Wikipédia:Página de usuário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:PU)

O documento que segue normaliza o conteúdo da página de apresentação (da frente), ou seja, a página que descreve o usuário. Consulte Wikipedia:Página de discussão do usuário para saber sobre a página de discussão (do fundo).

Resumo
Página de apresentação Página de discussão
A página de apresentação ("da frente", ou da aba principal) serve basicamente para descrever o usuário e tem o nome no formato:

Usuário:Nome-do-usuário,
como por exemplo: Usuário:Teles, Usuário(a):Salebot

A página de discussão ("do fundo", ou aba secundária) é uma área de discussão, para comunicação com o usuário, e está no formato:

Usuário Discussão:Nome-do-usuário,
como por exemplo: Usuário Discussão:Teles e Usuário(a) Discussão:Salebot

Domínios Domínios de discussão
Domínios da Wikipédia
0 Principal Discussão 1
2 Usuário(a) Usuário(a) Discussão 3
4 Wikipédia Wikipédia Discussão 5
6 Ficheiro Ficheiro Discussão 7
8 MediaWiki MediaWiki Discussão 9
10 Predefinição Predefinição Discussão 11
12 Ajuda Ajuda Discussão 13
14 Categoria Categoria Discussão 15
100 Portal Portal Discussão 101
104 Livro Livro Discussão 105
446 Education Program Education Program talk 447
710 TimedText TimedText talk 711
828 Módulo Módulo Discussão 829
2600 Tópico
Domínios virtuais
-1 Especial
-2 Multimédia
Domínios extintos
102 Anexo Anexo Discussão 103
2300 Gadget Gadget Discussão 2301
2302 Gadget definition Gadget definition Discussão 2303

A página de usuário é um espaço destinado ao editor registrado e que serve para informar a comunidade sobre sua relação com o projeto. O editor pode fazer uma breve apresentação pessoal e profissional, especificar as principais áreas de interesse, elencar tarefas a cumprir dentro do projeto e qualquer outra informação relacionada à Wikipédia.

O título da página tem o formato de "Usuário:Nome-do-usuário" e, apesar de ser editável por todos, é convencionado que apenas o titular da página a edite, sendo o mesmo responsável pelo conteúdo dela.

A página de usuário pode ser acessada de diversas formas, entre as principais estão: o menu do canto superior direito, a ligação do nome de usuário na respectiva assinatura em páginas de discussão e através das mudanças recentes ou históricos de artigos. Lembre-se de que a sua página de usuário é sobre você, mas não pertence a você. Portanto, edite-a com responsabilidade.

Definição e objetivo

As páginas de usuário são espaços públicos que servem para facilitar a colaboração entre Wikipedistas, disponibilizando informações sobre a relação do editor com o projeto. Logo, páginas que fogem desse propósito devem ser suprimidas.

As informações presentes na página de usuário são opcionais. Portanto, o conteúdo é de responsabilidade do editor e pode ser utilizado à discrição. No entanto, deve-se respeitar todas as políticas e recomendações estabelecidas pela comunidade, principalmente: violação de direitos autorais, conteúdo restrito e o que a Wikipédia não é.

Instruções

Não pode ser usada...

  • ... para anúncios e apresentações de empresas, instituições, instalações ou afins
    apesar de ser permitido citar a empresa em que trabalha.
  • ... para anúncios de serviços profissionais ou currículos
    apesar de poder conter uma descrição objetiva sobre seu domínio profissional e acadêmico.
  • ... para propagandas de credos religiosos
    apesar de poder conter frases religiosas, sem apelação.
  • ... para propagandas de partidos políticos ou candidatos
    apesar de poder expressar sucintamente sua posição ou visão política.
  • ... para anúncios de grupos de usuários pertencentes a redes sociais, tais como Friendster, Facebook, Twitter, fóruns e etc.
    apesar de poder colocar ligações para outros wikipedistas ou para outros projetos relacionados à Wikimedia.
  • ... para fazer denúncias ou como meio externo de protestos de qualquer natureza
  • ... para conter uma listagem de usuários da Wikipédia com quem tenha tido desavenças
    apesar de poder citar usuários que considere relevantes.
  • ... exclusivamente para publicar pensamento, reflexões, sentimentos ou disparates
    apesar de ser permitido mencionar citações de terceiros; lembre-se que o espaço não deve ser usado como página pessoal (homepage) ou blogue e que a Wikipédia não é um divã.
  • ... para a manutenção de artigos que foram apagados após decisão da comunidade
    segundo a regra G5 de Wikipedia:Eliminação rápida, que diz: Páginas de aparecimento recorrente que a comunidade decide eliminar sempre que reaparece.
  • ... para esboçar artigos, testar ferramentas ou afins
    apesar de poder fazer uma lista das tarefas em que esteja empenhado.
  • ... para conter ataques pessoais
  • ... para o incitamento ao ódio e à manifestação de qualquer tipo de discriminação ou preconceito — por raça e/ou etnia, condição ou origem social, orientação e/ou identidade sexual, origem nacional, língua, religião, opinião política, etc.

Recomendações de uso

Recomenda-se que o editor reúne um pouco de informações sobre si, possivelmente incluindo como contatá-lo (por exemplo: e-mail, mensagem instantânea etc.), indicar as áreas de interesse e as principais contribuições e também elencar páginas de políticas, ensaios, subpáginas, predefinições ou ferramentas que você considera útil.

  • Atividades e opiniões: expor suas atividades, opiniões e considerações sobre a Wikipédia. Incluindo eventuais tarefas a serem feitas, os registros de suas atividades recentes e orientações sobre determinadas pautas e políticas.
  • Férias ou ausência: informar sobre eventuais períodos de ausências, indicando os motivos e até mesmo estimar prazos de retorno.
  • Favoritos: indicar citações de sua preferência, imagens hospedadas no Commons e suas principais colaborações.
  • Medalhas e prêmios: é possível também que outros usuários decidam premiar você com um reconhecimento. Por isso, muitos usuários mantêm uma seção "medalhas" ou "prêmios" para colar esses presentes.
  • Páginas de outros usuários: inicialmente, recomenda-se que evite editar páginas de usuário de outros sem a autorização prévia. A melhor opção é deixar uma nota na página de discussão do usuário e esperar que ele mesmo edite sua própria página ou solicite a você fazê-lo. Edite páginas alheias somente se tiver autorização, exceto se for para remover vandalismos explícitos, edições que a comunidade vier a considerar inoportunas, remoção de links maliciosos ou encaminhar para eliminações.
  • Testes: para testes e esboços de futuros artigos, utilize a página de testes ou crie uma subpágina. Não faça testes em sua página de usuário.

Nota

A comunidade desencoraja fortemente a simulação do interface MediaWiki, exceto nas raras ocasiões em que isso é necessário para testes. Evite incluir códigos de formatação que perturbam a interface; como por exemplo, impedindo ligações ou controlos importantes de serem facilmente vistos ou usado, tornando o texto da página difícil de ler ou ilegível, ou substituindo o interface esperado por uma simulação perturbadora. Qualquer usuário pode remover ou corrigir tais deturpações, removendo também ligações externas que redirecionam o leito para websites absurdos ou que violam as proibições em ligações.

Inatividade

A utilidade da página de usuário está relacionada com a atividade da conta correspondente. Sendo assim, recomenda-se determinadas ações para casos de contas inativas, dependendo do motivo:

  • Páginas de usuário de contas bloqueadas por tempo indeterminado
    • ... suprimir as páginas de usuário de contas bloqueadas por WP:CPU ou WP:CPV.
    • ... substituir o conteúdo por {{Indefinido}} de contas bloqueadas por outras razões, exceto por uso de múltiplas contas.
    • ... adicionar ou substituir o conteúdo por {{Fantocheiro}} ou {{Fantoche}}.
      Recomenda-se que a inclusão das predefinições supracitadas sejam feitas somente após a confirmação de um verificador. Em determinados casos, evita-se criar páginas de usuário com as predefinições para diminuir a visibilidade dos vândalos.
  • Páginas de usuário de contas inativas por mais de dois anos
    • ... substituir o conteúdo por {{Usuário inativo}}, preservando o histórico da página.
  • Páginas de usuário de editores falecidos

Página de discussão

Cada usuário possui uma página através da qual pode trocar mensagens com outros editores. Esta página é designada por "Usuário Discussão:Nome-do-usuário" e a ligação para ela se encontra no menu superior direito exibido sempre após efetuar o login.

Subpáginas

Ver artigo principal: Wikipedia:Subpágina

É possível também criar subpáginas da sua página de usuário, quando a página principal se tornar muito grande ou confusa, por exemplo:

  • "Usuário:Nome-de-usuário/Meus artigos". Estas páginas podem ser criadas sempre que necessário, mas é aconselhável não exagerar no número de subpáginas. Sempre que alguma das suas subpáginas deixar de ser necessária, pode colocá-la diretamente para eliminação. Para tanto, basta editar a respectiva página e inserir {{ER|1|~~~~}}. Antes de apagar, porém, verifique os afluentes, pois ela pode fazer parte do contexto histórico de algo importante (uma votação para um concurso, por exemplo).
  • "Usuário:Nome-de-usuário/Livros/Título". Estas subpáginas são utilizadas para criar livros de utilizadores (ver livros existentes).

Ver também