Wikipédia:Não enfie balinhas no nariz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Isso pode parecer uma boa idéia, mas pode ter consequências inesperadas, quando dito a alguém com um espírito ingênuo e aventureiro

A mãe do menino estava saindo para o mercado. Preocupava-se com seu filho, que sempre fazia alguma travessura. Ela severamente o repreendeu: "Seja bonzinho. Não entre em apuros. Não coma tudo o repolho. Não derrame o leite. Não jogue pedras na vaca. Não caia no fundo do poço." O menino tinha feito todas estas coisas nos outros dias de mercado. Na esperança de afastar novos problemas, ela acrescentou: "E não enfie balinhas no nariz". Esta era uma idéia nova para o menino, que prontamente resolveu testar.

Em nosso zelo para evitar a ação imprudente dos outros, podemos colocar adiante idéias que eles não tinham tido antes. Pode ser sábio para não alertar contra tais possibilidades. Sugestão profilática pode desencadear uma nova travessura. Como diz o ditado popular, "não dê a eles idéias."

Em outras palavras, não dê exemplos de como causar perturbações (por exemplo, não clique neste link ou você irá destruir Wikipedia), pois isso pode vai realmente incentivar as pessoas a fazer isso.

Então talvez em vez disso você devesse considerar dizer o seguinte: "Mantenha seu nariz limpo"!

Ver também[editar | editar código-fonte]