Wikipédia:Programa de Educação/Educadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Início
Embaixadores
Recursos
Ajuda
Contato
Sobre

Faça parte do Programa de Educação


  1. Familiarize-se com a Wikipédia: a partir das experiências ocorridas ao longo do desenvolvimento do Programa de Educação, foi criado um treinamento online especialmente para educadores. Ele o guiará através de um guia básico de edição, dicas de como utilizar a Wikipédia em sala de aula etc.
  2. Use os recursos disponíveis: ao longo do treinamento, você verá um link constante para a seção de recursos. Lá você encontrará tutoriais e guias passa a passo para estudantes e professores.
  3. Encontre um embaixador: diversos contribuidores da Wikipédia e dos demais projetos Wikimedia se predispõe a ajudar alunos e professores a contribuir e aprimorar o conteúdo dos projetos. Dê uma olhada na lista de embaixadores de campus e veja se você encontra alguém nas proximidades de onde você leciona. Caso não encontre, sem problemas! Você pode tentar ainda encontrar algum embaixador online, ou seja, algum usuário experiente que poderá lhe ajudar de modo remoto, através da internet.
  4. Trace suas metas: após realizar os treinamentos online e preferencialmente, ter conversado com algum editor experiente dos projetos Wikimedia (no caso da Wikipédia, eles são chamado de "wikipedistas"), você deverá estar pronto para concretizar sua participação no Programa de Educação.
  5. Crie sua página de curso: antes de criar sua página de curso, é importante que você reveja o trecho específico de seu treinamento. Ao criar a página, ela aparecerá na lista de cursos do período, possibilitando que toda a comunidade saiba quando e como seus estudantes editarão na Wikipédia.
  6. Peça a seus alunos para se inscreverem no curso: uma vez criada a página de curso, você deverá repassar aos seus alunos o link para a página do curso, bem como a senha de acesso (token) que você pode eventualmente ter escolhido para limitar a inscrição somente àqueles que receberam token.

Obtenha ajuda![editar código-fonte]

  • Ajuda geral: se você precisar de ajuda enquanto estiver editando, tente obter a princípio no painel do programa.
  • Perguntas frequentes: antes de perguntar a alguém da comunidade, talvez sua resposta já tenha sido apresentado na seção de "Perguntas frequentes"
  • General guidelines: See this advice for educators for more guidelines.

Elaborando seu projeto[editar código-fonte]

Como você imagina utilizar a Wikipédia ou outro projeto Wikimedia como ferramenta pedagógica e ao mesmo tempo contribuir para o aumento e melhoria de conteúdo? Após diversas experiências realizadas, foi compilado um banco de dados útil para que planejamento conduza à elaboração de um projeto positivo para todos. Por favor, verifique os diversos estudos de casos presente no wiki de Outreach (em inglês). No caso do Brasil, você pode observar os casos realizados através do piloto Wikipédia na Universidade.

educacao arroba wikimedia.org