Wikipédia:Não envie avisos padronizados a editores experientes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Introdução[editar código-fonte]

A Wikipédia oferece vários modelos de avisos para serem colocados nas páginas de discussão de usuário, com alertas sobre possíveis violações de políticas e diretrizes ou vandalismos, por exemplo {{Av-teste}}, {{Aviso}} e {{Aviso-vandalismo}}.

Alguns editores experientes podem não gostar de receber avisos padronizados

Normalmente essas mensagens padronizadas devem ser usadas para alertar novos editores, mas é preciso usar esses modelos com cautela. Quando editores iniciantes violam alguma política, é bem possível (se for presumida boa fé) que eles não estejam cientes dessas políticas, sendo útil orientá-los. Mesmo aos novos editores, pode ser inadequado tentar explicar as políticas através de uma mensagem padronizada, e isso deve ser ponderado ao utilizar tais mensagens (não morda os novatos).

Por outro lado, a maioria dos editores experientes já estão supostamente cientes dessas políticas. Se você acredita que um desses editores experientes violou alguma diretriz, considere que pode ter sido apenas o resultado de uma dificuldade na interpretação de determinada política. Em tais situações, o uso de um aviso padronizado pode não ser a forma mais eficaz de resolver o problema, e ser interpretado como uma incivilidade, rudeza ou tentativa de mostrar superioridade.

O problema com os avisos padronizados[editar código-fonte]

Os avisos padronizados são muito genéricos, às vezes desatualizados e podem até mesmo ser incoerentes. Por exemplo, o texto do aviso {{Av-npi}} inicia com uma mensagem de boas vindas que, por óbvio, não se aplica a um editor experiente. Um modelo pode conter um aviso para que nunca se faça algo que, no entanto, pode ser permitido em certas circunstâncias. Teoricamente, quase tudo é permitido na Wikipédia, em alguma circunstância (a Wikipédia não possui regras fixas além dos cinco pilares). Sendo um projeto cujo conteúdo está sempre a ser atualizado (a Wikipédia não é de papel), por vezes pode ter políticas controversas. Se uma determinada violação de política não for clara, uma boa prática de solução de conflitos pode exigir uma interação personalizada entre editores experientes, e não a utilização de um modelo padronizado de aviso. É possível até mesmo o uso de um modelo preexistente, reformulado especificamente para aquela situação, apenas como orientação, adicionando mensagens personalizadas.

Deve-se ter em conta que editores experientes por vezes nem irão considerar os avisos padronizados, por terem uma melhor compreensão das regras e políticas. Uma mensagem pessoal pode ser uma forma muito mais construtiva nessas situações. Se você tiver alguma dúvida quanto à edição, por que não esclarecê-la, ao invés de simplesmente enviar uma mensagem padrão, ainda que isso demande tempo ? O outro editor talvez tenha uma explicação plausível e pode-se iniciar um diálogo, que será muito mais eficaz do que apenas um aviso padronizado. Editores experientes podem se sentir constrangidos e mesmo ofendidos ao receber tais avisos, e removê-los da sua página de discussão, sem que haja qualquer diálogo. Por esta razão, escrever uma mensagem personalizada para a situação específica, e com civilidade, pode ser mais producente para uma boa comunicação e para melhor qualidade dos artigos, além de evitar conflitos pessoais.

Para uma boa convivência, e em algumas situações, mesmo o destinatário do aviso padronizado deve assumir a boa fé de quem o enviou, pois este pode não estar ciente de quão o usuário alertado está familiarizado com a política, ou pode estar simplesmente tentando economizar tempo, evitando escrever uma mensagem longa que basicamente diz a mesma coisa que o modelo; afinal, o propósito do aviso padronizado é esse. Editores que tem por hábito enviar esses avisos padronizados, podem até mesmo não ter conhecimento que o destinatário é um editor experiente, e não se dar conta de que eventualmente podem criar um potencial conflito pessoal e iniciar uma guerra de edições. O editor que recebeu o aviso deve considerar a possibilidade de iniciar um diálogo, mesmo depois de receber esse tipo de aviso.