Wikipédia:Não transforme o copo em bacia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Isso é definitivamente um copo, com certeza não é uma bacia

Não transforme o copo em bacia é um pensamento bem simples. Alguns editores por razão de impulso pessoal ou simplesmente por gostarem da confusão tendem a transformar alguns fatos triviais (apresentados em diffs), seguidos de grandes textos "apresentativos" com alto nível de distorção de fatos, o que faz parecer que aquela atitude tão trivial e normal foi um ato extremamente disruptivo e vandalizador, merecente de bloqueio ou até banimento do projeto.

Esse tipo de atitude têm uso comum em páginas como pedidos de bloqueio e pedidos a administradores em geral, afim de que os pedidos sejam concebidos na "base do grito" e da distorção dos fatos, quando na verdade aqueles fatos (leia "diffs") apresentados são atitudes inocentes e sem mà intenção alguma.


"Mas não bastaria ver os diffs para ver que estavam exagerando?"

Teoricamente sim, porém não são todas as pessoas que têm paciência para abrir os diffs (que na maioria das vezes vem acompanhados de textos imensos) e que, já que muitas das situações onde ocorre essa atitude são em flamewars e discussões quentes, alguns usuários tendem a não ler tudo, apenas uma parte, e acabam lendo a versão distorcida e exagerada da história, e por um acesso de raiva, tendem a nem ver o diff que está comprovando, e apenas dar mais continuidade a uma discussão baseada em fatos distorcidos.