Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O projeto Mais Teoria da História na Wiki tem como objetivo contribuir para a atuação de historiadores e de pessoas formadas ou em formação de áreas correlatas nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo, atuando especialmente na edição de temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e à epistemologia do Sul Global. Além disso, o projeto busca estimular o engajamento de grupos minoritários nos projetos Wikimedia no que diz respeito ao tema da Teoria da História.

O projeto é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com o financiamento da Fundação Wikimedia por meio do Wikimedia Community Fund.

Programação geral

Durante o período de realização do projeto serão realizados quatro eventos temáticos com o objetivo de incentivar a edição de temas marginalizados na Teoria da História, assim como dois wikiconcursos, buscando manter os participantes engajados e ativos em suas intervenções. Fique de olho nos nossos eventos 🥰

WP20Symbols Marielle Franco.svg
Mais mulheres na Teoria da História
Durante todo o mês de março ocorrerá a Campanha + Mulheres na Teoria da História. Ela nasce do desejo de ampliar e melhorar o conteúdo sobre mulheres na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote, além de incentivar que mais editoras participem nesses espaços. Estima-se, com relação à Wikipédia, que apenas 17% dos verbetes biográficos sejam de mulheres e que a porcentagem de editoras esteja perto de 15%. Inscreva-se neste formulário on-line.
Community wp20.png
Concurso de edição de verbetes na Wikipédia
Durante os meses de abril até julho ocorrerá o Wikiconcurso chuva de bytes, que tem como objetivo dar voz aos sujeitos e temas marginalizados na Teoria da História através de uma divertida competição para ver quem insere mais bytes na Wikipédia. Não deixe de conferir as regras do concurso e dar uma olhadinha nos prêmios, que vão até R$ 1.250,00. Inscreva-se neste formulário online.
Wikipedia20 community2.svg
Mais LGBTQIAP+ na Teoria da História
Durante todo o mês de de junho ocorrerá a Campanha + LGBTQIAP+ na Teoria da História. O foco principal é melhorar a cobertura na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote sobre tópicos de estudos LGBTQIAP+, além de biografias de pessoas de diferentes orientações sexuais e/ou identidades de gênero. Junte-se a nós nessa causa que reúne uma comunidade com toda e qualquer orientação sexual, identidade de gênero e localização geográfica. Inscreva-se neste formulário online.
WP20Symbols PACHAMAMA.svg
Mais povos originários na Teoria da História
Durante todo o mês de de agosto ocorrerá a Campanha + Povos Originários na Teoria da História. Uma história bem contada é capaz de trazer à tona diversas vozes e pluralidades envolvidas. Este evento contribui para que pessoas de etnias indígenas sejam autores de sua própria história ao passo que busca remodelar a visão sobre elas na sociedade através da edição de conteúdo relacionado na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote.
WP20Symbols BAPHO.svg
Concurso de promoção de verbetes para destacados
Durante os meses de setembro até dezembro ocorrerá o Wikiconcurso verbetes fantásticos, que tem por objetivo tornar os verbetes dos temas marginalizados na Teoria da História em conteúdo de excelência. Não deixe de conferir as regras do concurso e dar uma olhadinha nos prêmios, que vão até R$ 1.250,00.
WP20Symbols activism.svg
Mais negres na Teoria da História
Durante todo o mês de de novembro ocorrerá a Campanha + Negres na Teoria da História. O mês é marcado pelo Dia da Consciência Negra e este evento junta-se na causa de resgatar a memória e reconhecer as pessoas negras ao ampliar e melhorar a qualidade de conteúdo biográfico, histórico e temático na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote, assim como contribuir para a correção de problemas estruturais desses projetos sobre questões raciais.

Equipe

Contato

E-mail: teoriadahistorianawiki@gmail.com

Parceiros

Apoio

Suporte técnico