Wikipédia:O Mito do Administrador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Agora você diz: 'Que se faça a luz!'" - um administrador da Wikipédia instruindo Deus a criar o universo, conforme algumas pessoas acreditam que tenha acontecido.

O Mito do Administrador refere-se a uma série de impressões distorcidas ou simplesmente equivocadas sobre os administradores ou "sysops" da Wikipédia. Estes são usuários eleitos pela comunidade para terem acesso a ferramentas mais delicadas, como a eliminação de páginas e o bloqueio de usuários, embora elas também sejam disponibilizadas, total ou parcialmente, para usuários com outros estatutos (ver mais detalhes na página lincada acima).

O administrador onipotente[editar código-fonte]

Não, os administradores da Wikipédia não podem tudo. É comum encontrar pessoas que tenham essa impressão, e ela é causada por três fatores, que podem vir juntos ou isolados:

  1. Distorções na imprensa: Matérias veiculadas em órgãos de imprensa ou blogs contendo erros conceituais. É muito comum encontrar jornalistas que descrevem administradores da Wikipédia como "chefes", ou como os usuários responsáveis por analisar os artigos, decidir quais devem ficar ou não, e por aí vai. Embora seja comum que eles participem de tais discussões, praticamente qualquer editor pode adicionar ou remover conteúdo da Wikipédia, ou ao menos solicitar que alguém o faça.
  2. Bloqueados e outros ressentidos: Com o advento das redes sociais, tornou-se muito fácil recorrer a espaços off-wiki para reclamar de um bloqueio ou do resultado de uma discussão. Os usuários que o fazem podem estar ou buscando desabafar num espaço que não seja limitado pelas nossas normas de conduta, que proíbem ataques e disseminação de desconfiança; ou podem estar simplesmente querendo dar mais visibilidade à questão. Eles costumam acreditar que suas mensagens estarão longe das vistas do usuários com quem discordam, o que não é necessariamente verdade. É perfeitamente possível que um usuário viole uma série de regras da Wikipédia, seja consequentemente bloqueado, e comece então uma campanha de disseminação de desconfiança off-wiki, pintando os administradores como tiranos sanguinários cujo único interesse é se apropriar do projeto e reprimir divergências. É uma atitude imatura e lamentável, mas que infelizmente surte efeito.
  3. Administradores que se acham onipotentes: Sim, eles existem. Uns já foram destituídos, outros continuarão ascendendo ao estatuto. Às vezes, o suposto "poder" que se concede a um administrador pode subir à sua cabeça e resultar em bloqueios arbitrários, ameaças indevidas e atitudes autoritárias. Para entender como combatemos o problema, veja a seção "O administrador 100% eficiente" abaixo.

O administrador onisciente[editar código-fonte]

Apesar de serem usuários responsáveis por tarefas importantes da Wikipédia, os administradores não sabem de tudo. Eles também podem ser surpreendidos com regras que desconheciam, e nem sempre estão por dentro de absolutamente todas as discussões de bloqueio. Eles tampouco sabem de cor quais páginas na Wikipédia estão protegidas, e por quanto tempo. Resumindo, não são oniscientes e não têm obrigação de ser uma espécie de gazeta do projeto, sabendo tudo o que acontece, quando e em que páginas.

O administrador onipresente[editar código-fonte]

Os administradores não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Abrir um pedido de bloqueio ou de proteção de páginas e reclamar que ele não foi respondido em menos de dez minutos é, no mínimo, desrespeitoso com eles. A Wikipédia é mantida por voluntários, que trabalham aqui quando podem e querem. Evidentemente, espera-se do administrador um mínimo de frequência, mas isso não pressupõe que ele deixará de trabalhar, estudar, namorar e se divertir para se dedicar 24 horas por dia, 7 dias por semana ao projeto. O interesse também é fator determinante nas atividades dele. Assim, se ele eliminar uma página, não espere que ele elimine outras páginas similares também. Se ele atender a um pedido de bloqueio, não acuse-o de ser tendencioso por não ter respondido a outro pedido similar, pois não é obrigação dele.

O administrador 100% eficiente[editar código-fonte]

Às vezes, atribui-se uma carga de gravidade maior a um erro quando este é cometido por um administrador. Alguns acreditam que, por serem usuários considerados de confiança e com acesso a ferramentas delicadas, eles não estão sujeitos a deslizes. Ora, o administrador, sendo ele um ser humano, está sujeito a errar. Os erros podem ser desde os mais simples (como gravar uma edição com um erro tipográfico) até os mais graves (como aplicar um bloqueio indevido). A boa notícia é que tudo na Wikipédia é facilmente reversível. Assim, qualquer erro administrativo pode ser desfeito com alguns cliques. Às vezes, o próprio reconhecerá a bobagem que fez (seja sozinho, seja após ser alertado por alguém) e corrigirá a falha. Outras vezes, alguém pode fazê-lo em seu lugar. Em casos mais complicados, uma discussão se fará necessária, e para isso, temos, por exemplo, as discussões de bloqueio e os pedidos de revisões de ações administrativas.

Evidentemente, existe uma abissal diferença entre errar por desconhecimento ou distração e insistir no erro, ou pior, errar por evidente má-fé. Para esses casos, existe a boa e velha política de bloqueio, ou, em casos mais graves, discussões que debatem se determinado(a) usuário(a) poderá continuar a exercer a função de administrador.