Wikipédia:Política de eliminadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:POLE)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida na proposta de implementação do estatuto de eliminador.
Atalhos:
WP:POLE
WP:POLEL
Eliminadores
Wikipedia Eliminator.svg

Os eliminadores são usuários com acesso às ferramentas de eliminação e restauro de páginas, outrora disponíveis apenas aos administradores.

De modo a garantir a escolha de editores capacitados à função e o normal funcionamento da Wikipédia lusófona, os interessados em se tornar eliminadores deverão iniciar um pedido para obtenção do estatuto com duração mínima de uma semana, no qual serão avaliados de acordo com a política de eliminadores.

Assim como os administradores, os eliminadores devem zelar pelo bom uso das ferramentas que lhes foram confiadas. Do contrário, abusos reiterados, relacionados ou não à política de eliminação, podem ter como consequência a perda do estatuto.

Permissões[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Eliminadores

Os usuários deste grupo possuem permissão para apagar páginas propostas à eliminação rápida, semirrápida. Também podem aferir o consenso e encerrar discussões de eliminação[1] e atender pedidos relacionados à manipulação de históricos, restauro de páginas e remoção imediata de violação de direitos autorais.

Adicionalmente, estão autorizados a atuar em outras situações que envolvam eliminação e/ou restauro de páginas e visualização de conteúdo eliminado.

A política de eliminação deve nortear todas as ações administrativas de eliminação.

Regras para nomeação[editar código-fonte]

Human-user-trash-full.svg

Existem critérios definidos para a nomeação de eliminadores. Os usuários que, por ventura, não preencherem os requisitos mínimos abaixo discriminados, terão sua candidatura cancelada por um burocrata.

Requisitos mínimos para obtenção do estatuto[editar código-fonte]

Uma nomeação só poderá ser aceita se o candidato satisfizer os seguintes requisitos:

Motivos para impugnar uma nomeação[editar código-fonte]

Uma nomeação poderá ser impugnada nas seguintes situações:

Uma impugnação não terá valor e será desconsiderada pelos burocratas se não for corretamente justificada, com apresentação dos diferenciais de edição probatórios e referências às políticas pertinentes. Mais detalhes na seção abaixo.

Pedidos de aprovação[editar código-fonte]

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Os usuários que pretendam tornar-se eliminadores devem verificar se preenchem os requisitos mínimos para a obtenção do estatuto. Em caso afirmativo, poderão fazer o pedido na página de aprovação e anunciá-lo na Esplanada, incluindo-o também na predefinição de mudanças recentes. Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[2]

Critérios de avaliação[editar código-fonte]

Uma vez feita a solicitação, esta ficará aberta durante, no mínimo, uma semana, podendo ser prorrogada em igual período, por sugestão de um burocrata, se necessário. Nesse ínterim, qualquer editor poderá impugnar o pedido ou manifestar seu apoio ao candidato.

Uma impugnação válida consiste, obrigatoriamente, na exposição de um ou mais motivos dentre os passíveis de anular a nomeação, desde que comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário, com referência explícita às políticas pertinentes. Em contrapartida, os argumentos favoráveis à atribuição devem alicerçar-se nas políticas e recomendações da Wikipédia, sob pena de serem desconsiderados ao término do processo.

Acusações não comprovadas e comentários sem embasamento nas políticas ou de cariz pessoal serão desconsiderados pelos burocratas.

Avaliação dos burocratas[editar código-fonte]

Findo o prazo destinado à argumentação, a discussão será fechada a novos comentários e um burocrata examinará o pedido. Se este considerar, após análise e síntese cuidadosa dos argumentos, que o editor satisfaz os requisitos mínimos e não foram apontados ou constatados motivos válidos significativos para impugnar a nomeação (diante dos aspectos técnicos favoráveis), poderá aprovar o pedido de eliminador, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa detalhada e inequívoca e, a seguir, outorgar-lhe o estatuto. Todas as ações de outorga ficam disponíveis automaticamente na página de registros.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.

Se um pedido for negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem sanadas as razões para a rejeição.

Perda do acesso[editar código-fonte]

O mau uso das ferramentas pode acarretar a revogação do estatuto. A retirada do acesso é feita por um burocrata e pode ser imediata, independentemente da abertura de um pedido de remoção.

Motivos para remoção[editar código-fonte]

O estatuto poderá ser removido se os critérios para adquiri-lo, especificados na seção acima, deixarem de ser válidos para o usuário, ou se os motivos passíveis de anular uma nomeação passarem a existir. Também será removido quando ocorrer utilização abusiva das ferramentas, a qual consiste no seu uso reiterado em desrespeito à política de eliminação, sobretudo se houver conflito de interesse ou má-fé comprovada nas ações.

Um evento isolado, porém, não deve motivar a remoção imediata do acesso a princípio, exceto se o eliminador, após formalmente advertido por um burocrata, tornar a repetir os mesmos erros.

Remoção imediata[editar código-fonte]

A revogação da permissão pode ser realizada por qualquer dos burocratas, independentemente da abertura de um pedido de remoção. Caso se proceda à retirada, é obrigatória a apresentação na página de discussão do editor, em seguida, de uma justificativa clara e embasada nos motivos passíveis de remoção acima descritos, com a devida comprovação das ocorrências que a motivaram.

Uso ilícito de fantoches e abusos graves praticados com ou sem o uso das ferramentas de eliminador, como perseguir usuários apagando seus artigos ou contribuições, ou divulgação/restauro de páginas ou revisões que violem a privacidade de um usuário, são passíveis de perda automática do acesso e suscitarão em bloqueio de acordo com a política atual.

O absenteísmo também é motivo legítimo para remoção imediata do acesso a todos os eliminadores que, nos últimos seis meses, ausentaram-se editorialmente da Wikipédia.[3]

Mesmo assim, qualquer usuário poderá reportar possíveis abusos através de um pedido de remoção (ver próxima seção).

Pedidos de remoção[editar código-fonte]

No pedido de remoção, deverão ser apresentados, e obrigatoriamente comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário (com referência explícita às políticas respectivas), os motivos que consubstanciam a retirada do estatuto, e que devem constar entre razões discriminadas na seção acima. Comentários sem embasamento nas políticas ou de cariz pessoal serão desconsiderados.

O usuário com o estatuto de eliminador poderá justificar-se, desde que o faça ao abrigo das políticas e recomendações. Um burocrata, então, examinará o pedido. Se for constatado abuso reiterado ou qualquer outro motivo dentre os passíveis de remoção, após análise e síntese cuidadosa dos argumentos, este procederá à retirada do acesso.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido de remoção, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à retirada, deverá encerrar o pedido como mal-sucedido. Caso apoie o remoção, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.

Notificação[editar código-fonte]

A perda do estatuto pode ser divulgada sucintamente na seção de anúncios da Esplanada, a qual não se destina à discussão da ocorrência. Para esta finalidade, existem as páginas de diálogo do usuário, do burocrata responsável e de pedidos a burocratas.[4]

Recandidatura[editar código-fonte]

Ao usuário que teve seu acesso revogado é reservado o direito de realizar uma nova solicitação tão logo o problema que resultou na perda da permissão tenha sido sanado.

Arquivamento dos pedidos[editar código-fonte]

No momento da aprovação ou rejeição do pedido, ou após a decisão final, o burocrata deverá arquivar a página fazendo uso dos seguintes cabeçalhos, segundo instruções presentes nas páginas de aprovação e remoção:

Aprovação[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Eliminadores/Pedidos de aprovação/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Eliminadores/Pedidos de aprovação/Concluídos/Rodapé}}

Remoção[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Eliminadores/Pedidos de remoção/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Eliminadores/Pedidos de remoção/Concluídos/Rodapé}}

Referências

  1. Atuação regulamentada segundo a política de eliminação por consenso, aprovada em: Wikipédia:Votações/Eliminação por consenso/2.
  2. Conforme consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedir usuários não-confirmados de criarem pedidos de administração (15set2016).
  3. Critérios para definição de absenteísmo atualizados em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Absenteísmo de administrador versus de eliminador (12dez2011).
  4. Ativação da atual página de solicitações a burocratas definida em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Reutilizar "Wikipédia:Pedidos a burocratas" (22ago2012).

Ver também[editar código-fonte]

Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.