Wikipédia:Candidatos a artigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política de eliminação
Eliminação por consenso
Categoria a verificar (8 itens)

  Tutorial de nomeação
  Tutorial de limpeza

Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (20 itens)

  Tutorial de nomeação

Eliminação rápida
Categoria a verificar (3 itens)

  Tutorial de nomeação

Arquivos de eliminação
mantidas · eliminadas · canceladas
Painel e Registros

Candidatura a artigo é um dos vários procedimentos de eliminação de artigos na Wikipédia. Tem por diferencial, perante os demais, a possibilidade de restauro preventivo, ao invés de remediativo. Isto é, o artigo eliminável é movido para fora do domínio principal, mas não imediatamente eliminado, e tem então dois destinos possíveis: A) pode retornar, em até 30 dias consecutivos, se sanado o problema apontado na candidatura (restauro preventivo); B) pode ser eliminado, se esgotado o prazo sem que se tenha resolvido o problema.

O procedimento de candidatura foi criado visando atender à demanda de parte dos editores da Wikipédia para que houvesse mais de um prazo possível para trabalhar em um artigo a fim de evitar sua eliminação: embora os demais procedimentos de eliminação ofereçam prazo suficiente para que se desfaçam erros simples, há artigos mais importantes que requerem mais de uma semana para terem seu(s) problema(s) sanado(s). Parte-se então do pressuposto de que há um esforço de triagem, com critérios objetivos, do qual resulta serem encaminhados para eliminações mais rápidas os artigos menos importantes, e para candidatura os mais importantes que necessitam de mais tempo.

Definições

Insuficiência e suficiência

A insuficiência de um artigo é verificada pura e simplesmente por sua inaptidão em ser mantido. Neste sentido, a nomeação para candidatura não é distinta dos critérios das várias modalidades de eliminação rápida ou semirrápida. Apesar de ser possível mover casos mais sensíveis, análogos aos que exigiriam eliminação por consenso, nestes casos pode ser mais prudente abrir proposta de eliminação, desde o princípio propondo candidatura.

Potencial

Há diversos indicativos de que um artigo pode ter potencial, por exemplo:

  • a apresentação de fontes segundo as quais o objeto cumpre o critério geral de notoriedade, ainda que estas não tenham sido devidamente inseridas no artigo;
  • a alegação razoável de cumprimento de um critério temático de notoriedade, ou ao menos de fatos que levantem suspeição de cumprimento do critério geral de notoriedade;
  • a existência de ao menos uma interwiki na qual o artigo foi eleito bom, destacado, ou promovido com base em qualidade por meio do procedimento típico da comunidade de editores da Wikipédia do idioma em questão;
  • a verificação de ao menos uma interwiki na qual o artigo é coberto de maneira satisfatória;
  • a existência de muitas interwikis.[nota 1]

Processo

Candidatura e moção

Ao trabalho!

A moção de um artigo do domínio principal para a candidatura deve ocorrer em duas fases:

  1. da mesma forma que qualquer editor pode sugerir a eliminação de uma página, qualquer editor pode marcar um artigo como {{Insuficiente}}, com justificativa apropriada;
  2. um eliminador ou administrador, concordando com a moção e desde que não seja o próprio proponente[1], deve executá-la movendo o artigo do domínio principal para uma subpágina desta política, deixando redirecionamento no domínio principal. Este eliminador ou administrador da segunda fase poderá mover para a candidatura artigos marcados para eliminação rápida ou semirrápida (mas não por consenso), e não apenas os marcados como insuficientes.

Um editor pode impugnar a nomeação de um artigo após a primeira fase de nomeação à candidatura, deletando a marcação com devida justificativa no resumo de edição, mas não após a moção, que deve ser sucedida pelo processo normal de melhora do candidato insuficiente a artigo, a fim de permitir estabilidade no processo.

Ainda, é evidentemente possível a candidatura a um artigo ser o resultado intermediário de uma proposta de eliminação, ao ser acordado por consenso ou votação entre os participantes que há potencial para a moção.

Prazo

O prazo máximo para a melhora de um candidato a artigo é de 30 dias. Para não haver a possibilidade de um prazo infinitamente protelado, contudo, caso um artigo seja movido da candidatura para o domínio principal, e depois do domínio principal novamente para a candidatura (por compreender-se que a moção foi indevida) ainda dentro do prazo de 30 dias corridos, o prazo não se reiniciará, mas sim será retomado o prazo que estava correndo antes da moção para o domínio principal.

Conclusão

Sendo julgado como suficiente um candidato a artigo em relação aos motivos que originalmente o removeram do domínio principal, qualquer editor, a qualquer momento, pode remover sua marcação e movê-lo de volta ao domínio principal, com devida justificativa no resumo de edição. Após o término do prazo, contudo, se o artigo não for considerado suficiente para o domínio principal, um eliminador ou administrador não envolvido no processo de candidatura daquele artigo[1] deverá assinar no parâmetro 3 da marcação {{Insuficiente}}, justificando seu entendimento no sumário de edição que as impugnações iniciais não foram sanadas. Um segundo eliminador ou administrador poderá prosseguir para eliminar o artigo.

Após sete dias da moção de um candidato a artigo para o domínio principal, o mesmo não poderá mais ser eliminado se não através do processo de eliminação por consenso (no caso, o silêncio inicial da comunidade equivalerá à concordância tácita com sua manutenção). Observe-se que a qualidade suficiente não basta para a manutenção de um artigo,[nota 2] contudo, não é necessário esperar qualquer novo prazo para a proposta de eliminação, sendo suficiente o retorno do artigo para o domínio principal.

Relação de artigos

Ver também

Notas

  1. Este indicativo não é absoluto, visto que as interwikis por vezes deveriam igualmente ser eliminadas em seus projetos originais, mas é comum que artigos com muitas interwikis versem sobre temas relevantes. Ver Argumentos a evitar em discussões de eliminação: Interwikis.
  2. Ver porco de batom.