Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/FAQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Qual a diferença entre a linguagem inclusiva e a linguagem neutra?

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que visa não demarcar o gênero do discurso linguístico, com o objetivo de incluir pessoas não-binárias. Um exemplo de linguagem neutra é o sistema elu. A linguagem inclusiva, por sua vez, possui a mesma premissa que a linguagem neutra, mas ao invés de flexionar adjetivos, altera ou reformula frases de modo que os termos utilizados não se refiram a nenhum gênero.[1][2][3]

Após discussões na Esplanada, membros da Wikipédia lusófona decidiram por não adotar a linguagem neutra na forma do sistema elu nos artigos veiculados na plataforma por motivos que podem ser verificados aqui e aqui. No fim da discussão, a comunidade lusófona optou por usar a linguagem inclusiva para escrever sobre pessoas não-binárias, intersexo e demais indivíduos que não se sintam validados com a flexão de gênero da língua portuguesa. Você pode entender um pouco mais sobre as formas de escrita na Wikipédia nas páginas Escrevendo sobre mulheres e Escrevendo sobre pessoas LGBTQIAP+.

Por que o Projeto Mais+ adota a linguagem inclusiva e a linguagem neutra?

Em 2022, na primeira fase do Projeto Mais+, a linguagem neutra foi adotada no intuito de reconhecer a existência e incentivar a pluralidade de pessoas, que vão além daquelas que se identificam como homem e mulher. A adoção do sistema Elu, utilizado em nossa comunicação, é debatida em uma série de discussões teóricas, acadêmicas e comunitárias, e foi empregado de forma consciente para estimular o debate sobre os viés de gênero linguístico entre os wikipedistas e na sociedade de forma geral. O Projeto Mais+ possui, entre um de seus objetivos, contribuir para a retenção de mulheres, pessoas LGBTQIAP+, pessoas de nações originárias e pessoas negras no ambiente wikimedista. Como chegar a estas pessoas é um desafio constante e a utilização da linguagem neutra foi uma das estratégias adotadas para explicitar a comunicação e a abertura do Projeto a estas pessoas.

Em 2023, com o término da primeira fase do Projeto Mais+ e as reestruturações internas com vistas à sua continuidade, a equipe organizadora decidiu em conjunto por não utilizar mais a linguagem neutra na Wikipédia, em nenhum domínio, optando pela utilização da linguagem inclusiva, tendo em vista a falta de consenso interno na plataforma em relação à temática. Consideramos que a nossa postura de adoção da linguagem neutra em 2022 alcançou o objetivo de estimular a reflexão da comunidade sobre a neutralidade de ponto de vista em sua nuance linguística, viés essencial para uma enciclopédia que tem como um de seus pilares a imparcialidade. De qualquer forma, esta mudança é exclusiva à Wikipédia, e não se aplica aos demais espaços de comunicação do Projeto, que continuarão com a utilização do sistema Elu.[4]

Se a Wikipédia tem que ser escrita na norma padrão da língua portuguesa, por que o Projeto Mais+ adotou a linguagem neutra?

O Projeto Mais Teoria da História na Wiki não é um artigo da enciclopédia Wikipédia. Ele é um projeto da comunidade e, por este motivo, pode ter mais liberdade nas estratégias para deixar a Wikipédia cada vez mais plural e diversa. É importante lembrar que a língua portuguesa é uma língua viva. E, embora a norma culta dite determinados paradigmas consensuais, a comunicação entre as pessoas ultrapassa estes paradigmas. O nosso objetivo com a utilização da linguagem neutra é que mais pessoas, com diferentes experiências, possam chegar até a comunidade, serem acolhidas e incentivadas a contribuir. Este Projeto trata de dar espaço para que todas as vozes possam ser ouvidas, pois nem sempre a comunidade wikimedista oferece ambiente receptivo para estas pessoas.

Por que as oficinas de edição do Projeto começaram a ser parcialmente gravadas em 2023?

As oficinas de edição são um espaço formativo e um ambiente de diálogo em relação às temáticas enfocadas neste Projeto. As oficinas funcionam como um ambiente seguro de aprendizagem para que participantes possam aprender sobre os Projetos Wikimedia, refletir e expressar suas dúvidas, dialogar em relação às causas propostas, assim como fazer contato com outros integrantes da comunidade wikimedista. Nesse sentido, entendemos que a gravação deste espaço de discussão, reflexão e aprendizagem - ação que tornaria pública estas interações - poderia exercer algum tipo de pressão em grupos subrepresentados ou gerar ansiedade nas pessoas participantes, o que seria prejudicial ao caráter formativo destas atividades. Entretanto, levando em consideração os pedidos de alguns participantes em formulários de feedback recolhidos em diversos eventos para a gravação das oficinas, a equipe do Projeto deliberou por realizar a gravação parcial delas. A parte inicial das oficinas, que explica o conteúdo teórico, será gravada e disponibilizada no Moodle com o intuito de facilitar o processo formativo dos participantes. Entendemos este movimento como um equilíbrio entre as diferentes demandas dos diferentes públicos que emergem nesses espaços de capacitação.

O que devo fazer após me inscrever em um evento?

A confirmação da sua inscrição será enviada para o e-mail informado no formulário, juntamente com informações essenciais sobre o evento e o calendário de atividades. Após a confirmação da sua inscrição, basta participar normalmente das atividades, acompanhando o calendário do evento. As pessoas inscritas que escolheram aderir ao grupo de diálogo no WhatsApp serão adicionados ao mesmo a partir de uma semana antes do evento começar. Quaisquer atualizações sobre as atividades serão comunicadas através de e-mail, então mantenha-se atento à sua caixa de entrada.

Como vou ganhar o meu certificado?

Para as pessoas inscritas que informarem o CPF no ato da inscrição, a coordenação do Projeto enviará o seu certificado via sistema UFSC. Você deverá prestar atenção a caixa de entrada do correio eletrônico informado no formulário de inscrição, pois é neste e-mail que receberá todas as instruções para conseguir emitir o seu certificado após a data em que ele for disponibilizado. O prazo de envio pode variar devido às demandas internas da equipe, mas provavelmente o certificado será enviado nos dois meses seguintes após o término do evento que você participou.

No caso de pessoas que não possuam CPF ou optem por não informa-lo no ato da inscrição, os certificados serão emitidos manualmente pela equipe do Projeto Mais+ e enviados para o correio eletrônico informado no formulário de inscrição. Assim como no no caso anterior, o prazo de envio é de até dois meses após o término do evento.

Como são calculadas as horas de participação no evento para o certificado?

Cada atividade dos eventos possui uma carga horária específica, que terá sua média refletida nos certificados de participação.

Webinar

2 horas

Oficinas de capacitação

2 - 3 horas

Maratonas de edição

6 horas

Certificados por edição

Horas Mínimo Máximo
1h 1 byte 500 bytes
2h 501 bytes 1000 bytes
4h 1.001 bytes 5.000 bytes
10h 5.001 bytes 25.000 bytes
20h 25.001 bytes 75.000 bytes
30h 75.001 bytes 375.000 bytes
40h 375.001 bytes Infinitos bytes

Estou com uma dúvida, para quem devo pedir ajuda?

Você pode deixar uma mensagem em nossa página de discussão aqui ou mandar um e-mail para nossa equipe. No formulário de inscrição, quem escolher participar do grupo do WhatsApp do evento e informar o seu telefone, terá seu contato adicionado neste grupo e poderá contatar a equipe do Projeto Mais+ e demais participantes do evento também por meio deste canal. Para dúvidas de edição, você também pode conversar com outras pessoas que são membras da comunidade wikipedista no fórum Tire suas dúvidas da Esplanada.

Referências

  1. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Políticas para as mulheres (2014). «Manual para o uso não sexista da linguagem» (PDF). Consultado em 14 de dezembro de 2022 
  2. Brevilheri, Ursula Boreal Lopes; Lanza, Fabio; Sartorelli, May Romeiro (1 de setembro de 2022). «Neolinguagem e "linguagem neutra": potencialidades inclusivas e/ou reações conservadoras». Research, Society and Development (11): e523111133741–e523111133741. ISSN 2525-3409. doi:10.33448/rsd-v11i11.33741. Consultado em 14 de dezembro de 2022 
  3. Covas, Fabíola Sucasas Negrão; Bergamini, Lucas Martins (4 de junho de 2021). «Análise crítica da linguagem neutra como instrumento de reconhecimento de direitos das pessoas LGBTQIA+ / Critical analysis of neutral language as an instrument for the recognition of the LGBT'S rights». Brazilian Journal of Development (6): 54892–54913. ISSN 2525-8761. doi:10.34117/bjdv7n6-067. Consultado em 14 de dezembro de 2022 
  4. Covas, Fabíola Sucasas Negrão Covas; Bergamini, Lucas Martins (2021). «Análise crítica da linguagem neutra como instrumento de reconhecimento de direitos das pessoas LGBTQIA+». Brazilian Journal of DevelopmentISSN: 2525-876154892Brazilian Journal of Development. 7 (6). Consultado em 10 de março de 2023