Wikipédia:Não morda os veteranos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Por favor, não morda os veteranos. Ou, em outras palavras: por favor, não os perturbe. A Wikipédia melhora bastante com as contribuições frequentes de muitos anônimos, recém-chegados e curiosos das quais quase sempre nos damos conta, mas também com o trabalho pesado dos mais experientes. Todos podemos nos tornar veteranos um dia, e todos já cometemos alguns dos erros mais comuns, até mesmo os mais cuidadosos.

Novatos chegando nas esplanadas da vida: aquele da esquerda não gostou da eliminação do árduo e completo artigo sobre sua empresa; já aqueles do grupo no fundo possuem artigos de suas bandas indicados para eliminação

Essas recomendações podem ser aplicadas também para os novatos que são veteranos de novatos ainda mais novos; muitos já se consideram veteranos mesmo antes de meses ou anos de contribuições.

Um antigo colaborador muito provavelmente é um excelente wikipedista pois compreendeu as regras, políticas e boas práticas da Wikipédia. Por isso lembre-se: o veterano é um recurso muito precioso para um sistema wiki. Devemos tratar os veteranos com muita educação, mesmo quando eles nos irritam. Afinal, os mais novatos ainda não estão acostumados com as políticas internas, com as decisões e outros procedimentos; sabemos que a maioria tende a ser mais inconsequente com a inexperiência. Para os veteranos poucas coisas são difíceis, nada novo, ele está em contato com um mundo totalmente igual, uma sociedade que tem suas próprias deficiências com as quais ele está bastante acostumado. — Portanto, nada de irritar o veterano: estaríamos de fato afastando um gigantesco contribuidor, sem contar que ele pode ainda deixar de conter ou remediar ao mundo distorções sobre a realidade na qual realizamos nosso trabalho, por pura falta de paciência e boa-vontade voluntária. A Wikipédia mal falada entre os amigos causa um efeito dominó negativo, abalando a credibilidade do projeto que pode ser difícil de ser recuperada.

Por favor, não morda os veteranos[editar código-fonte]

  • Compreenda que os veteranos são de muito valor para a comunidade. É por meio dos veteranos que temos unidade de informação, focamos as opiniões e mantemos os pilares da Wikipédia.
  • Não esqueça que nosso lema e nossa desculpa ao veterano deve ser sempre: é mesmo, não havia lido isso ainda... Nós temos um conjunto de regras, de padrões e tradições, e que não devem ser desvirtuados de qualquer maneira a desencorajar essa desculpa logo de cara. É perfeitamente possível que o veterano receba do projeto uma riqueza de experiências e outros valores, junto com ideias e energia criativa que não devem ser limitadas pela força das discrepâncias. Pode ser que as discrepâncias precisem de {{revisão}}, {{apagar}} ou {{ER}}. Muitas vezes não nos acomodamos com o que já existe e achamos que não é o mais correto, mas talvez seja. Talvez alguma coisa que o veterano esteja fazendo — e que pareça errada a princípio — possa realmente mudar para melhor o projeto se analisada com bons olhos! Observe por um tempo, analise, seja tolerante, pergunte ao veterano o que ele está tentando fazer ao invés de hostilizar apontando um erro ou dizendo que não é dessa maneira que se faz. Jogue o jogo wiki, entre na dança: não somos estáticos; devemos ser dinâmicos, junte-se ao veterano ao invés de excluí-lo, integre-se à comunidade ao invés de deixar-se num canto.
  • Se você, após uma análise e compreensão, acreditar sinceramente que o veterano fez algo errado, assim como bloquear um IP injustamente, proteger um artigo cuja disputa ele está envolvido ou indicar a regra 20 de ER quando não deveria, avise você mesmo na página de pedidos a administradores. Não dê broncas, não aponte o erro, não critique, nem coloque ligações para blogs e fóruns de forma abrupta. Lembre-se que qualquer um pode editar e devemos ter isso como meta, não é nosso objetivo criticar ou supervisionar os outros. Além disso, o veterano com o tempo perceberá suas alterações e as seguirá por conta. Também, com o tempo, ele se interessará por métodos de relaxamento e outras meditações[1] que, na verdade, são uma compilação de nossa própria inexperiência[2], e não mentiras falaciosas para vender livros de auto-ajuda.
  • Se você acha que realmente é necessário dar uma dica ao veterano, se perceber que mesmo com o tempo ele insiste em alguns erros, faça isso com cuidado, de forma como se quisesse estar sendo útil e não de forma a criticar. Comece com um cumprimento amigável, deixe bem claro que o veterano é muito bem-vindo e que é muito útil ao projeto.
E o anônimo disse: QUE &#%x@ É ESSA DE CANADIANO?!!?! QUEM NASCE NO CANADÁ É CANADENSE!!!
  • Alguns jurássicos podem ficar empolgados a fazer mudanças devido à confiança em melhorar a Wikipédia, ajudar algum wikipedista ou evitar polêmica. Aprenda com eles a ser responsável e seja ajudado a perder a "mentalidade inconsequente".
  • Alguns jurássicos agem de forma contrária, ficam acuados demais com a capacidade de administrar tudo e são exageradamente ponderados. Ao invés de tentar barrá-los, faça uma análise para verificar se não é você que está muito ousado e não precisa ser mais conservador. A persistência mesmo após anos editando é importantíssima para concretizar mudanças necessárias no projeto; incentive-as.
  • Ao receber conselhos, não utilize o mesmo tom infantil em que acontecem geralmente as discussões comuns nas páginas de anônimos. Sinta-se realmente bem-vindo e não como se devesse ganhar a confiança dos outros para entrar num clube particular. Se não aceitamos ser bem recebidos por alguém, é comum que ele pense que somos uma espécie de vândalo recorrente[3]. Mesmo que ele pense isso, não seja duro com ele, entenda que somos como uma família. Nenhum grupo de pessoas, como os novatos, tem estrutura suficiente para evoluir sem um olhar experiente mais geral. O veterano pode ajudar muito nessa tarefa. Muitas vezes a Wikipédia amadurece muito com alguma ação ponderada de um veterano e que sempre foi feito antes por aquele desejo de "corrigir o que ainda não funciona".
  • Não chame os veteranos de nomes depreciativos, tais como "fascista", "membro da panelinha", "dono da Wikipédia", "sabichão", "malvado", "mafioso", "nerd", "patético", "doente", "imbecil", "encobridor", "vândalo enrustido", "velho", "moralista", "criminoso" etc. Acredite: isso só piora, violência gera violência[4].
  • É muito comum que os veteranos saibam e reforcem o ato de assinar com quatro tiles (~~~~). Lembre-se de ser muito atencioso ao receber ajuda nesse assunto.
  • Presuma a boa fé da parte do veterano. É muito provável que todos só queiram ajudar, por mais difícil que possa ser entender isso, dê-lhes essa chance!
  • O comportamento que parece ser malicioso a wikipedistas novatos é mais provavelmente puro entendimento pleno das regras, somente um wikistress temporário ou até mesmo incompatibilidade de opiniões e valores. Mesmo que você tenha 100% de certeza que alguém é malvado ou um fascistamembrodapanelinhamoralistapatéticoimbecil, conduza a situação como se ele não fosse (e mais tarde perceberá que provavelmente não é mesmo), sendo calmo, interessado, respeitoso; dessa forma você promove nosso projeto.
  • Lembre-se de que você ainda será um veterano e certamente gostará de ser mais bem tratado do que eventualmente o tenha sido, pelos mais experientes.

Referências

  1. Até mesmo um wikibreak, por que não?
  2. Inexperiência no sentido de não conseguirmos evitar o estresse desde o início, tendo que recorrer a métodos orientais para voltar ao normal
  3. Para os íntimos, o block infinito
  4. Sim, o famigerado botão

Ver também[editar código-fonte]