Wikipédia:Página de discussão do usuário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:PDU)

O documento que segue normaliza o conteúdo da página de discussão (do fundo), ou seja, a página que serve para debates, discussões e contato com o usuário. Consulte Wikipedia:Página de usuário para saber sobre a página de apresentação (da frente).

Resumo
Página de apresentação Página de discussão
A página de apresentação ("da frente", ou da aba principal) serve basicamente para descrever o usuário e tem o nome no formato:

Usuário:Nome-do-usuário,
como por exemplo: Usuário:Jimbo Wales, Usuário:Belanidia

A página de discussão ("do fundo", ou aba secundária) é uma área de discussão, para comunicação com o usuário, e está no formato:

Usuário Discussão:Nome-do-usuário,
como por exemplo: Usuário Discussão:Jimbo Wales e Usuário Discussão:Belanidia

O objetivo desta página é permitir a troca de mensagens entre os usuários da Wikipédia. Quando um usuário se cadastra na Wikipédia ele recebe uma mensagem de boas-vindas criada pela predefinição {{Bem-vindo}}, que gera o quadro abaixo:

Bem-vindo(a), Página de discussão do usuário!

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, e com a sua ajuda, nós poderemos dar a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano!

Para colaborar, você pode:

Caso você tenha qualquer dúvida, pergunte a mim ou na página para tirar dúvidas para que outro voluntário entre em contato. Boas edições!

Neste quadro existem links que ajudam a explicar o que é a Wikipédia. Links que permitem ao usuário novato testar suas edições bem como um local para postar suas dúvidas referente a este projeto.

Abaixo deste quadro são colocadas as mensagens recebidas e que o usuário é avisado por meio de uma notificação a laranja no topo.

Você poderá responder à mensagem recebida postando uma mensagem na página de discussão do outro usuário (Usuário Discussão:Nome-do-usuário).

Normalmente esta página é diretamente acessível clicando-se no segundo link da assinatura do usuário.

Exemplo de uma assinatura: Primeiro link -->Nome-do-usuário msg <--- Segundo link


Não escreva a sua mensagem na página da frente do usuário. Esta é a página pessoal do usuário e qualquer edição nela não causa o aparecimento da barra laranja acima e o usuário não vai saber que recebeu uma mensagem sua.

Alguns usuários costumam colocar alguns textos na parte superior de sua página de discussão com o sentido de orientar e informar quem vier a postar uma mensagem.

Os comunicados podem ser do tipo que o usuário estará ausente por certo período ou outra informação qualquer. Muitas vezes existe o aviso de assine as suas mensagens. Para saber como assinar leia Ajuda:Guia Prático/Assinando.

Recomenda-se que não sejam apagadas mensagens recebidas, em particular avisos, com a finalidade de quem vier acessar a sua página de discussão saber se já recebeu certo tipo de comunicado. Exceção é feita para avisos que sejam considerados impróprios. Por exemplo, se um editor identificado apenas pelo seu IP recebeu, por equívoco ou má-fé, um aviso para parar de vandalizar um artigo, a mensagem pode ser apagada.[1]

Quando a página vier a ficar muito extensa, convém arquivar.

Aviso

Qualquer usuário poderá reverter um vandalismo nesta página. Porque às vezes parte das mensagens existentes foram apagadas, ou porque o texto postado é de caráter ofensivo.

Existem determinados vândalos que costumam postar determinadas mensagens padrão consideradas atípicas e que são desaprovadas pela comunidade, em diversas páginas de discussão. Essas mensagens podem ser removidas sem que isso seja considerado errôneo.

Podem ser removidas pegadinhas que a comunidade vier a considerar inoportunas, ou podem ser removidos links maliciosos que visam prejudicar ou enganar os usuários.

Ver também

Referências