Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Mais LGBTQIAP+/Traduzir para o português

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


É possível contribuir de diversas formas para a divulgação do conhecimento, inclusive traduzindo conteúdo que esteja presente em um dos quase 300 idiomas englobados nos projetos Wikimedia. Abaixo, disponibilizamos algumas listas com verbetes que existem nas versões em inglês ou espanhol da Wikipédia, mas estão ausentes na plataforma na língua portuguesa. Além disso, indicamos a ferramenta beta, que auxilia na tradução de páginas da Wikipédia tornando o processo bem mais simples. Caso deseje traduzir de outro idioma e ache que uma lista como essas iria te ajudar, entre em contato conosco através da página de discussão ou pelo e-mail para fazer a solicitação.

Wikipédia

Listas de verbetes para tradução do inglês

Listas de verbetes para tradução do espanhol

Wikiquote

Listas de verbetes para tradução do inglês

Listas de verbetes para tradução do espanhol

Wikidata

Wikimedia Commons

Ferramenta automática de tradução

Passo a passo para a tradução de verbetes na Wikipédia.

A ferramenta automática de tradução da Wikipédia, também conhecida como ferramenta beta, é um recurso que facilita a tradução de verbetes de uma língua para outra. Siga este passo a passo para acessar a ferramenta.

  1. No canto superior direito na tela, clique no Menu do utilizador;
  2. Depois, na listagem que irá aparecer, clique na opção Beta;
  3. Certifique-se que a opção Tradução de conteúdo esteja selecionada, e se preferir, selecione mais alguma funcionalidade que possa ser proveitosa para seu trabalho de tradução. Salientamos que a ferramenta beta passa por frequentes atualizações, o que exige que você marque suas preferências.
  4. Depois de gravar suas alterações, clique novamente no Menu do utilizador e selecione a opção Traduções;
  5. Clique no botão azul escrito Nova tradução;
  6. Escreva no buscador o nome do artigo que você deseja traduzir e a língua na qual ele está;
  7. Depois de selecionar o verbete que você pesquisou, clique em Começar a traduzir;
  8. Realize o processo de tradução clicando em Adicionar tradução ao lado dos parágrafos de texto escrito na língua de origem.

Atenção

  • Antes de publicar o verbete em uma página oficial da Wikipédia, selecione o botão de configurações, ao lado do botão Publicar, e clique em Rascunho pessoal. Essa função publicará o texto traduzido na sua página de testes, para que você possa trabalhar nele com calma e certificar-se de que o artigo cumpre todas as normas de edição do Livro de estilo.
  • A ferramenta beta facilita o processo de tradução, mas ainda possui algumas limitações. Portanto, ao publicar o verbete em sua página de testes, corrija, se necessário, as predefinições, bibliografias e possíveis erros que possam aparecer no processo. Este também é o espaço perfeito para você adicionar mais conteúdo de referência que possa enriquecer ao trabalho existente.
  • Se você precisar de algum suporte, não deixe de nos contatar pela página de discussão ou pelo e-mail.