizer referências àquilo que todos já sabem, se você esfregar seus argumentos na cara dos demais... é muito provável que você, na verdade, não esteja conseguindo influenciar ninguém e nem conseguindo aliados para sua causa, mas certamente estará aborrecendo todos os que são obrigados a aturá-lo.

  • Se você "venceu", bom para você. Agora siga seu caminho e não fique lembrando a todos que seu adversário "perdeu".
  • Se você "perdeu", uma pena, a vida é dura. Agora siga seu caminho e não fique lembrando a todos que seu adversário "não venceu" de verdade por que... seja o que for.
  • Se o debate morreu de velho, deixe o morto quieto. Acabou, aceite isso. Ninguém liga! É duro de aceitar, mas a vida é assim.

Assim, a próxima vez que você encontrar um cachorro que claramente está morto, por favor não o chute mais. Não vai ajudar. Deixe o pobre animal morrer em paz.

Notas[editar código-fonte]