Wikipédia:Pedidos a verificadores/Caso/MarquinhosWikipediano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inserir um novo pedido

17 novembro 2021[editar código-fonte]

A discussão a seguir está marcada como respondida (negado). Se quiser acrescentar mais algum comentário, coloque-o logo abaixo desta caixa.

Lista de contas e evidências

A suspeita foi levantada no Wikipédia:Pedidos/Autorrevisor que o editor Otávio é um WP:PATO de MarquinhosWikipediano. Na WIKI-EN isso não é mais suspeita, foi comprovado e a conta Otávio foi bloqueada em infinito [1]. Foi pedido explicações do editor que respondeu não ser. Isso é pouco. O caso pode ser resolvido por aqui, sem depender de adm ou editores de outra wiki, pois é importante uma resolução, não podendo um editor abrir toda hora pedidos de ferramentas e ser ele bloqueado por pato em outra wiki. Como dizem alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, que para o STF agir, é necessário ser provocado [2], então abro este pedido como forma de uma solução para o caso. Não tendo "culpa no cartório", o editor segue sua vida.

  • A conta master MarquinhosWikipediano tem um interesse em conflitos, guerras, paginas militares e COVID [3] como foi bloqueada em fev/2020 não sei se é possível ter dados dela.
  • Joojador foi bloqueado este mês e sua última edição foi em 14/set, deve ter dados mais recentes. Ela é bloqueada por verificação de sock de MarquinhosWikipediano e tem interesses por protestos Bolsonaro, paginas de conflitos [4].
  • Otávio Astor Vaz Costa tem interesses por COVID, conflitos, guerras, paginas militares, protestos Bolsonaro.

Inclusive as três contas já editaram mesmas páginas. Só não indico aqui porque não achei uma ferramenta da mediawiki em que você coloca duas ou mais contas e a ferramenta indica automaticamente quais as páginas que os editores compartilharam edições. Mas acho que os verificadores devem conhecer e fazer uso.

Declaro que conheço as políticas de verificação e de privacidade e faço esta solicitação de boa-fé. Sérgio Castelar (discussão) 19h39min de 17 de novembro de 2021 (UTC) Fantoche de Pé Espalhado. Edmond Dantès d'un message? 18h41min de 28 de novembro de 2021 (UTC)[responder]

Comentários de avaliadores

 Avaliador: solicitação admissível; verificação de contas requerida. Já bloqueei os PATOs, mas pelo "histórico", pode ter mais patinhos! -- Sete de Nove msg 19h51min de 17 de novembro de 2021 (UTC) O bloqueio de um dos usuários acima, feito na en, não foi por verificação, então o bloqueio que fiz foi errado (já foi desfeito)! -- Sete de Nove msg 17h05min de 18 de novembro de 2021 (UTC)[responder]

Comentários de verificadores

Embora o pedido tenha sido aberto por um fantoche, o que por si só já poderia justificar a negação, os indícios demonstrados na proposição são insuficientes para justificar uma verificação. Na Wikipédia Anglófona, a conta aparenta ter sido bloqueada sem passar pelo crivo dos verificadores. Edmond Dantès d'un message? 18h41min de 28 de novembro de 2021 (UTC)[responder]