Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Mais LGBTQIAP+/Adicionar uma imagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Imagens não são, nem devem ser, elementos meramente decorativos. Elas facilitam o entendimento de um texto ao unir um conceito abstrato a um elemento gráfico. Retratos, em especial, são importantes registros históricos, sejam eles pinturas ou fotografias. Ao unir um rosto a um nome, ele faz ver pessoas muitas vezes ignoradas e/ou excluídas. Expandir o número e a qualidade dos arquivos de mídia relacionados às comunidades LGBTQIAP+ é, portanto, fundamental e você pode contribuir de diversas formas:

  • fazendo o upload de mídias de sua autoria
  • fazendo o upload de mídias em domínio público
  • fazendo o upload de mídias em licenças Creative Commons CC-BY, CC-BY-SA ou CC0
  • categorizando arquivos de mídia existentes
  • melhorando ou traduzindo informações dos arquivos de mídia existentes
  • adicionando imagens a artigos da Wikipédia sem ilustração
  • adicionando imagens a artigos do Wikiquote sem ilustração

Participe dessa causa 🏳️‍🌈

Como ajudar?

Fazendo o upload de mídias de sua autoria

Passo a passo para o carregamento de imagens no Wikimedia Commons.

Se você tirou uma foto ou criou uma ilustração, você possui os direitos autorais sobre ela. Você pode enviá-la ao Wikimedia Commons sem pedir a autorização de outra pessoa. Quando você envia uma imagem de sua autoria para o Commons, você concorda em compartilhar essa imagem sob uma licença Creative Commons Atribuição CompartilhaIgual (CC BY-SA).

Para doar arquivos de mídia de sua autoria, como fotos e vídeos de um evento de orgulho local, você pode utilizar o Assistente de Envios do Wikimedia Commons no browser de sua preferência, ou então o App do Commons no seu celular.

Fazendo o upload de mídias em domínio público

Para imagens com mais de 70 anos contadas a partir da morte do autor, os direitos patrimoniais podem ter expirado. Essas imagens provavelmente estarão no domínio público. Se tiver certeza de que é o caso, você pode fazer o upload das imagens, mas certifique-se de que está dizendo claramente que elas são de domínio público e que você está atribuindo autoria, pois os direitos morais nunca expiram.

Fazendo o upload de mídias em licenças Creative Commons CC-BY, CC-BY-SA ou CC0

As licenças Creative Commons são várias licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais.

Uma licença Creative Commons é usada quando um autor quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e construir sobre um trabalho que ele criou. Ela proporciona uma flexibilidade autoral (por exemplo, eles podem optar por permitir apenas usos não comerciais de seu próprio trabalho) e protege as pessoas que usam ou redistribuem o trabalho de um autor de preocupações de violação de direitos autorais, desde que respeitem as condições que são especificados na licença pelo qual o autor distribui o trabalho.

Tipos de licenças permitidas no Commons

Símbolo Nome Descrição
CC BY Atribuição (BY) Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
CompartilhaIgual (SA) CompartilhaIgual (SA) Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original.
Dedicação ao Domínio Público Dedicação ao Domínio Público (CC0) O autor deste trabalho renunciou seus direitos autorais, tornando-a como domínio público, para que os destinatários possam usar o trabalho livremente para qualquer finalidade sem pedir a permissão do autor de tal obra.

Onde encontrar mídias em licenças Creative Commons CC-BY, CC-BY-SA ou CC0

Passo a passo para encontrar mídias em licenças livres.

Categorizando arquivos de mídia existentes

A categorização de arquivos de mídia é muito importante porque facilita que outros usuários encontrem esses arquivos no Wikimedia Commons. Para fazer essa categorização você pode utilizar o HotCat, um JavaScript que trabalha com categorias e que facilita usuários registrados a adicionar, remover ou alterar categorias.

Abaixo, listamos alguns exemplos de categorias relacionadas às comunidades LGBTQIAP+ que podem ser adicionadas aos arquivos de mídia no Commons (em inglês):

Melhorando ou traduzindo informações dos arquivos de mídia existentes

No Wikimedia Commons você pode melhorar as informações existentes na descrição dos arquivos (File information) e os dados estruturados da imagem (Stuctured data) por meio de tradução das informações inseridas para diversos idiomas, inserção de informações faltando, entre outros pequenos ajustes que fazem toda a diferença.

Adicionando imagens a artigos da Wikipédia sem ilustração

Adicionando imagens a artigos do Wikiquote sem ilustração