Wikipédia:Não se preocupe com desempenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Não se preocupe com o desempenho: A Wikipédia não está hospedada num servidor antigo e precário, mantido com recursos mínimos em casa da avó.

A Fundação Wikimedia está crescendo rapidamente e, por ser uma organização sem fins lucrativos que não pretende se financiar por meio de propagandas, seus recursos são escassos. Devido a isso, o desempenho do site nem sempre é o que deveria ser: ele pode ficar lento, pode se comportar de modo estranho ou até mesmo ficar indisponível. Mas, como usuário, você não deve se preocupar com o desempenho do site, pois, na maioria dos casos, não há nada que você possa fazer para aumentar ou diminuir consideravelmente a velocidade do site. Todo o sistema foi desenhado para impedir que as ações dos usuários possam deixá-lo lento.

A Wikimedia paga pessoas para se preocuparem[editar código-fonte]

A Fundação Wikimedia (WMF) emprega vários profissionais de TI para atuarem como administradores de sistema; esses membros da equipe são os responsáveis por fornecer uma plataforma ágil e estável para todas as wikis da WMF. Essa plataforma é formada por um cluster com mais de quatrocentos servidores, com mais de cinco terabytes de RAM e mais de 2.400 núcleos de processamento. Toda a arquitetura do sistema, assim como o software MediaWiki, foi projetada para minimizar a capacidade dos usuários de afetarem o desempenho do site. Mais importante que isso, executar o MediaWiki é a função dos servidores; editores devem fazer o que eles acharem que devem fazer para atingir os objetivos do projeto. Uma possível queda de desempenho não deve ser desculpa para remover redirecionamentos, remover wikilinks ou impedir que usuários editem sempre que quiserem e quantas vezes quiserem. Com certeza os servidores seriam muito mais rápidos se não houvesse conteúdo algum na Wikipédia, mas se fizéssemos isso não estaríamos alcançando nosso objetivo.

Se uma queda de desempenho for detectada, ela será ajustada[editar código-fonte]

Os Administradores de Sistema têm acesso a uma infinidade de relatórios e dados administrativos que permitem que eles identifiquem facilmente onde estão os gargalos de desempenho. Se um recurso do software MediaWiki estiver causando uma queda inaceitável de desempenho nos servidores, os desenvolvedores do MediaWiki ou os Administradores de Sistema irão tomar medidas para ajustá-la. Existem alguns limites introduzidos para evitar problemas de desempenho, como as limitações na inclusão de predefinições, a impossibilidade de apagar páginas com mais de 5.000 revisões e o tamanho máximo de 2 MB por página.

Claro que nem todas soluções feitas por Administradores de Sistema são bloqueios técnicos, mas edições comuns na wiki. Se um Administrador de Sistema fizer uma alteração na wiki por questões técnicas não reverta nem bloqueie ele; de forma similar, se um Administrador de Sistema pedir que você faça uma alteração, ouça o que ele diz. No passado, isso ocorreu algumas vezes e (na Wikipédia anglófona) envolveram edição de mensagens de sistema, bloqueio de usuários e alteração de predefinições de alto risco. Devido a questões linguísticas, raramente temos a intervenção direta dos Administradores de Sistema na Wikipédia lusófona para resolver um problema técnico, no entanto, alguns usuários experientes, como Administradores e Editores de interface, mantém contato com eles ou com os desenvolvedores e podem solicitar que alguma medida seja tomada para solucionar um problema. É importante que você dê igual atenção às orientações deles e entenda que intervenções técnicas não tem interesse de ferir políticas ou recomendações da comunidade, mas apenas de garantir que o site funcione da forma esperada.

Editores não podem danificar o site[editar código-fonte]

Em alguns casos, existem coisas que Administradores podem fazer que deixarão lento ou podem até tornar o site indisponível. Mas estes casos são raros e geralmente não vale a pena se preocupar com eles; embora existam algumas coisas que os Administradores podem fazer com más intenções e que podem ser muito difíceis de reparar, não deve haver nada que eles possam fazer que resulte numa perda permanente ou que cause problemas irreparáveis. Claro que em algumas situações raras pode acontecer algo espetacular e as coisas não saiam como esperado, mas neste caso basta seguir as orientações dos Administradores de Sistema que tudo ficará bem. Se fazendo o que achava que era certo você causou algum dano desse tipo, obviamente você não deve repetir o mesmo erro, mas não tenha receio de executar tarefas similares que você acredita que serão benéficas. Em outras palavras, se brigarem com você por tentar apagar uma página com mais de 5.000 revisões (coisa que já não é mais possível), simplesmente não tente apagar a mesma página de novo, mas também não precisa sair por aí contando o número de revisões da página antes de apagar com medo de repetir o mesmo erro. Uma contribuição reprimida causa muito mais dano na Wikipédia do que uma lentidão temporária. Se você não tem certeza sobre algo, você pode perguntar para algum usuário experiente no Chat, mas isso normalmente não é necessário.

Editores também podem colaborar[editar código-fonte]

Essa página não tem o intuito de dizer que os editores não precisam se importar com o desempenho, mas tem o intuito de dizer que eles não devem impedir o desenvolvimento do projeto se baseando nisso. Se preocupe com o desempenho se você puder mensurar que aquela mudança causa algum impacto para você mesmo. Se você perceber que uma página leva 10 segundos para carregar, mas que esse tempo é reduzido para 1 segundo se você remover uma predefinição particular e você puder reproduzir com segurança esse comportamento para que outros editores também possam constatar o mesmo, então obviamente a predefinição está tornando a página lenta.

Se você espera que uma página carregue mais rapidamente, então tente simplificar ou otimizar as predefinições de todas as maneiras possíveis. Independente do que você faça, é preciso reiterar que suas ações não vão afetar o desempenho do site como um todo, mas talvez consiga minimizar os custos de carregamento de uma página em particular. No entanto, somente faça isso se você for capaz de mensurar o impacto de sua modificação e puder provar que ela trás um claro benefício ao carregamento da página. Para facilitar esse serviço, existem alguns recursos fornecidos pelos desenvolvedores que permitem que o desempenho de uma página seja mensurado. Os editores certamente podem fazer uso desses recursos para mensurar o desempenho das páginas com maior precisão.

Como é de se esperar, todos esses princípios tem o objetivo de garantir que o conteúdo da wiki seja disponibilizado da melhor maneira possível. O propósito da wiki é servir o leitor, por isso, questões sobre desempenho sempre terão uma função importante nesse processo. Utilizar miniaturas de imagens com alta resolução ao invés de imagens com resolução menor definitivamente afetará o carregamento das páginas; mas a decisão de qual imagem deve ser utilizada para ilustrar um artigo deve ser uma escolha puramente editorial: os Desenvolvedores e os Administradores de Sistema não irão influenciar tais decisões.

Seja proativo ao otimizar coisas onde você pode medir e quantificar o impacto de desempenho. Mas não se preocupe com problemas de desempenho que você não pode medir; a WMF emprega funcionários que se preocuparão com o desempenho do site como um todo.