Saltar para o conteúdo

Wikipédia:Não crie hoaxes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não crie hoaxes na Wikipédia. Fazer isso prejudica a própria Wikipédia e também a sua reputação. Um hoax é uma tentativa de enganar o público, fazendo-o acreditar que algo falso é verdadeiro. Como a Wikipédia é uma "enciclopédia que qualquer pessoa pode editar", ela já foi, em diversas ocasiões, alvo de tentativas de criação de hoaxes.

Não crie hoaxes

[editar código-fonte]

Por favor, não tente inserir desinformação na Wikipédia para testar a nossa capacidade de detectar e remover esse tipo de conteúdo. Isso já foi feito antes, com resultados variados. A maioria dos hoaxes é marcada para eliminação poucas horas após criada. No entanto, alguns hoaxes mais sofisticados — como artigos sobre personagens históricos inventados, com biografias detalhadas e referências falsas — chegaram a permanecer por vários anos antes de serem descobertos. Esses artigos prejudicam a reputação da Wikipédia como enciclopédia.

Já foi tentado, testado e confirmado: é possível, sim, inserir hoaxes na Wikipédia — da mesma forma que é possível inserir palavrões (afinal, a enciclopédia não é censurada). Isso é uma consequência inevitável do fato de ser uma enciclopédia livre que qualquer pessoa pode editar. Um hoax nada mais é do que uma forma mais sutil e menos óbvia de vandalismo, e quem cria hoaxes está sujeito a bloqueio.

A desinformação na Wikipédia engana os leitores e pode levar a erros com consequências no mundo real, como constrangimentos públicos, ferir sentimentos, a publicação de livros com informações erradas, perda de pontos em trabalhos escolares, entre outros prejuízos. Alguns hoaxes sobre pessoas vivas podem ser difamatórios e expor a Wikipédia a riscos legais (ver Wikipédia:Biografias de pessoas vivas). Em certos casos, como artigos sobre temas médicos (por exemplo, a COVID-19), um hoax pode até causar ferimentos ou mortes.

Além disso, manter e corrigir artigos falsos consome tempo e esforço de voluntários que poderiam estar contribuindo para melhorar conteúdos legítimos. Embora seja importante ler a Wikipédia de forma crítica e buscar melhorar a qualidade das informações, o melhor caminho é corrigir os erros diretamente — e não criar hoaxes apenas para "testar" se eles serão detectados.

Se você tem interesse em testar a precisão da Wikipédia, uma forma muito mais construtiva é procurar afirmações incorretas que já estejam na enciclopédia, verificar há quanto tempo estão lá e, se possível, corrigi-las. Em resumo: não abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista.

Verificabilidade

[editar código-fonte]

A Wikipédia exige que o conteúdo seja verificável em fontes publicadas e confiáveis. Se houver contestação, a responsabilidade de comprovar as afirmações no artigo é do autor original. Por isso, é inútil tentar manter um hoax depois que ele começa a ser examinado pelos editores da Wikipédia, caso o público em geral já não acredite nele fora da plataforma. Além disso, se um hoaxer já conseguiu enganar o público, ele não precisa criar o artigo; outra pessoa acabará fazendo isso.

Hoaxes, versus artigos sobre hoaxes

[editar código-fonte]

A Wikipédia possui artigos sobre hoaxes notáveis, descrevendo-os como tais, como o caso do Homem de Piltdown ou a transmissão de A Guerra dos Mundos. Isso é totalmente diferente de um artigo que apresenta um hoax como algo factual.

Por exemplo, isto é um hoax:

Uma reunião memorável e lotada da Sociedade Geológica de Londres foi realizada em Burlington House, Londres, em 18 de dezembro, para ouvir a apresentação de um artigo intitulado "Sobre a descoberta de um Crânio e Mandíbula Paleolíticos humanos em um cascalho contendo sílex sobreposto aos estratos Wealden (camadas de Hastings), em Piltdown, Fletching (Sussex)", pelos cientistas Charles Dawson, F.S.A., F.G.S., e Arthur Smith Woodward, LL.D. [...] O professor G. Elliot Smith foi convidado a apresentar os resultados de sua investigação sobre o molde da cavidade craniana, e destacou que, embora a forma e o tamanho geral do cérebro fossem humanos, a disposição das artérias meníngeas era tipicamente símia, assim como uma profunda incisura na região occipital; ele considerou o cérebro como o mais semelhante ao de um macaco entre todos os cérebros humanos conhecidos. [...] Não há dúvida de que se trata de uma descoberta da maior importância e que dará origem a muitas discussões. É a aproximação mais próxima que já alcançamos de um "elo perdido", pois, qualquer que seja o veredito final quanto à posição sistemática do Pithecanthropus erectus, provavelmente poucos negarão que o Eoanthropus dawsoni seja quase, senão tão humano quanto símio. As recentes descobertas de restos humanos [...] estão demonstrando que diversas raças humanas viveram nos tempos paleolíticos, e podemos esperar com confiança por novas descobertas que lançarão mais luz sobre a evolução do homem.[1]

Enquanto o seguinte é o início de um artigo sobre um hoax:

O assim chamado Homem de Piltdown foi uma fraude científica formada por fragmentos de um crânio e de uma mandíbula recuperados nos primeiros anos do século XX de uma mina de cascalho em Piltdown, vila perto de Uckfield, no condado inglês de Sussex.[2] Especialistas da época afirmaram que os fragmentos eram restos fossilizados de uma até ali desconhecida espécie de homem primitivo. O nome latino de Eoanthropus dawsoni foi dado ao espécime em homenagem a Charles Dawson, que em 2016 foi considerado responsável pela fraude.[3]

Como qualquer outra coisa, um hoax deve ser notável para ser abordada na Wikipédia — por exemplo, um hoax pode ter recebido atenção constante da mídia, sido acreditada por milhares de pessoas, incluindo acadêmicos, ou ter sido acreditada por muitos anos. A Wikipédia não é para coisas inventadas um dia.

Lista de hoaxes

[editar código-fonte]

Esta é uma lista de hoaxes históricos conhecidos que foram criados na Wikipédia. Seu objetivo é documentar hoaxes na Wikipédia, a fim de melhorar nossa detecção e compreensão deles. É considerado um hoax se for uma tentativa clara ou flagrante de inventar algo, em oposição a uma difamação ou um erro factual. Um hoax é considerado notável se ele não for detectado por mais de um mês ou for discutida por fontes confiáveis na mídia. Esta lista está incompleta, pois é provável que muitos hoaxes na Wikipédia permaneçam desconhecidos.

Referências

  1. Trecho adaptado de "Eoanthropus dawsoni", A. G. Haddon, Science, 1913, um relato contemporâneo ao artigo de Dawson e Woodward de 1912, "Sobre a descoberta de um crânio e mandíbula paleolíticos humanos...", que apresentou as alegações de Piltdown como um avanço científico significativo.
  2. Roger Lewin (1987). «Chain of Fraud» (em inglês). Clark University. Consultado em 19 de agosto de 2010 
  3. Groote, Isabelle De; Linus Girdland Flink, Rizwaan Abbas, Silvia M. Bello, Lucia Burgia, Laura Tabitha Buck, Christopher Dean, Alison Freyne, Thomas Higham, Chris G. Jones, Robert Kruszynski, Adrian Lister, Simon A. Parfitt, Matthew M. Skinner, Karolyn Shindler, Chris B. Stringer (1 de agosto de 2016). «New genetic and morphological evidence suggests a single hoaxer created 'Piltdown man'». Royal Society Open Science (em inglês). 3 (8). 160328 páginas. ISSN 2054-5703. doi:10.1098/rsos.160328