Wikipédia:Humor/A Última Palavra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Note! Esta página é um ensaio cujo objetivo é criticar certas ações. Tem a intenção de mostrar uma opinião séria sobre conceitos editoriais — por figuras de estilo ambíguas que podem ou não ser descritas como "humorísticas".

Conseguir A Última Palavra® é vantajoso

Na Wikipedia, muito mais que na vida real, ficar com A Última Palavra® em um debate é crucial, pois é sua única prova de sucesso contra seus editores oponentes. Abaixo, há uma útil coleção de motivos e como obter seu direito de ficar com A Última Palavra®, cujo privilégio seu oponente sempre tentará roubar.

Razões para você ficar com A Última Palavra®[editar código-fonte]

Ficar com A Última Palavra® significa que você ganhou o debate. Também demonstra sua superioridade moral, e sua vontade de manter seu posicionamento. Isso deve convencer seu oponente que você está correto, e certamente vai impressionar seu colegas Wikipedistas.

É particularmente importante ficar com A Última Palavra® onde você está em dúvida sobre os méritos de sua opinião. A Última Palavra® servirá como argumento decisivo que consertará quaisquer deficiências em sua lógica. Alcançar A Última Palavra® agora também traz a vantagem que você pode no futuro utilizar seu sucesso nesse debate como argumento decisivo em debates futuros. Entretanto, se você não ganhou a última discussão, ainda assim recomendamos que afirme incessantemente que ganhou.

Como ficar com A Última Palavra®[editar código-fonte]

O perdedor desperdiçou todas as energias nas primeiras rodadas. É hora do golpe final de usar A Última Palavra®

Recomendamos as seguintes táticas testadas e aprovadas para ajudar você a ficar com o que é seu por direito.

Muitas vezes, o seu adversário não vai entender a importância de ficar com A Última Palavra® (Abr. AUP®) e prontamente vai ficar de guarda baixa para você (nesse caso, trata-se de uma situação em que é obrigatório esfregar isso na cara dele em todas as páginas de discussão relevantes). No entanto, muitas vezes o seu adversário está bem ciente desta convenção Wikipedista e tentará injustamente privá-lo de seu direito. Não ceda à tal intimidação. Prossiga o seu objetivo com firmeza e vigor. Se os seus argumentos reais já foram ditos na página, não tema a repetí-los em uma forma ligeiramente diferente. CAPITALIZAR seu argumento, ou negritar seções, são táticas que podem ser usadas para dar variedade se você tem medo de que você esteja se tornando repetitivo.

Debates são como lutas de boxe. Tente fazer o seu adversário fazer o trabalho de pés para que eles fiquem exaustos enquanto você preservar sua energia para o golpe final A Última Palavra®. Se eles trazem quaisquer argumentos que você não pode refutar imediatamente, dê uma de ingênuo e peça esclarecimentos, isso ajuda a desgastar a paciência do adversário. Peça mais fontes e melhores fontes (de preferência nesta ordem). Se eles insolentemente continuarem a oferecer respostas, arbitrariamente pare de responder por um tempo. Melhor ainda, saliente que as resposta deles fogem do objetivo do debate inicial, que é algo tangencialmente relacionado ao (ou completamente fora do) debate inicial. Certifique-se de postar na página de discussão deles, para que eles tenham oportunidades adicionais de frustração pensar em respostas. Você pode conservar a sua própria energia postando uma pergunta na página de discussão do artigo, postando uma segunda pergunta na página de discussão do seu oponente, em seguida, postar segunda pergunta na página de discussão do artigo e da primeira pergunta na página de discussão do seu oponente.

Elegância é relativa. Trapaceie, se você acha que pode se safar. Chame seus amigos usuários não envolvidos para manter a outra parte ocupada e distraída, fugindo do debate original. Explore o medo que você impõe aos novatos insolentes. A maioria deles anda em debates como cegos em um tiroteio: presa fácil.

Como último recurso, é muito recomendável a utilização de predefinições de alerta o mais rápido possível (entre aqui e escolha umas três), citando qualquer [[WP:POL|política]] conveniente que você acha que vai ser útil para atingir seu objetivo (predefinições de vandalismo são geralmente as melhores). Afinal, uma predefinição diz mais do que mil palavras, e é uma maneira elegante de ficar com A Última Palavra®, caso o bastardo outro usuário simplesmente não baixe a guarda.


Nota: Se o seu oponente tentar aproveitar uma chance para ficar com A Última Palavra®, tenha o cuidado de apontar a idiotice desta estratégia, talvez citando esta página do projeto. Como alternativa, jogue na cara de seu adversário que ele sempre gosta de ficar com A Última Palavra®, e por isso você vai generosamente deixar que ele fique com ela. Estas técnicas inteligentes permitem ao mesmo tempo recuperar a chance de você ficar com A Última Palavra®, e ao mesmo tempo fazem com que qualquer tipo de resposta do seu adversário pareça de má fé.

RD: C/:

Outras táticas complementares[editar código-fonte]

A seguir, são melhorias práticas para todas as estratégias de AUP®:

  • Relembre os merdinhas seus oponentes que eles devem respeitar Wikipédia:Presumir a boa-fé e Wikipédia:Não faça ataques pessoais. Se você deve, por que eles não?
  • Deliberadamente faça acusações de vandalismo. É possível que, pelo menos em tese, as edições deles sejam vandalismo, por isso não há razão para não levantar esta hipótese.
  • Se os "argumentos" do outro lado estão sendo apoiados por uma ou mais pessoas, há grande probabilidade de que você esteja lidando com sock puppets, então exija deles prova de inocência.
  • Bloqueie o idiota ou peça o bloqueio dele a um dos administradores bonzinhos®, e peça para proteger página de discussão do oponente - em seguida, envie um comentário.
  • Não se esqueça de apelar ao Jimbo. Afinal, ele é o principal autoridade e mencioná-lo vai lhe dar uma vantagem. Talvez pedindo exclusão de debates ao próprio Jimbo, mas, mesmo assim, ainda vale a pena tentar.


Nota: Qualquer tentativa dele(a) para privar você de AUP® é mais do que óbvia incivilidade, possivelmente PURA TROLLAGEM e certamente uma VIOLAÇÃO UNILATERAL de Wikipédia:Não abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista. RESISTA a TODO custo.